Uma janela sobre o mundo bíblico

Aonde na biblia fala que mil anos passarão, mas que dois mil não?



  • Pergunta de andre , belo horizonte
  • 39170
  • 17/01/2010
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Apocalíptica |


Essa é uma frase que popularmente se atribui a Cristo, mas que não existe na Bíblia e não foi pronunciada por Ele. O seu contexto é aquele do milenarismo, doutrina baseada sobretudo em Apocalipse 20. Neste capítulo, João usa várias vezes, em seis versículos consecutivos, a palavra milênio (mil anos). A expressão indica uma era nova, caracterizada pela paz, consequente ao triunfo de Cristo e dos santos e à prisão de Satanás. Ou seja, é sinal da vitória do bem sobre as forças do mal.

Logicamente João não inventou esse pensamento, mas é influenciado pela cultura judaica, onde o milênio simboliza um momento escatológico que se apresenta como “fim”, como juízo e salvação. No judaísmo o milênio não, portanto, uma entidade cronológica, mas representa uma meta esperada.

A frase que você cita provavelmente se baseia, de modo errado, numa série de citações bíblicas. Além de Apocalipse 20, com certeza poderíamos citar a parábola da figueira, em Lucas 21. Nos versículos 32 e 33 se diz: Em verdade vos digo que esta geração não passará sem que tudo aconteça. O céu e a terra passarão; minhas palavras, porém, não passarão.

O milenarismo foi muitas vezes usado para manipular e subjugar as pessoas. É verdade que não é uma doutrina recente, que se aproveitou somente do início do novo milênio. Já a primeira comunidade cristã sofreu a influência de idéias errôneas sobre o fim do mundo, muitas vezes ligadas à vinda definitiva de Cristo. Existiam até mesmo pessoas que não trabalhavam mais, pois pensavam que a vinda de Cristo devia acontecer dentro de poucos dias ou semanas, como conta Paulo em 2Tessalonicenses (veja 2,1-3; 3,11).

Hoje é comum encontrar frases em muro – e também em outdoors – dizendo “Jesus voltará”. Afinal de contas vem ou não vem? Talvez deveríamos nos perguntar sobretudo “como será essa vinda?”. Acredito que a expressão “Jesus voltará” é utilizada para colocar medo nas pessoas e obrigá-las a frequentar uma determinada igreja. Para nós é fundamental lembrar que no Novo Testamento a volta de Jesus é sempre motivo de alegria e paz.

39170 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook