Olá Leonardo Pereira Lemos de Alvorada / RS

A Mãe de José do Egito (filho predileto de Jacó) se chamava Raquel, uma das esposas prediletas de Jacó, além de José também gerou Benjamin o filho mais novo. Seu nome tem origem do hebreu: Rachel, considerada uma das personagens importante da Bíblia. O Pai de Raquel se chamava Labão, sendo portanto sobrinha de Rebeca, uma das irmãs mais nova de Lea. O significado do nome vem do hebraico que quer dizer: rosa amorosa.

Ainda nova morreu em trabalho de parto quando se encaminhava a casa de Jacó. A parteira que acompanhava anunciou que o recém nascido era um menino. Raquel olhou com sentimento de tristeza e chamou-o de Benoni (filho de minha dor) e morreu. Entretanto Jacó chamou o menino de Benjamin (em hebraico filho da direita ou filho do bom anúncio).

Jacó providenciou um túmulo de respeito e enterrou Rachel na estrada para Efrat, nas proximidades de Belém. Hoje a Tumba de Raquel, se situa a metade do caminho entre Belém e o bairro residencial de Jerusalém de Gilo. A cada ano milhares de peregrinos que vão à terra santa visitam o local (Gn 35,20)

“19Raquel morreu é foi enterrada no caminho de Éfrata – que é Belém.20 Jacó erigiu uma estela sobre seu túmulo: é a estela do túmulo de Raquel, que existe até hoje”. (Gênesis 35,19-20) Bíblia de Jerusalém