Nós conhecemos pouco o contexto histórico e geográfico onde aconteceram as histórias bíblicas. E é normal surgirem peguntas como essa que você levanta.

Em relação à geografia, quando ouvimos falar de deserto na Bíblia logo nos vem em mente o deserto tipo Saara, aquelas distâncias infinitas, dominadas pelas dunas de areia. Em Israel o deserto não tem areia e, na primavra, cresce quase um tipo de grama, onde inclusive as ovelhas/cabras podem pastar. É claro que não é grama como entendemos nós, mas há um tipo de vegetação, obviamente muito pobre, como você pode ver na foto abaixo, do Negev, que permite até hoje às populações nômades, como os beduínos, de sobreviver.

Em relação ao contexto histórico, o povo que saiu do Egito e caminhou em direção à Terra Prometida não foi um povo que marchou em continuação, como alguém que está em viagem. É uma história bem complexa, mas em poucas palavras poderíamos dizer que era um grupo de pessoas nômades, que mudavam de lugar de acordo com os recursos que encontravam, em direção à Terra Prometida, sem pressa.

Nesse estilo de vida eles podiam muito bem ficar parados em algum lugar propício e fazer uma colheita de trigo ou outros cereais com o qual supriam as próprias necessidades.