Olá Cristino Pereira  dos Santos de Registro / SP!

Jesus veio na plenitude dos  Tempos,  pois chegará o momento determinado pelo Pai, em enviar o seu filho Jesus Cristo, para salvar a humanidade , que havia se separado dele. Plenitude dos tempos encontramos em muitas citações da Bíblia, e se referem, a um tema que podemos considerar como escatológico, com significado que a escatologia apresenta, chegou o momento decisivo, em que tudo vai se realizar, com a presença do filho de Deus. Para ilustrar estes conceitos utilizo parte de estudos feitos na perícope da Carta de São Paulo aos Gálatas, 4,17.

Plenitude dos tempos, a partir da perícope de Gálatas 4,1-7:  

“4Quando, porém chegou a plenitude dos tempos, enviou Deus seu filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei, 5 para remir os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial…” (Gálatas 4,4) Bíblia de Jerusalém.

A perícope Gl 4,1-7 possui vários termos escatológicos. Em Gálatas 4,4, encontramos a expressão “plenitude dos tempos”,com sentido escatológico-messiânico. Entender deste modo facilita a compreensão dos fatos que ocorreram no desenvolvimento da história da salvação no Antigo Testamento, e ainda mais, ajudam a encontrar os princípios do agir de Deus Pai em si e por meio de seu filho Jesus (o verbo encarnado) na obra da salvação da humanidade.

A expressão “plenitude dos tempos” se aproxima da escatologia concreta do judaísmo apocalíptico, que pressupõe que Deus tenha em seu poder o tempo e todos os eãos, que tenha estabelecido o tempo assim como todas as coisas do cosmos com uma determinada medida e que leva ao final esta medida para fazer chegar ao termino deste eão, o início daquele futuro. Por exemplo em 4 Esd 6,18ss; e disse

“Eis, chegarão os dias e sucederá que, quando deverei avizinhar-me e visitar os habitantes da terra...quando a humilhação de Sião será cheia e o eão que passa será terminado” (4 Esd 6,18ss)

Concluindo:

Podemos dizer que a expressão “plenitude dos tempos” completa tanto o lugar que ocupa na história salvífica da humanidade, quanto no significado escatológico que possuem.

Para o apóstolo Paulo a expressão “plenitude dos tempos” indica a origem e a decisão primordial, isto é, a data marca por Deus Pai, o tempo determinado e preestabelecido por Deus Pai, com o qual Deus Pai pelo fato de enviar a pessoa de seu Filho Jesus Cristo transforma esta ação em um acontecimento histórico salvífico.

Consulta:

CASONATTO, Odalberto Domingos, Escatologia cristã na carta aos Gálatas, Tese de dissertação para obter o grau de doutorado em Bíblia, Faculdade de Arqueologia Biblica Franciscana, Jerusalém 1993, pág.114-115.