Olá Ramon,

Paz  e Bem.

A sua pergunta se refere à ação de Jael, mulher de Héber, que aproveitou a oportunidade para matar o chefe do exército do rei de Canaã, Sísara, que havia se refugiado na tenda dela. Com o auxílio de um martelo ela cravou uma estaca na fronte de Sísara ( Jz 4,21). O ocorrido é narrado durante a época da liderança da juíza  Débora, quando  da luta contra o inimigo Sísara (cf. Jz 4).  Na época entendia-se que o extermínio do inimigo era a única solução.

Lembramos  que em ocasiões de aflição e perigo de extermínio dos israelitas, foram mulheres que, também, agiram com muita coragem para livrar o povo.  Citamos algumas delas: as parteiras do Egito (Sefra e Fua), a juíza Débora, Jael, e a rainha Ester. 

 A ação da rainha Ester que defendeu o povo do perigo de ser exterminado pelo rei Assuero. Sua ação corajosa ao se apresentar diante do rei, sem ter sido chamada por ele e depois em  intervir de modo muito perspicaz, reverteu o extermínio ordenado pelo rei, a pedido de Amã, cf. Est 3,7-11, para o principal opositor do povo, o próprio Amã, cf. Est 7-8. A revogação do extermínio dos israelitas é comemorada na festa do Purim, por todos os judeus, cf. Est 9,20-24.

  Judite age em defesa dos israelitas, habitantes da cidade de Betúlia, que estavam sitiados pelo exército de Holfernes, e prestes a serem exterminados. As provisões da cidade estavam escassas e a água das cisternas havia acabado. A situação era  de calamidade e de muita aflição (cf.  Jt 7,20-22). Judite se infiltra no acampamento do rei e aproveita a oportunidade quando ele estava dormindo, embriagado, e com a espada corta a cabeça dele. Para a época  não restava outra atitude a não ser acabar com a fonte do perigo para os habitantes da cidade, que era o rei Hofernes. O povo de Israel e da cidade de Betúlia lembrou a ação de Judite por muito tempo, cf. Jt 16 e em especial, Jt 16,21. O interessante é que este livro não consta da bíblia na versão prostestante, por ter sido encontrado apenas na versão grega.

Muitas outras mulheres aparecem na Bíblia realizando ações em favor da defesa do povo, assim, como hoje, também, muitas mulheres atuam nas comunidades, em grupos e projetos que procuram oferecer melhorias de vida e dignidade para as pessoas. Que Deus nos ilumine para que possamos nos engajar em atividades que sejam para o bem de todos.