Olá Sueli Silva de Timóteo / MG!

“Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra.”(2 Tm 3,16) Bíblia de Jerusalém.

Podemos dizer que se alguém se dispõe ler 3 a 4 capítulos da Bíblia por dia em um ano terá lido toda a Bíblia.

Encontramos algumas estatísticas sobre o assunto:

Lendo 4 capítulos por dia 10 meses ou 298 dias

Lendo 5 capítulos por dia 8 meses ou 238 dias

Lendo 6 capítulos por dia 6,5 meses ou 199 dias

A proposta de se ler a Bíblia toda é excelente, mas não deixa de ser um enorme desafio. Sabemos de tantos que começam esta tarefa, mas não perseveram. A palavra chave para cumprir está missão é: PERSEVERAR!

A leitura de um capítulo por dia levaria mais de três anos para ler toda a Bíblia. Se ler três ou quatro capítulos por dia, levará cerca de um ano.

Dicas para os que já tem algum conhecimento de Bíblia.

Se você já tem um conhecimento global da Bíblia, leia na ordem dos capítulos, pois a visualização da ordem bíblica dos acontecimentos fica mais fácil. Tudo vai acontecendo em uma linha do tempo. Popularmente dizemos: temos o fio da meada em nossas mãos. Algumas dicas para quem se desafia a ler toda a Bíblia.

1. Sempre invocar o Espírito Santo antes da leitura começar. Pedindo ajuda na compreensão.

2. Ter o objetivo claro e o compromisso de ler a Bíblia em um ano. Aqueles que se propõe ler a Bíblia toda em um ano tem como tarefa leitura de 3 a 4 capítulos por dia.

 3. Não desanimes depois de Êxodo 20. Muitos desistem da leitura da Bíblia quando chegam na "lista interminável" de leis enunciadas no livro do Êxodo que se estendem ainda por todo o livro de Levítico.

4. Não pule as genealogias. Apesar de serem cansativas para uns, são importantes, pois nos dão um pano de fundo histórico para a compreensão dos fatos bíblicos.

 5. Se possível, leia numa Bíblia com comentários no rodapé. Esses comentários são importantes para dar esclarecimentos históricos. (Bíblia Pastoral, Bíblia de Jerusalém etc...)

6. Não deixe a sua leitura atrasar, pois isso causa desânimo. Se falhar um dia recupere no dia seguinte.

Concluindo:

Sueli, este desafio da leitura da Bíblia em um ano te empolgará a cada dia viver e amar a palavra de Deus. Demonstrará que amas os ensinamentos divinos e Ele te abençoará!