Existe sim a tradição que diz que Moisés era gago. Ela deriva daquilo que se diz em Êxodo 4,10, quando Moisés encontra Deus e recebe a ordem de libertar o povo hebreu do Egito.  Moisés replica a Deus dizendo:

Perdão, meu Senhor, eu não sou um homem de falar, nem de ontem nem de anteontem, nem depois que falaste a teu servo; pois tenho a boca pesada, e pesada a língua.

Deus responde para Moisés não se preocupar, dizendo: "te indicarei o que hás de falar". Mesmo assim Moisés não se sente seguro, pedindo alguém que faça de intermediário. Deus então indica Aarão.

Tradição

Portanto, literalmente, a Bíblia não diz que Moisés era gago, mas que não tinha o dom da palavra. Apesar da falta de uma afirmação explícita da Bíblia, há muito tempo os judeus julgam Moisés como um gago. O Talmud (texto importante do judaísmo, junto com os Midrashim) diz que Moisés ficou gago porque, quando jovem no Egito, teria colocado na boca uma brasa, que deixou sua língua pesada. Conta-se que alguns do palácio do Faraó julgavam Moisés uma ameaça (lembramos que ele foi crescido no palácio do faraó) e o acusavam diante do soberano. O faraó, então, disse: façamos uma prova. Vamos dar a ele uma pepita de ouro e uma brasa, para que ele a coloque na boca. Se ele pegar a o ouro significa que é uma ameaça e se pegar a brasa quer dizer que é inofensivo. Iluminado por Deus, pegou a brasa, queimando a língua e enganando o Faraó.

Pessoas que se julgam incapazes

Para além do fato histórico, a mensagem que se transmite com esse texto é a mesma que temos em outras situações bíblicas, como na história de Davi, o filho menor, que era pastor das ovelhas, de Jeremias ("não sei falar, porque sou ainda cirança" - Jeremias 1,6) e tantas outras pessoas simples, chamadas a serem protagonistas no projeto divino. A graça de Deus supera os limites humanos. Mesmo com nossos limites, temos uma contribuição grande para dar na evangelização.