Olá Marcos de Fortaleza / CE!

Respondendo a pergunta, comecemos pelo texto bíblico de Apocalipse 22,11 (seria bom lermos um pouco mais adiante, pois ajudará a compreensão)

“Que o injusto cometa ainda injustiça e o sujo continue a sujar-se; que o justo pratique ainda justiça e que continue a santificar-se”. (Apocalipse, 22,11) Bíblia de Jerusalém.

Este verso 11 do capítulo 22 se encontra no epílogo do livro do Apocalipse, podemos considerar que seja um resumo do livro, reforçando as propostas e temas do prólogo e as idéias que vão se desenvolvendo ao longo do livro. O epílogo foi escrito em forma muito simples e reproduzindo um diálogo com a liturgia celebrativa da comunidade. Neste final do Apocalipse aparecem as personagens do Anjo, Jesus, o autor e a comunidade que se reúne para celebrar. Esta comunidade ouvia a leitura do Apocalipse proclamada durante a celebração e a explicação dos que presidiam a celebração. Nesta escuta iam descobrindo o que Deus estava pedido a eles.

O versículo 11.

Querendo entender o versículo 11 podemos dizer que a nova realidade proposta por Deus não era de exterminar os malvados (versículo 11), nos parece que o texto afirma que continua como antes os injustos cometendo injustiças”. O texto coloca em confronto quatro tipos de pessoas, duas a duas, mostrando o confronto em nível social (injusto x justos) e em sentido religioso (o impuro x o santo). Mas o texto quer mostrar que independente dos maus e dos impuros o plano de Deus tem continuidade e vai realizar-se. O que também se pode entender que o Cristo, Alfa, e o Omega, o Primeiro e o último esta para chegar, e dará a recompensa a cada um conforme decisão particular, Deus reconhece as escolhas históricas de cada pessoa humana.

Consulta:

DOGLIO, CLAUDIO, Apocalipse, Introduzione, traduzione e commento, Nuova Versione della Bibbia dai Testi Antichi, editora San Paolo, Torino 2012, pág. 200ss.

JOSÉ BORTOLINI, O Apocalipse, Paulus, São Paulo, 2 edição, 1997, pág.188.

VANNI, H., Apocalipse, uma assembléia litúrgica interpreta a história, coleção pequeno comentário bíblico, Paulinas São Paulo, 1984, pág.196ss.