A doação de sangue não aparece na Bíblia, pois trata-se de uma prática da medicina moderna, impensávle naquele tempo, há 2 mil anos atrás.

Na Bíblia, como é muito comum em ambientes antigos, o sangue é um elemento importantíssimo, pois considerado a sede da vida, o cerne da vida. Daí deriva a sua importância, por exemplo, nos sacrifícios e também em todas as leis que se referem a ele.

Podemos ler em Levítico 17,11:

Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiaçäo pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiaçäo pela alma.

Outro preceito sobre o sangue se encontra em Deuteronômio 12,23:

Somente empenha-te em não comeres o sangue, pois o sangue é a vida; pelo que não comerás a vida com a carne.

Desse último preceito derivam muitas leis que os judeus seguem até hoje a respeito de comportamentos em relação aos alimentos.

 

Mensagem

As leis do Antigo Testamento sobre o sangue tem um elemento fundamental como mensagem: se o sangue é a vida, não podemos nos apropriar dele, pois a vida pertence a Deus e nós somos obrigado a respeitar a vida do outro.

 

Doação do sangue

Algumas denominações, principalmente Testemunhas de Jeová, levam o princípio de respeito pela vida até as últimas consequências, evitando a transfusão de sangue. Eles dizem que o preceito do antigo testamento é válido para todos nós, conforme afirmado também em Atos dos Apóstolos 15,28-29, onde os apóstolos dizem aos cristãos para abster-se do sangue.

É uma opção radical que pode ser vista como uma aplicação à letra da Palavra ou como um elemento fundamentalista.

Do meu ponto de vista, a recomendação bíblica sobre o cuidado com o sangue é uma preocupação pela vida. E se a transfusão de sangue visa exatamente preservar a vida, não vejo uma contradição entre a mensagem bíblica e essa prática.