Olá Mayanne da Lagoa da Canoa / AL!!

Correta a sua afirmação os Atos dos Apóstolos tem como autor o evangelista Lucas. A grande maioria dos comentaristas de Lucas aceita este pensamento. Lucas teria escrito esta obra dos Atos dos Apóstolos dez anos depois que escreveu o evangelho de Lucas, aliás seu primeiro livro (conforme Atos 1,1). A data em que foi escrito foi nos anos 80 d.C. Estas duas obras se completam. O assunto que termina o evangelho de Lucas, tem início nos Atos dos Apóstolos. No evangelho de Lucas reflete a prática de Jesus e os Atos dos Apóstolos a prática das comunidades. Isto é o projeto de Jesus que começa ser vivido nas comunidades cristãs. Entre este dois livros o que faz a passagem ou serve de dobradiça entre o dois livros é a ressurreição de Cristo. Sabemos que o evangelho termina com o fato da ressurreição de Cristo, e aparece Jesus pedido aos apóstolos que aguardem em Jerusalém, e em seguida ele se eleva aos céus. (Lc 24,46-53).

Os Atos dos Apóstolos tem início ai mesmo com as mesmas palavras (At 1,1-11).

O escrito dos Atos dos Apóstolos não é totalmente de Lucas, mas tem a colaboração das comunidades. Lucas vai escrevendo junto com as comunidades, na medida que os fatos vão acontecendo.

Assim o livro dos Atos dos Apóstolos é fruto de uma longa caminhada, e somente aqueles que se dispõem a caminhar a junto com o grupo poderão entender o sentido do relato.

Praticamente encontramos nos Atos dos Apóstolos os Atos e feitos de Pedro na primeira parte e a partir do capitulo 9 que fala da vocação de Paulo, os Atos de Paulo e as suas viagens apostólicas.

 

Consulta:

  • CEBI, Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos, Roteiros para reflexão VIII, Cebi publicações, São Leopoldo, 1999.
  • CNBB, Curso Bíblico Popular Atos dos Apóstolos 1-15, Paulinas, São Paulo, 2001.