Olá Denys!

Com precisão não existe uma resposta para a pergunta. Os biblistas em seus comentários sobre o livro de Daniel e a Biografia indicam varias idades e locais de seu sepultamento. Colocaremos a problemática e nossa opinião.

 

A personalidade do profeta Daniel.

O nome vem do hebraico Daniyye'l  significa “Deus é Juiz”. O profeta Daniel e o profeta Ezequiel, são considerados dois profetas do exílio. Seus nomes trazem o sufixo El (El, Elah e Eloah, no singular; Elohim, no plural) muito comum na língua hebraica e significam Deus. Embora o consideremos como profeta, e assim Jesus o tenha chamado (Mt 24.15),

Quando, portanto, virdes a abominação, de que fala o profeta Daniel, instalada no lugar santo – que o leitor entenda!”-

Ele foi colocado entre os Khetubym (Escritos), na Bíblia Hebraica. Depois dos Nabyym (Profetas). A explicação deste fato é simples: ele é mais um estadista do que um profeta clássico, e todo seu ministério é entre pagãos. Na Bíblia hebraica o livro do profeta Daniel esta entre os últimos livros. Boa parte dos textos consultados falam que Daniel sempre foi respeitado, até mesmo pelos governantes, por sua sabedoria e interpretação de visões. Dados referentes à sua morte não encontramos registros da data e circunstâncias . Mas ele possívelmente morreu em Susa, com a idade de oitenta e cinco anos. Nesta cidade Susa existe uma tumba onde teria sido depositado seu corpo, este lugar é conhecido como 'Shush-Daniel'

 

Considerações do local do tumulo de Daniel:

Existem aos menos seis lugares tidos como sepultamento do profeta Daniel segundo a enciclopédia Judaica:

  1. – Na Babilonia no atual Iraque. Esta consideração é fundamentada no Martiriológico Romano, que dedica o dia 21 de julho para comemorar sua morte.
  2. - Susa, no Irã. Seguindo uma antiga tradição local, aceita por Judeus e Muçulmanos, o profeta está enterrado nesta cidade. Existem testemunhos escritos, sirios, persas do seculo VII. Atualmente no local existe um santuario popular de forma conica com dois minaretes. É uma construção típica do Irã.
  3. - Kirkuk, Turquistão no Iraque. Na cidade de Kirkuk a tradição coloca como sendo o local do sepulcro de Daniel. No local existiu um edificio Judeu, depois uma Igreja cristã e por ultimo uma mesquita muçulmana. Atualmente se encontra  4 sepulcros considerados como de Daniel e os qutro Jovens.
  4.  Samarcanda, Uzbequistão.  De Samarcanda existe uma tumba dedicada a Daniel. A lenda popular afirma que Tamerlán encontrou dificuldades na conquista da Siria pela presença da Tumba de Daniel e então apoderou-se de seu corpo e transladou para a Asia Central.
  5. - Muqdadiyah, Iraque. Em 2007 rebeldes de Al Wahihiya, nas cercanías de Muqdadiyah, resolvem atacar a considerada tumba de Daniel e destrui-la inclusive a Igreja de cor verde.
  6. Em Mala Amir, no Turquistão, Iraque.

 

E a enciclopedia Judaica considera o local do Túmulo de Daniel a distancia de 5 dias de marcha a pé de Dizful, cerca de Mala Amir.