Olá Elydeybson Roberth dos Santos

 

 

Além destes dois nomes conhecidos que são colocados na pergunta, Esdrelon e Jezrael, nos escritos bíblicos aparece outro nome para a famosa planície da baixa Galileia. Encontramos o nome dessa região nomeado no 2 livro das Crônicas 35,22 e em Zacarias 12,11 como Planície de Megido. A importância deste vale pantanoso, era estratégico, pois era caminho dos exércitos em seus combates, se locomovendo para o norte ou retornando para o sul. Vejamos o texto de 2 Crônicas:

 

22Mas Josias não desistiu de atacá-lo, pois estava firmemente decidido a commbatê-lo e não ouviu o que lhe dizia Necao em nome de Deus. Deu-lhe combate no vale de Meguido”

 

Outra citação a de Zacarias:

“11Naquele dia, será grande a lamentação em Jerusalém, como a lamentação de Adad-Remon, na planície de Megedon.”

 

Completando a resposta: O Vale de Jezrael

 

O Vale de Jezrael leva o nome da antiga cidade localizada em uma pequena colina com vista para a margem sul do vale.

Encontramos os primeiros escritos sobre o vale nas referências históricas das guerras de Megiddo e Kadesh, onde o Egito dos faraós tentaram subjugar os primitivos habitantes os cananeus.

No período bíblico sendo lugar de passagem de caravanas e viajantes que atravessavam à Palestina, o Vale de Jezrael foi palco de inúmeras batalhas.

Até 1949 a maioria das terras da região ainda estava em mãos de árabes, sendo a planície improdutiva por causa dos pântanos. No conflito árabe –isrelita os árabes fugiram ou foram expulsos e as aldeias destruídas. Hoje o Vale de Jezrael é uma área predominantemente judaica, com inúmeros assentamentos e moshavin. O mais antigo moshav, que foi criado em 1921.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Planicie de Jezrael / Vale de Esdrelon / Planície de Meguido

 

Minha experiência no vale de Jezrael.

 

Durante praticamente 1 ano, após a guerra do Líbano, trabalhei como voluntário e estudante de hebraico moderno, nesta região do vale de Jezrael. Dois Kibutzim me abrigaram como voluntário e estudante; Kibutz Gazin distante 5 Km de Megido e 8 Km do Monte Tabor (muitas vezes se andava a pé nestes locais nos feriados semanais), Kibbut Mishmar. Minha estadia nesta região, ajudou-me a amar mais a palavra de Deus, e entender os fatos bíblicos relacionados com este vale, e a região da Galiléia.

 

O Vale de Esdrelon

 

Este vale também é chamado de Planície de Esdrelon, sendo limitado ao sul pelos planaltos de Samaria e pelo Monte Gilboa, ao norte pela Baixa Galileia, ao oeste pela cordilheira do Monte Carmelo e ao leste pelo Vale do Jordão. Localizado no norte do país, o vale é muito fértil com chuvas estacionais o que favorece a agricultura.