Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber mais sobre Melquisedec. Quem é ele?



  • Pergunta de Thiago Godinho Cardoso, Montes Claros
  • 63494
  • 17/08/2012
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Melquisedeque |


Melquisedec aparece 2 vezes no Antigo Testamento:
Gênesis 14,17-20: Quando Abrão voltou, depois de ter derrotado Codorlaomor e os reis aliados, o rei de Sodoma foi ao seu encontro no vale de Save, que é o vale do rei. 18 Melquisedec, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, levou pão e vinho, 19 e abençoou Abrão, dizendo: «Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra; 20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os inimigos a você». E Abrão lhe deu a décima parte de tudo.
Salmos 110,4: Javé jurou e jamais desmentirá: «Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec».

No Novo Testamento aparece na Carta aos Hebreus onde Jesus é identificado como um sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedec. Trata-se de uma clara citação do Salmo 110 (veja, por exemplo, o capítulo 7 da carta).

Além dessas passagens esse personagem aparece no livro apócrifo 2Enoch, conhecido também como Enoch Eslavo. Neste apócrifo há uma sessão que se chama “Exaltação de Melquisedec”. Nela se conta como ele nasceu de uma virgem (Sofonim), esposa de Nir, irmão de Noé. Nasceu depois que sua mãe morreu. Sentou-se na cama ao lado do corpo da mãe, e, quando nasceu, era já desenvolvido, vestido e falando bendizia ao Senhor. Havia já os vestidos do sacerdócio. 40 dias após seu nascimento o arcangelo Gabriel o leva até o Jardim do Édem, sendo salvo do dilúvio, sem ter que ir para a Arca de Noé. Talvez a frase em Hebreus 7,3 tenha esse backgroud: Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem começo nem fim de vida como o Filho de Deus, Melquisedec permanece sacerdote para sempre.

Também em Qumran, na gruta 11, foi encontrado um texto que fala de Melquisede (1Q13 - 11QMelch). Neste texto ele é visto como um ser divino a quem é dato também o títolo de Elohim. Segundo esse texto será ele que proclamará o dia da expiação e julgará os povos.

O significado do nome é muito discutido. Hebreus 7,1 diz que Melquisedec significa rei de justiça; além disso, ele é rei de Salém, isto é, «rei de paz» (o mesmo significado presente em Philo e Josefo). Em hebraico o nome é dito com duas palavras ("malki zedek"). A LXX, em grego, traz Melchisedek e a Vulgata, em latim, Melchisedeh. O significado normalmente é baseado na palavra hebraica “melek”, que significa “rei” e “tzedek” (“justo”). Essa interpretação poderia ser comprovada pelo uso em Qumran de “Melqui-resha”, que significa “rei do mal”, em oposição ao “rei justo”. Todavia em “Melki”, além do substantivo “rei” existe o pronome possessivo “meu”, que causa algum problema. Literalmente o significado é “meu rei”. Por causa disso há alguns espertos que defendem que o significado original seria “(o deus) Sedeq é meu rei”. De fato no mundo cananeu e fenício existe o deus Suduk ou Sudek.
Gênesis diz que Melquisedec era rei de Salém, que normalmente é tido como um sinônimo para Jerusalém. Contudo também aqui nem todo mundo concorda. Albright, por exemplo, diz que Salém é uma corrupção de outro original que seria “shelomo” (literalmente: “de sua paz”) e em palavras nossas significaria semplismente “rei aliado” e o texto invés daquilo que temos (Melquisedec, rei de Salém) seria: Melquisedec, rei aliado.

Outro apelativo que dá Gênesis a Melquisedec é Sacerdote de El Elion (traduzido na citação acima, da Bíblia Pastoral (também a Almeida!), como “sacerdote do Deus Altíssimo”). Em outras passagens esse título é dado a YHWH. Provavelmente, com base também numa inscrição em aramaico do oitavo século antes de Cristo, Elion era um Deus diverso da YHWH e as duas divindades foram unidas só mais tarde, pelos redatores do texto bíblico (como é o caso do deus El).

63494 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook