Olá Luis Hermógenes da Silva Baia, de São Gonçalo / RJ!

Olhando a literatura Paulina encontramos na segunda Carta de Paulo a Timóteo referências ao nome Hermógenes. Assim está: que Figelo e Hermógenes com um grupo de convertidos que localizavam-se na Ásia, abandonaram Paulo.

Este abandono gerou uma dolorosa ferida que se abriu no coração apostólico de Paulo. O conhecimento que se tem é que os cristãos da província pro consular da Ásia, na sua capital a imponente cidade marítima de Éfeso o abandonaram. A ocasião do ocorrido não conhecemos. Pode se imaginar na ocasião da prisão de Paulo em que ele tenha pedido socorro para alguns cristão de Éfeso, mas não obteve resposta. Paulo assim no momento de maior necessidade não é atendido ele que dedicou por três longos anos na evangelização da comunidade de Éfeso. Alguns comentaristas da passagem, falam que talvez seja um grupo de judeus cristão localizados em Roma (oriundos da Ásia pro consular) que viraram as costas para ele. Fato interessante é que Paulo não tem nenhuma palavra dura contra este grupo que o abandonaram.

 

Assim encontramos a passagem em II Timóteo – 1,15”

 

“15Tu sabes que todos os da Ásia me abandonaram, entre eles Figelo e Hermógenes.” (II Timóteo – 1,15) Bíblia de Jerusalém.

 

O significado do nome Hermógenes:

A origem do nome Hermógenes é Bíblico.

O significado indica alguém que é descendente de Hércules. Considerada uma pessoa atenciosa, que procura estar bem com todo mundo, mas, por tentar resolver problemas alheios, às vezes se esquece das suas próprias obrigações.

 

Consulta:

LEAL, JUAN e outros, La Sagrada Escritura, Evangelhos I, BAC Madrid, 1964, pág. 1043

VAN DEN BORN, A., Dicionário Enciclopédico da Bíblia, Vozes, Petrópolis, 1977, pág.687

DOUGLAS, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, vol. I, edições vida nova, 1986, São Paulo, pág.709-710.