Olá Orlando Joao Nuvunga de Maputo / Moçambique!

Não temos informações dos textos bíblicos que possam provar o lugar do início de sua pregação. Mas recolhendo as informações que os evangelhos nos fornecem e os apócrifos, podemos reconstruir estas informações.

Local da origem de João Batista.

Sabemos pelos evangelhos sinóticos, que os pais de João Batista foram Zacarias que servia no Templo de Jerusalém como sacerdote e Isabel, prima de Maria. Os evangelhos ainda nos falam da visita de Maria a Isabel onde ela foi prestar serviços antes do nascimento de João. Este nasceu sete meses antes de Jesus.

A família de João Batista vivia em Ain Karin, nas cercanias de Jerusalém (7,5 Km ao oeste de Jerusalém) nas montanhas do deserto da Judéia. Embora de origem de família sacerdotal, ele não exerceu este serviço no Templo de Jerusalém como seu Pai fazia. Ain Karin é considerada a terra natal de João Batista, desde que o diácono Teodósio por volta de 520 d.C. registrou em seu livro (De Situ Terrae Sanctae). Muitos julgam que esta localização foi influenciada pelos escritos apócrifos do Proto evangelho de Tiago.

João assim aparece como pregador de penitência nos desertos da Peréia (conforme T. W. Manson, The servant Messiah, Cambridge 1953.), circulando por estes desertos atraia uma multidão que buscavam seu batismo para remissão dos pecados.

Sua forma de vida e a cerimônia de Batismo fora dos tanques e reservatórios de água de Qumran atestam que ele era vizinho a estes judeus piedosos, mas não compartilhava das  idéias do grupo dos essênios.

Os evangelhos nos falam que João batizava no Jordão, neste rio foi Jesus batizado, mas também em outros lugares do deserto como em Enom perto de Salim onde havia abundância de água, região central da Palestina no tempo de Jesus.

Concluindo:

A pregação de João Batista foi no deserto (Peréia e Judéia e circunvizinhanças em Enom perto de Salim), no Rio Jordão, onde nasciam os movimentos de libertação nesta época conturbada da história de Israel. O deserto sempre foi lugar de proteção para os grupos que contestavam a oficialidade, com João Batista não foi diferente.

Consulta:

NEVES, JOAQUIM CARREIRA DAS, Jesus de Nazaré quem és tu?, in João Baptista era um essênio, pág. 135-141, editora Franciscana, Braga, 1980.

Fotos do Deserto da Judéia nos arredores de Jerusalém