Olá Ismael de Foretaleza / CE!

A pergunta é sobre um capítulo inteiro de Mateus, o capítulo 24, este capítulo trata do discurso escatológico de Jesus, abrangendo também os capítulos 25 e 26. Temos 51 versículos neste cap. 24, tratando de uma infinidade de assuntos que podem se transformar em inúmeras perguntas.

Mas vou deixar pelo menos uma introdução no assunto, e poderás completar, com o estudo.

O que seria o discurso escatológico de Jesus?

Também chamado de sermão escatológico de Jesus ou mesmo apocalipse sinóptico. Trata de uma espécie de discurso exortativo de Jesus que fala da sua segunda vinda, praticamente no final de seu ministério e se preparando para o encontro com Jerusalém. Jesus neste discurso fala de Jerusalém, com um estilo próprio dos escritos de sua época o apocalíptico, e como muitas referência vinda da literatura apocalíptica judaica do livro de Daniel.

Lugar e Tempo do discurso escatológico de Jesus.

Jesus se encontra no alto do Monte das Oliveiras com os discípulos e eles perguntam para Jesus quando iria acontecer o final do mundo. Existiriam sinais que indicassem estes fatos e acontecimentos.

Jesus responde aos seus discípulos com o discurso escatológico. Mas os discípulos depois de ouviram o que Jesus dizia, passaram a não entender o que estava acontecendo. Não podiam imaginar tal destruição para eles ali estava à morada de Deus.

Mas Jesus continua seu discurso enfaticamente:

“Eis que não ficará pedra sobre pedra....” (Mateus 24,12) Bíblia de Jerusalém.

Era a semana da Paixão, mais precisamente na terça feira, tudo isto acontecia depois da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Mesmo assim os apóstolos passaram a ter uma grande angustia e preocupação.

O Gênero literário deste discurso.

As formas literárias empregadas neste discurso fogem a normalidade das narrativas do evangelho. Este discurso esta moldado segundo o gênero apocalíptico da literatura judaica. Gênero literário muito comum nos escritos judaicos da época de Jesus (entre a chegada dos Romanos no ano 63 a.C, com o general Pompeu até a destruição de Jerusalém pelo general Tito e a X legião Romana Fretense).

Este sermão ou discurso escatológico de Jesus, esta situado justamente no final das atividades missionárias de Jesus seria uma despedida sua aos discípulos. A continuidade da missão de Jesus agora é passada aos discípulos. Sendo um sermão de missão, de envio.

Qual o conteúdo do discurso de despedida de Jesus.

Aparecem profecias da segunda vinda de Jesus.

Sinais do fim do Mundo.

Destruição da cidade de Jerusalém.

Ninguém sabe o dia nem a hora.

Todas devem estar vigilantes e atentos.

São reforçados dois acontecimentos:

1 – Destruição de Jerusalém

2.- Segunda vinda de Jesus.