As únicas informações, na Bíblia, sobre esses dois eventos se encontram no livro dos Atos dos Apóstolos. A ascensão de Jesus é contado a partir de Atos 1,6. Não há nenhuma menção cronológica, na narração desse evento. Diz simplesmente que foi sobre o Monte das Oliveiras.

O Pentecostes, a descido do Espírito Santo, é contado logo em seguida, em Atos 2. Nesse caso há uma indicação temporal, que ajuda a entender quando aconteceu o fato. O versículo 1 do capítulo começa assim: "Tendo-se completado o dia de Pentecostes..." Pentecostes é uma festa judaica, celebrada já no tempo de Cristo, em recordação do dom da Lei a Moisés, no Monte Sinai, celebração da Aliança entre Deus e o povo escolhido. Era celebrada 50 dias após a Páscoa. Portanto, de acordo com essa informação, podemos dizer que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos 50 dias após a morte de Cristo.

Certamente essa colocação temporal do Pentecostes tem também um valor teológico. O povo cristão agora tem uma nova lei, uma nova aliança, que é dada em Cristo, através do Espírito Santo.