Olá Lorrane de Nova Iguaçu / RJ!

 

O Monte das Tentações de Jesus. Monte da Quarentena (Gjebel Qarantal)

Embora nas escrituras o nome do Monte não é citado, tradicionalmente foi localizado no vale do Jordão, junto à cidade de Jericó.

É nesta cidade de Jericó, hoje pertencente à Palestina que está o Monte onde Jesus foi tentado pelo diabo, logo após seu batismo, acontecido no rio Jordão por João Batista. Jesus estava por iniciar sua vida pública e se retira para em oração e jejum preparar a missão que o esperava. Neste local foi tentado pelo demônio. As tentações clássicas de Jesus que citamos neste episódio a tentação do Ser, a tentação do Ter e a tentação do Poder. Do alto deste monte, Satanás mostrou a Jesus todos os reinos e ofereceu-lhe poder sobre todos.

“Tornou o diabo a levá-lo, agora, para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo com o seu esplendor e disse-lhe”Tudo isto te darei, se prostando-s, me adorares. Ai Jesus lhe disse: Vai-te, Satanás porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e a ele só prstarás culto”. (Mateus 4,8-10) Bíblia de Jerusalém.

Imagem: Entrada do Convento Grego ortodoxo das Tentações de Jesus. Localizado no alto da montanha é conservada a pedra onde Jesus reclinou a cabeça para dormir.

 

Imagem: Localização do Monte das Tentações. Esta 6 km de Jericó, no vale do Rio Jordão, perto do Mar Morto.