Olá Evanivaldo de Itapicuru / BA!

Este é um velho assunto muito debatido. Em nosso país convivemos com comunidades Judaicas, que observam os ensinamentos Bíblicos do Antigo Testamento. Por este motivo, seguidamente, ouvimos conversas ou conversamos com judeus, sobre a realidade do consumo da carne de porco, que eles os Judeus evitam consumir, pois biblicamente é considerada impura.

Realidade também muito comum para que viaja em companhias aéreas em que muitos Judeus viajam, no cardápio do almoço ou da janta, sobre o prato da carne esta um aviso comunicando, que é alimento é  “Kosher” (produtos Kosher ou alimentos kosher, são todos aqueles que obedecem à lei judaica) , pode ser consumido pelos judeus.

Mas nos textos do Antigo Testamento encontramos citações bíblicas que falam deste ensinamento. Elencamos abaixo um lista deles:

 

A Carne de porco na Bíblia Antigo Testamento como é entendida

Levítico 11,7-8

 “Tereis como impuro o porco, orque, pesar de ter o casco fendido e partido em duas unhas, não rumina 8 não comereis  da carne deles e nem tocaeis o seu cadáver; e vós o tereis como impuros.”(Levítico 11,7-8) Bíblia de Jerusalém.

Deuteronômio 14,8

Quanto ao porco, que tem casco fendido, mas não rumina, vós o considerais é impuro; Não comereis da sua carne e nem tocareis em seus cadáveres “(Deuteronômio 14,8) Bíblia de Jerusalém.

Isaías 65,4

“4que habita nos sepulcros passando a  noite nos escaninhos, comendo carne de porco, e pondo em seus pratos  postas impuras”(Isaías 65,4) Bíblia de Jerusalém

Isaías 66,17

"Quanto aos que se santificam e purificam para o rito da consagração dos jardins indo atrás daquele que está no meio, comem carne de porco, outras coisas e ratos estes cessarão de uma só vez, oráculo de Iahweh, os seus atos e ( Isaías 66,17)

O que diz o Novo Testamento no ensinamento de Jesus.

Os textos do Novo Testamento expressam o pensamento novo que Jesus trouxer para a humanidade. Ele responde aos fariseus, guardiões da Lei dizendo o que torna impuro o homem, é aquilo que sai de seu coração de seus pensamentos e não querer condenar o alimento como impuro.

Em Atos dos Apóstolos 10,9-15:

"No dia seguinte, enquanto caminhavam e se aproximavam da cidade, subiu Pedro ao terraço para rezar. 10 Era pelo meio dia. Estava com fome, e desejava comer. Enquanto lhe preparavam o alimento, caiu em êxtase. Viu o céu aberto e um objeto, semelhante a uma grande toalha sustentada pelas quatro pontas, descer sobre a terra. E dentro havia toda espécie de quadrúpedes, os répteis e todas as aves do céu. Uma voz lhe disse: "Levanta-te, Pedro; imola e coma". Pedro, porém respondeu: "De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa profana e impura!" De novo pela segunda vez a voz replica: "Não chame impuro ao que Deus declarou puro". (Atos dos Apóstolos 10,9-15) Bíblia de Jerusalém

Em Mateus 15,17-20

"Não entendeis que o que entra pela boca vai para o ventre e daí para a fossa? Mas o que sai da boca procede do coração, e é isto que tornam o homem impuro. Com efeito é do coração que procedem más intenções, assassínios, adultérios, prostituições,  roubos, os falsos testemunhos e as difamações. São essas coisas que tornam o homem impuro; mas o comer sem lavar as mãos não o torna impuro." (Mateus 15,17-20) Bíblia de Jerusalém