Na verdade a palavra "cenáculo" não aparece na Bíblia, embora normalmente seja o termo usado, também nas traduções, para o local onde aconteceu a última ceia de Cristo com os apóstolos, na quinta-feira Santa (Marcos 14,15; Lucas 22,12)  e ainda para o lugar onde estavam reunidos os discípulos no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre eles (Atos dos Apóstolos 1,13). Nos evangelhos a palavra grega usada é "estromenon", um partícipito que indica "o quarto/sala superior". Em Atos se usa outro vocábulo (uperwon), que tem o mesmo significado da palavra usada nos evangelhos.

Cenáculo é, na verdade, uma palavra latina (Coenaculum) e basicamente indicava no mundo romano o local onde se jantava ou, de modo mais geral, o andar superior de uma casa, onde se subia através de uma escada. Era ali que se consumava a janta (coena), a principal refeição do dia, da qual participavam todos os familiares e eventuais hóspedes.

Em Jerusalém, até hoje existe um local tido como o Cenáculo, no Monte Sião, ao lado da Basílica da Dormição. Hoje o local está transformado em uma Mesquita e os cristãos têm a permissão de celebrar ali uma missa somente uma vez por ano, recordando a última ceia de Jesus.