Olá Monique Aparecida Ferrreira Ribeiro, Belo Horizonte - MG

 

A pergunta que envias para o site responder, já chegaram até nós de diferentes modos. Mas a resposta não passa de uma curiosidade bíblica. Sem querer diminuir tua preocupação em conhecer estes dados.

As distâncias em Israel, e nas terras Bíblicas.

 

Para nós brasileiros acostumadas a distâncias quilométricas, ir do norte a sul do País levamos dias viajando de ônibus temos uma imensidão de território é difícil entender a realidade da pergunta. Em Israel, as distâncias são pequenas. Andar do Norte a Sul de Israel é questão de algumas horas, no máximo 300 Km.

Embora a caminhada do povo de Deus foi de quarenta anos, supõem-se, que se leve em conta o número de pessoas, o desvio por territórios que não fossem inimigos, por isso Moisés prefere a entrada na Terra Prometida pelas montanhas orientais da atual Jordânia que eram desabitadas. Mas mesmo assim 40 anos é número simbólico, isto é o tempo necessário para o povo de Deus preparar para nova realidade.

 

O trajeto via Rodoviária Cairo – Jerusalém pela faixa de Gaza é de: 430 Km.

 

Existia até pouco tempo um itinerário de ônibus de Turismo saindo de Jerusalém até Cairo, levando normalmente 12 horas, contanto com as trocas de ônibus e apresentação documentos na fronteira. Hoje este itinerário é abandonado, pois a faixa de Gaza pertence à Palestina.

O trajeto que é feito hoje é diferente, vai pela península Sináitica até Eilat, depois para Jerusalém, com horas de viagem a mais.

O primeiro roteiro, posso dizer que percorri ônibus, saindo pela manhã de Jerusalém e no início da noite estávamos entrando em Cairo.

Monique,  penso que na compreensão das distâncias, hoje e das estradas asfaltadas e dos meios de transporte, não respondem a pergunta de quantos anos é preciso para percorrer o mesmo trajeto de caminhada totalizando 430 Km. Se é o caso de andar a pé este trajeto em passo normal de 6 Km por hora, perfazendo uns 50 Km por dia se levaria uns 10 dias com as paradas. Uma diferença enorme daquela que a Bíblia nos mostra: 40 anos.

Agora, sabemos não são estes critérios que farão entender os 40 anos de caminhada do Êxodo, as distâncias como hoje são entendidas não servem para responder a questão Bíblica, servirão de curiosidade.