Olá Jhonny Max Rezende Monteiro de Campo Grande / MS!

Na realidade as perguntas se somam a três, mas deixemos as normas de lado e passamos a resposta!

1 – Quem escreveu o Apocalipse?

O autor se apresenta como João. O próprio texto explica em Apocalipse 1,9:

“Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação, na realeza e na perseverança em Jesus, encontrava-me na ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus.” (Apocalipse 1,9) Bíblia de Jerusalém

Complementando sobre Apocalipse...

O significado da palavra Apocalipse.

É uma palavra que vem da língua grega, e tem como significado revelação. Isto quer dizer tirar o véu, desvendar ou desvelar. O Apocalipse foi escrito para revelar ao ser humano o Deus que esta escondido na história da humanidade. O Apocalipse está ai para revelar a Boa Noticia de Deus nos fatos ocorridos em nossa vida

Qual a mensagem do Apocalipse.

A mensagem central do apocalipse revela que a pessoa de Jesus Cristo é quem manda no mundo, um Jesus morto e ressuscitado. A ação de Deus que o apóstolo João vai mostrando, nos fala que esta ação aconteceu na história passada, no momento presente se desenvolve e ainda agirá no futuro. A ação de Deus na história incentiva os cristãos a não desanimarem, mas terem coragem para a luta.

Gênero literário do Apocalipse.

O apocalipse para melhor ser entendido deve ser lido como gênero literário apocalíptico, vindo da literatura apocalíptica Judaica  da época de Jesus ou seja o período entre 63 a.C, o general Pompeu conquista Jerusalém e ano 70 d.C, O general Tito e a X Legião Romana fretense, conquistam e destroem Jerusalém e seu Templo Sagrado. O autor usa em profusão símbolos enigmáticos, que indicam que tanto o autor e os leitores entendem. Podemos dizer que o livro do Apocalipse apesar de estar carregado de símbolos, era entendido na época. O simbolismo usado era perfeitamente entendido pela comunidade cristã.

Símbolos vindos do Antigo Testamento.

O autor se utiliza de muitos símbolos e imagens vindo do Antigo Testamento. Por este motivo é imprescindível ter um conhecimento do Antigo Testamento. Os livros de Daniel e Ezequiel são os preferidos, mas centenas de textos e citações do Antigo Testamento são encaixadas no texto do Apocalipse.

O texto do Apocalipse esta ligado ao Antigo Testamento reutilizando as imagens e repensando-as. Poderia muito bem se dizer que o Apocalipse seria uma releitura do Antigo Testamento á luz do Cristo Ressuscitado.

2 _ O consolador seria o Espírito Santo.

Está correta a tua conclusão. Jesus parte para a casa de seu Pai, a Ascensão e 50 dias depois os apóstolos recebem o Espírito Santo o Paráclito, estando reunidos no cenáculo por medo dos Judeus.

3 – Qual o sinal da volta de Jesus!

Esta mesma pergunta foi feita pelos discípulos a Jesus, estando nos altos do Monte das Oliveiras com uma visão deslumbrante de Jerusalém. Jesus fala da destruição de Jerusalém e de sua volta e os discípulos indagam quando acontecerá isto, qual será o sinal que todas estas coisas estão para acontecer?

Jesus falando da manifestação gloriosa do filho do Homem, alerta aos discípulos a vigilância e o estar atentos, para que este dia não chegue de surpresa. E completa em Marcos 13, 32:

“Daquele dia e da hora, ninguém sabe, nem os anjo no céu, nem o Filho, somente o Pai”. (Marcos 13,32) Bíblia de Jerusalém).

Recomendo a leitura do capítulo 13 de Marcos, considerado o discurso escatológico de despedida de Jesus. Estavam vivendo os momentos derradeiros e as vésperas de sua entrada em Jerusalém, para passar pela morte e ressurreição. Neste discurso Jesus alerta sobre estas verdades e se distanciando da apocalíptica judaica mostra a comunidade dos discípulos o estarem vigilantes e atentos aos sinais.

Consulta:

DURANTI, AURELIA, El Apocalipsis: Um libro de Esperanza. Comunidad de Guichon, Diocese de Salto, Uruguai, 1987.

MESTERS, Carlos, Esperança de um povo que luta o apocalipse de São João uma chave de leitura, Paulinas, São Paulo, 1982.