Olá Rozeli de São José / SC!

Encontramos a resposta a esta pergunta no texto bíblico narrado no livro de Josué 24,32:

“32 Os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, foram sepultados em Siquém, da parte do campo que Jacó havia comprado dos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem peças de prata e que veio a ser propriedade dos filhos de José” (Josué 24,32) Bíblia de Jerusalém.

O Tumulo de José está na Vila árabe Balata, nas cercanias de Nablus, Palestina

O Túmulo de José se localiza em uma vila árabe chamada Balata, antiga Siquem Bíblica. Por ter população árabe é muito difícil chegar de ônibus as excursões, para visitá-lo, pois os habitantes, apedrejam os ônibus. Uma saída é chegar em Taxi com prefixo árabe. Ainda com dificuldades se pode visitar. Sempre fazem plantão um grupo de judeus ortodoxos, que estão ai em vigília de oração. Mesmo assim o ambiente nunca é tranqüilo, sempre a agressões de ambas as partes. Ainda esta viva em nossa lembrança o assassinato do monge grego ortodoxo, zelador do Poço de Jacó e que foi decapitado a golpes de machado, por judeus fanáticos.

Consulta:

RAVANELLI, VIRGINIO, Visita in Samaria , Material de Excursão Biblica, Studium Biblicum Franciscanum, Jerusalem, 1986.

ACQUISTAPACE, PAOLO, Guida Biblica e Turistica della Terra Santa, Milano, 1992.

Com proteção de tropas israelenses, judeus ultraortodosos rezam em frente a Tumba de Jose, antiga Siquem biblica, atual Nablus, Palestina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens do local em que se acredita foram depositados os ossos de José. Sendo atacada pelos palestinos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Túmulo de José em Siquem biblica atual Nablus, Palestina