Evangelho é uma palavra de origem grega (euangelion) que significa "boa nova", "boa notícia". Não indicava, no início os 4 livros que conhecemos hoje (Mateus, Marcos, Lucas e João) com o nome de "Evangelho", mas aquilo que contêm, a mensagem de Cristo. Evangelho, é, portanto, a própria proclamação de Jesus que anuncia o Reino de Deus e também a proclamação que aconteceu em seguida, por parte dos apóstolos: a mensagem de Cristo anunciada às nações.

Uso de "Evangelho" nos evangelhos

Já no Antigo Testamento se falava do "mensageiro da Boa notícia (Isaíras 52,7), passagem que será retomada por Jesus, quando se apresentou na sinagoga de Nazaré.

Encontramos até mesmo nos próprios textos dos evangelistas a palavra "evangelho", na boca de João Batista, por exemplo: "Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho" (Marcos 1,15)

"Evangelho" em Paulo

Nos escritos de Paulo, nas suas cartas, aparece muitas vezes esse conceito, ou seja, a mensagem de Cristo como Evangelho. Podemos ver isso claramente na carta aos Filipenses, onde em toda a carta aparece a ideia do Evangelho como Boa Notícia que é difundido na comunidade de Filipo, sublinhando a graça que lhe foi concedida para consolidar o Evangelho (Filipenses 1,7), convidando os habitantes daquela cidade a comportar-se como "citadãos dignos do Evangelho" (Filipenses 1,27).

Também na carta aos Efésios, onde se sublinha que o Evangelho é o anúncio de Cristo, transmitido aos apóstolos (veja Efésios 1,13 e 3,6).

Portanto, não há diferença entre as mensagens de Cristo anunciadas e escritas nos 4 evangelhos e a mensagem que Paulo saiu anunciando durante suas viagens, difundindo a Boa Notícia, a salvação trazida por Cristo.