Olá Cristiano Souza da Silva, do Rio de Janeiro / RJ!

Penso em poder te ajudar nesta pergunta que fazes de Lucas e Teófilo. Respondo com tranquilidade, pois tive que ler muito material sobre São Paulo, quando fiz meus estudos para defender a Tese de doutorado sobre “a escatologia em Gálatas”, em Jerusalém. No período de aulas varias cartas de Paulo estudei, conheci as atividades do seu companheiro (médico) Lucas e em consequência Teófilo.

Apresento alguns argumentos para te ajudar na compreensão. Começaria falando por Lucas, afinal ele era o mestre e Teófilo o discípulo (aquele que queria conhecer os ensinamentos de Jesus).

Por motivos de desentendimentos logo na primeira viagem missionária Marcos deixa de acompanhar Paulo (Ele tinha um caráter impulsivo) e se aproxima de Pedro sendo seu secretário em Roma. Nesta ocasião passa acompanhar o apóstolo Paulo, um médico chamado Lucas, de profunda cultura grega, conhecedor das escolas filosóficas gregas, de profundo conhecimento histórico e da escrita grega e da forma da retórica grega. Alguns comentaristas das cartas até julgam que Paulo que enfrentava dificuldades de saúde se aproxima dos cuidados médicos de Lucas. Paulo confirma este dado em Colossenses 4,14:

“14 Saúdam-vos, o médico amado, e Demas” (Colossenses 4,14) Bíblia de Jerusalém.

Por tudo isto, não podemos acreditar que Lucas tenha sido um escravo de Teófilo. Existe entre o ser escravo e o ser médico, letrado e conhecedor da escrita grega uma distância enorme.

Quem era Teófilo:

O próprio texto na abertura do evangelho de Lucas esclarece. Teófilo era alguém que queria conhecer os ensinamentos de Jesus e Lucas de modo claro. Olhemos a abertura do Evangelho:

“3A mim parece conveniente que após acurada investigação de tudo desde o princípio, escrever-te de modo ordenado, Ilustre Teófilo, 4para que verifiques a solidez dos ensinamentos que recebeste” (Lucas 1, 3-4) Bíblia de Jerusalém.

Para alguns autores Teófilo ocultava o nome da personagem romana Tito Flávio Clemente, sobrinho do imperador Vespaciano (conf. B. H. Streeter, The four Golpels, 1924, pag. 534 e ss). Um outro autor diz que Teófilo teria sido um advogado nomeado para defender Paulo diante de Nero (conf. Still, St Paul on Trial, 1923, pág. 84 e ss.). Considero, entretanto mais confiável o que aparece na abertura do evangelho de Lucas que fala de Teófilo.

Consulta:

Douglas, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, vol. II, edições Vida Nova, 1986, São Paulo, pág. 1581.