A filha de Horodíades, Salomé, era filha de Herodes Filipe, com quem Herodíades era casada, como afirma Marcos 6,17 (veja também Mateus 14,3 e Lucas 3,19).

 

Motivo de certa confusão

A confusão a respeito de Herodiade nasce do fato que ela se casou com dois diferentes "Herodes".

Era filha de Aristóbulo IV e Berenice. Casou-se primeiro de tudo com Herodes Filipe, filho de Herodes o Grande. Depois da separação desse rei, casou-se com o seu Irmão, Herodes Antipas, que governava a Galileia.

Do primeiro casamento nasceu sua filha, Salomé, filha, portando de Herodíades e Herodes Filipe. Não é a mesma Salomé que aparece como testemunha da crucificação de Jesus, citado em Marcos 15,40.

Alguns textos manuscritos bíblicos confundem Salomé com Herodíades. Isso levou alguns a pensar que Salomé, invés tinha o mesmo nome da mãe e usou-se Salomé somente para diferenciá-las.

 

Segundo casamento de Herodíades

Herodes Antipas se separou de Fasaelis, filha do rei Aretas, nabateu, para se casar com Herodíades. Esse casamento, além de provocar um conflito bélico com os nabateus, provocou a acusação de João Batista. E é esse o motivo que faz com que Herodíades seja conhecida até hoje.

A denúncia do Batista, que disse a Herodes Antipas que não era correto tomar a esposa do seu irmão Herodes Filipo, provocou a raiva de Herodíades, que pediu ao marido a sua cabeça. Foi assim que João Batista foi assassinado por Herodes Antipas. Esse fato é contato em Mateus 14,3-12, Marcos 6,17-29 e relembrado em Lucas 3,19-20.