Olá Vânia Santos

Este personagem antigo testamentário já foi motivo de varias perguntas e respostas. Poderás conferir no portal.

Mesmo assim deixo resumidamente algumas considerações sobre este personagem Bíblico Melquisedec.

A figura do rei Sacerdote Melquisedec no Antigo Testamento.

Pelos menos em dois textos do Antigo Testamento aparece esta personagem no livro Gênesis 14,17-20 e no livro dos Salmos 110,4

Olhemos o que diz o texto de Gênesis:

“18 Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho; ele era sacerdote do Deus Altíssimo. 19Ele pronunciou essa benção “Bendito seja Abraão pelo Deus altíssimo que criou o céu e a terra e bendito seja o Deus Altíssimo que entregou teus inimigos em tuas mão.” (Salmos 110,4) Bíblia de Jerusalém

E Abrão lhe deu o dízimo de tudo.

O livro do Salmo tem uma passagem que cita Melquisedec:

“Iahweh jurou e jamais desmentirá: Tu és sacerdote par sempre, sendo a ordem de Melquisedec”. (Salmos 110,4) Bíblia de Jerusalém.

De Melquisedec são estas informações que temos, um Rei Justo, de Salém, vivia onde esta Jerusalém atual, exercendo o sacerdote e o reinado. Acolheu Abrão o abençoou e Abrão retribui pagando-o com o dízimo.

Na carta aos Hebreus, existe uma relação entre o sacerdócio de Melquisedec e o sacerdócio de Cristo (conforme Hebreus 7)

Adonias o 4 filho do Rei Davi.

Encontramos o personagem Adonias (do hebraico meu Senhor é Javé), longamente descrito em 1 Reis 1,5-53:

“5Ora, Adonias, filho de Hagit, gabava-se dizendo: “Sou eu que vou reinar!” Arranjou para si carros e cavalos, além de cinqüenta guardas que corriam diante dele....53" (1 Rs 1,5-53) Bíblia de Jerusalém.

Adonias foi o quarto filho do Rei Davi. No Templo de Jerusalém recebeu o apoio e o incentivo do sacerdote Abiatar e do general do exército israelita Joab. Era pretensioso e sonhava em herdar de seu Pai a monarquia de Judá e para que isto acontecesse armou uma conspiração. Seu pai, entretanto nomeou para substituí-lo Salomão e Adonias com receio pediu refúgio no Templo. Armou uma última cilada ao pretender para si Abisag, que tinha sido a última esposa do seu pai Davi. Salomão se indignou e mandou executá-lo por Banaías.