Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Qual parte da Bíblia fala que as mulheres formariam um grande exército de Cristo? E o que a Bíblia diz sobre a importância da mulher no evangelho? Tem alguma profecia ao ministério das mulheres?

Pergunta de Eliza, Itap. da Serra
Resposta de Luiz da Rosa, em 08/09/2009


Leia mais sobre Mulher

Não encontrei na Bíblia esse conceito de exército de Cristo. Esses termos militares que entraram na teologia são categorias que derivam de leituras de certos versículos tais como Gênesis 32,2, onde se diz, através da boca de Jacó: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar Maanaim. Na verdade, mais do que exército, se fala de acampamento. É um aspecto teológico presente sobretudo no Antigo Testamento, portanto antes de Cristo. Fala-se sempre em exército de Deus ou dos céus. Literalmente, na Bíblia, não existe “exército de Cristo”.

Provavelmente a sua pergunta encontra uma resposta em Salmos 68,12 (68,11 na Bíblia Almeida). Ali lemos: O Senhor deu uma ordem, ele tem como mensageiro um exército numeroso.. O texto, segundo essa tradução (Bíblia de Jerusalém) não nos ajuda muito. O hebraico diz literalmente: O Senhor deu uma palavra. As anunciadoras de boa nova são um exército grande.

A interpretação deste versículo não é simples. A palavra problemática é aquela que traduzimos como “anunciadoras de boa nova”, em hebraico hamebasserot, um piel particípio feminino. A raiz dessa palavra é bsr, verbo traduzido normalmente como anunciar ou evangelizar. O termo como é usado aqui significa literalmente mensajeiras de alegria. O problema é entender a que esse vocábulo se refere. Alguns exegetas, e assim parece que afirma o hebraico, dizem que se refira à Palavra dita pelo Senhor. Nesse caso o sentido seria: O Senhor dá uma palavra de boas notícias: o exército é grande. A LXX, tradução grega muito antiga, traduz: O senhor dá uma palavra aos mensageiros.

Creio que podemos ler como dito acima, ou seja, As anunciadoras de boa notícia são um exército grande. Nesse caso talvez precisa ligar o texto com personagens históricas de Israel, presentes sobretudo no livro dos Juízes, tais como Jael ou até mesmo Débora (veja Juízes 5,24.30; 11,34 e também 1Samuel 18,6).

Sobre o papel das mulheres na Bíblia, veja outras respostas sobre esse tema

1836 visitas

2 comentários

Postar um comentário

  • Jônatas (São Caetano) - 13/11/2012

    Se no tempo bíblico já havia o machismo, penso eu hj já é diferente, mas não! Ainda existem homens que só pensam que são a cabeça e pronto. Mas tem muita mulher por aí fazendo a OBRA que muitos cabeças nunca chegarão a tal ponto. É triste ver que o tempo passa e muitos ainda pensam como bicho.

  • davi (taubate) - 09/11/2009

    Ser as mulheres comparadas a um exército em salmos-68:11, indica q algumas obedeceriam a ordem de pregar as bos novas, no futuro, cumprindo a "profecia" de Mateus-24:14 e 28:19,20, como soldados q cumprem as ordens de seu comandante. Isso em apôio a homens q também o faría, e nisso teriam a mesma importância q eles. Lêia (Isaías-40:9). Porém, elas ñ tem um ministério só delas, pois devem ser submissas, nesse sentido, aos homens, q são a "cabeça" das mulheres no arranjo divino.