Olá Marco Antônio de São José dos Campos / SP!

O propósito do evangelho de Marcos.

 

O evangelho de Marco também chamado de Evangelho dos catecúmenos significando que era instrução para os principiantes, aqueles estavam sendo evangelizados. A tradição afirma que Marcos foi secretário de Pedro: este livro é chamado o Evangelho de Pedro por alguns escritores da antiguidade. Marcos escreveu este livro, narrando os discursos de Pedro e era dirigido aos pagãos convertidos ao cristianismo.

O propósito de Marcos em escreve este evangelho era atingir os pagãos convertidos, moradores da cidade de Roma, que ouviram a pregação de Pedro. Muitos chegaram até afirmar que o evangelho reproduz os ensinamentos de Pedro ou sua catequese.

O Evangelho de Marcos apresenta detalhes, que são próprios de uma testemunha ocular, de Pedro e transmitidos oralmente inúmeras vezes através de Marcos a seus ouvintes.

 

Acontecimentos ligados a este propósito.

 

- Seu evangelho é uma resposta para a Comunidade que esta em crise, por causa da perseguição do Império Romano aos cristãos de Roma. Na abertura de seu evangelho ele apresenta Jesus Cristo como o salvador em contraposição a Cesar Imperador Romano que se considerava deus. O culto ao Imperador era muito difundido nos santuários de Roma e os cristãos eram obrigados a estas praticas. (Ver abertura do evangelho Mc 1,1))

 

- Um outro propósito de Marcos era apresentar para a comunidade de Roma um Jesus poderoso em ações. Por isso uma insistência de Marcos apresentar os milagres de Jesus, sinais de bondade de Jesus e de seus poderes divinos. O primeiro milagre de Jesus apresentado por Marcos é justamente a cura de endemoninhado encontrado por Jesus na sinagoga de Cafarnaum (Marcos 1,23-29). Um fato notável que causa grande repercussão em toda a Galiléia.

 

Imagem de Marcos evangelista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algumas diferenças entre Mateus e Marcos.

 

Mateus escreve em Jerusalém, para a comunidade judaica cristã.

Marcos escreve em Roma, para a comunidade cristã formada de judeus e gentios.

 

Mateus apresenta Jesus como o novo Moises. Ligando Jesus com o texto do Antigo Testamento. Mateus abre o evangelho com a genealogia de Jesus, mostrando a ligação de Jesus com o povo de Deus do Antigo Testamento.

Marcos segundo os autores reproduz a catequese de Pedro em Roma. A linguagem utilizada por Marcos é própria existindo muitas palavras de significado militar romano. Ele tem poder sobre o mal, expulsa os demônios. Marcos quer mostrar que Jesus é mais poderoso que o próprio Cesar. E só a Jesus devemos adorar. Aparecem muitos Milagres de Jesus.

Concluindo:

Preocupa-se Marcos em apresentar Jesus, a partir da crise que vive a comunidade, com os ensinamentos de Jesus, suas Parábolas, milagres Paixão e ressurreição ajudam a comunidade criar condições, vencer os desafios e conquistar novos membros.

 

Consulta:

 

LANCELOTTI, ANGELO, BATTAGLIA, OSCAR, O evangelho e a crítica moderna, Introdução, coleção O evangelho hoje , vol. I, edição portuguesa de Ludovico Garmus, Editora Vozes, Petrópolis, pág. 125-136.