Olá Joiva de Camaçari BA!!

Estou na dúvida quanto a resposta Páscoa, pois não aparece a Igreja ou denominação que pertences. O portal responde indistintamente as perguntas, sendo o suficiente que seja bíblica.

A Páscoa pode ser celebrada pelo Judaísmo, lembrando a saída do Egito, o Êxodo. Pode ser celebrada pelos Gregos Ortodoxos, também é celebrada pelos católicos ou Igrejas cristãs. A Páscoa celebrada pelos Judeus, gregos ortodoxos ou cristãos tem datas diferentes uma da outra. Todas as celebrações acontecem praticamente na mesma época. Embora o Judaísmo utiliza o calendário lunar para determinar suas datas, a Páscoa cristã segue também este calendário, sempre acontece a Páscoa em lua cheia, variando a data de ano tendo até muitas vezes o espaço de um mês de diferença entre uma ano e outro.

Os católicos celebram a Páscoa se preparando com a quaresma que são quarenta dias de oração, e jejum. Tem início na quarta feira de cinzas. Culmina com a semana Santa que celebra os principais mistérios da Salvação. A semana Santa inicia com o domingo de Ramos. Depois é celebrada a Ceia de Jesus e o Lava pés na quinta feira Santa. Na sexta é celebrada a Paixão e morte de Jesus e no Sábado a ressurreição de Jesus. A semana Santa tem celebrações significativas e importantes.

Durante este período de quaresma a Igreja recomenda exercícios de oração, como a Via Sacra ou grupos de família que se reúnem para estudar a Bíblia, formas de Jejum que culminam na Campanha da Fraternidade onde se faz uma coleta solidária abrangendo cada ano uma realidade social.

Em poucas palavras é isto, mas se tem ainda dúvidas ou a tua pergunta não recebeu resposta, dirija-nos nova pergunta.