Olá Fernando Aparecido Dias de Franca / SP!

Praticamente não é uma pergunta que fazes, estás preocupado em descobrir o porquê do receio em falar em público com tranquilidade diante da comunidade da Igreja.

Falar em público é uma arte, como arte precisa prática, tempo disponível para preparar-se etc.

Todo o pregador de renome na atualidade passou pela mesma crise que estas passando, a timidez diante das pessoas. Como auxílio da aprendizagem existe muitas maneiras de se aperfeiçoar no falar em público. As escolas de Teologia tem em seus currículos cadeiras voltadas para o falar em público. Nestas aulas são apresentados materiais e técnicas das mais diversas.

Outro ponto a considerar é que muitas pessoas tem mais facilidade em apresentar-se em público, para isto foram treinadas desde criança. Fazendo leituras em público, debatendo assuntos e no final pregando os ensinamentos evangélicos nas comunidades.

Falas da timidez que possui, mas isto não é nenhum empecilho para ser um bom pregador. Deverás se trenar falar em público, e cada nova apresentação tudo ficará mais fácil.

Se tens um determinado assunto para falar em público e importante preparar o assunto, buscar inspiração em Deus para que seja tua luz.

Qualquer fala em público merece preparação. Deverás dominar o assunto a tal ponto que não precises mais do escrito, possas falar livremente, comunicando-te melhor, e mostrando aos ouvintes que dominas o assunto.

Que a fala tenha um título compreensível, uma introdução ao assunto, no mínimo 3 pontos a serem desenvolvidos e uma conclusão que empenhe o ouvinte.

Concluindo:

Não existe motivo a temer. É suficiente, uma boa preparação conhecer a índole dos ouvintes, e deixar o espírito de Deus agir na tua fala. Tudo se tornará atrativo, e comprometerás os ouvintes.

 

Foto: Como perder o medo em falar em público.