Olá Aylton de Araraquara / SP!

No Novo Testamento nada encontramos com a expressão, “salva de Palmas” ou ainda “bater palma”. Não se encontra no texto Bíblico destes livros.

No Antigo Testamento vamos encontra uma citação Bíblica em Isaías 55,12 deste modo:

“12Haveis de sair com alegria e em paz sereis reconduzidos. Na vossa presença, montes e outeiros romperão em canto, e todas as árvores do campo baterão palmas.” (Isaías 55,12) Bíblia de Jerusalém.

Este versículo 12 faz parte da conclusão do livro da Consolação. Todos os elementos que aqui aparecem retomam a temática conhecida do Êxodo. Agora aparece no texto elementos de um novo Êxodo onde se manifesta a alegria da volta e da mudança do deserto em terra fértil. Este contentamento se expressa até nas arvores que “batem palmas”. Lembramos que esta região do Oriente médio é predominantemente desértica e sem vida.

As palmas seja elas em forma de ‘salva’ ou se apresentando no som barulhento do “bater palmas” apresentadas como expressão de culto, nos rituais do Templo, não encontra qualquer incentivo nas Escrituras. No culto no Templo de Jerusalém este tipo de manifestação era o mais impeditivo possível. A liturgia celebrada no Templo era uma liturgia rígida. Tudo era impedimento de ser feito ou apresentado.

No livro dos Salmos aparece a expressão com sentido de louvor.

O que encontramos no Salmo 47, 1, está no contexto do Antigo Testamento (“Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus...”), se referindo ao louvor universal, não fazendo parte do culto e orações no Templo de Jerusalém.

No Templo jamais se bateu palmas, até hoje as sinagogas judaicas não o fazem este tipo de manifestação. Este é o único texto que fala de aplaudir, de bater palmas como expressão de louvor.

No mesmo contexto o Salmo 98,8 determina que “os rios batam palmas,...”.

Outros significados para “bater palmas” nos livros do Antigo Testamento.

As outras referência bíblicas da expressão “bater palmas” tem o significado de zombaria, escárnio, ódio e de homenagens humanas.

- Expressando ira:

Em Números 24,10 fala da ira de Balac que se acendeu contra Balaão,

"10Balac se encolerizou contra Balaão, Bateu palmas e disse a Balaão....“ (Números 24,10) Bíblia de Jerusalém.

- Expressando homenagem humana:

Em II Reis 11,12 encontramos a coroação de Joás, quando eles “bateram palmas”, em homenagem ao novo rei.

“12... bateram palmas e gritaram:”Viva o rei”.”( II Reis 11,12) Bíblia de Jerusalém.

“23à sua queda lhe batem palmas, à saída o apupam com assobios.”, se referindo a vaias.

- Expressando o escárnio sofrido por Jerusalém:

Em Lamentações 2,15 são vaias, e levantar de ombros como dizendo “nem te ligo”

“Todos os que vão pelo caminho batem suas mãos, ao ver-te assobiam e meneiam a cabeça sobre a filha de Jerusalém:...”, (Lamentações 2,15) Bíblia de Jerusalém

Expressando ódio contra Israel

Em Ezequiel 21,19; 22,13.

O texto de 21,19, por exemplo, diz:

“17 E tu, filho do homem, profetiza e bate palmas”. (Ezequiel 21,19) Bíblia de Jerusalém.

-Expressando tom de Zombaria

Em Nahum 3,19 é o último versículo desta profecia e também fala pela última vez em bater palmas no Velho Testamento

“19Não há cura para a tua fratura;  tua ferida é incurável! Todos os que ouvem noticias sobre ti batem palmas a teu respeito; pois, sobre quem não passou continuamente a tua maldade?”

Deixo estas informações para a resposta a sua pergunta, aproveite e estudos estas diferentes formas de apresentação do “salva de palmas” ou “bater palmas”.