Olá Valdevino de Sorocaba / SP!

Sabemos o quanto é importante a observância do sábado para os Judeus. Tudo esta escrito na Lei. No Novo Testamento encontramos nos Atos dos Apóstolos, um versículo que cita a distância como sendo o caminho de um sábado. Não fala em metros, possuíam outro sistema de medir distâncias, mas era do conhecimento dos judeus saber e cumprir esta determinação.

Quanto a distância em metros para “o caminho de um sábado” encontramos nos livros, comentário e enciclopédias varias determinações, para uns é 1200 metros, para outros é 800 metros e ainda encontramos 1000 metros, que consideramos a mais acertada. (Conforme La Sagrada Escritura, editada pela BAC, Madrid em 1962, pág. 16)

A lei da observância do sábado era rigorosa e indica, que nenhum israelita devia caminhar no dia de sábado além da distância, chamada de jornada de um sábado. Esta Jornada foi estipulada em 2000 côvados correspondente a cerca de 1000 metros.

 

Consulta:

JUAN LEAL, PARAMO, SEVERIANO DEL, ALONSO JOSE, La Sagrada Escritura Nuevo Testamento II, Hecho de los Apostolos, BAC, Madrid, 1962, pág. 16s.