Olá Elivania de Oeiras / PI!

A resposta poderia começar dizendo. Os Levitas são os descendentes de Levi, classificado como o terceiro filho do patriarca antigo testamentário Jacó. Os Levitas na origem do Povo de Deus, prestavam serviços no Tabernáculo, conforme nos narra o livro dos Números:

 

“5Iahweh falou a Moisés e disse: 6Faze chegar a tribo de Levi e põe-na à disposição de Aarão, o sacerdote: eles estarão a seu serviço. Encarregar-se-ão dos deveres que lhes pertencem, bem como dos deveres de toda a Comunidade, na Tenda da Reunião, ao ministrarem na Habitação. Cuidarão de todos os utensílios da Tenda da Reunião, e encarregar-se-ão daquilo que compete aos filhos de Israel, ao ministrarem na Habitação.” (Números 3,5-9) Bíblia de Jerusalém.

 

Na época em que Jesus exercia seu ministério os levitas trabalhavam no templo de Jerusalém com tarefas de canto e música, sendo mantidos pelo dízimo recolhido. Entre as parábolas que Jesus contou, na parábola do Bom Samaritano, aparece a figura de um levita, que se recusou a atender o homem caído a beira da estrada, que fora assaltado, por conhecer normas rituais judaicas que condenavam o contado com cadáveres. Jesus denuncia este gesto como falta de amor e ensina a misericórdia.

 

Imagem do bom Samaritano