Olá Maria Moreira Costa de Belo Horizonte!

A pergunta não encontra uma passagem bíblica com o nome da deusa grega Afrodite = Venus para os Romanos. O

que vamos encontrar é referências das conseqüência do Culto na cidade de Corinto. Esta cidade além de ser cidade portuária, em que a prostituição era praticada em grande escala, existia o Templo de Afrodite, com mais de 1000 hieródulas = prostitutas sagradas.

Para o cristianismo nascente foi um limite muito difícil para a pratica do evangelho aos que se convertiam para o cristianismo, que indicava outro tipo de relacionamento entre o homem e a mulher.

Assim o capítulo 6 Paulo fala acerca da fornicação. Do envolvimento com o culto praticado pelos Coríntios onde entregavam seus corpos a prostitutas. Paulo alerta em 1 Cor 6,13:

“...Mas o corpo não é para a fornicação e, sim para o Senhor, e o Senhor para o corpo. ...15 Não sabeis que os vossos corpos são membros de Crito? Tomarei então os membros de Cristo para fazê-los membros de uma prostituta?”( 1 Vor 6,13 e 15) Bíblia de Jerusalém.

Concluindo:

Embora não encontramos o nome do Templo e nem da deusa Afrodite, o texto de Paulo aos Corintos nos indica a realidade de tal problema que Paulo enfrentava nas com Comunidades. O Templo a Afrodite em Corinto era grandioso, com dimensões impressionantes, e com grande atividade de fiéis que iam ali prestar culto e envolver-se no culto com as hieródulas. Hoje todo o visitante de Corinto Antiga, (esta distante alguns kilometros da cidade nova de Corinto), pode apreciar as ruínas do impressionante templo da antiguidade.

Consulta:

COMBY, J. - LEMONONON, P., Vida e religiões no Império Romano, no tempo das primeiras comunidades cristãs, coleção Documentos do Mundo da Bíblia, 4, Paulinas, São Paulo, pág. 11-12.