Melquisedec aparece 2 vezes no Antigo Testamento:
Gênesis 14,17-20: Quando Abrão voltou, depois de ter derrotado Codorlaomor e os reis aliados, o rei de Sodoma foi ao seu encontro no vale de Save, que é o vale do rei. 18 Melquisedec, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, levou pão e vinho, 19 e abençoou Abrão, dizendo: «Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra; 20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os inimigos a você». E Abrão lhe deu a décima parte de tudo.
Salmos 110,4: Javé jurou e jamais desmentirá: «Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec».

No Novo Testamento aparece na Carta aos Hebreus onde Jesus é identificado como um sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedec. Trata-se de uma clara citação do Salmo 110 (veja, por exemplo, o capítulo 7 da carta).

Além dessas passagens esse personagem aparece no livro apócrifo 2Enoch, conhecido também como Enoch Eslavo. Neste apócrifo há uma sessão que se chama �??Exaltação de Melquisedec�?�. Nela se conta como ele nasceu de uma virgem (Sofonim), esposa de Nir, irmão de Noé. Nasceu depois que sua mãe morreu. Sentou-se na cama ao lado do corpo da mãe, e, quando nasceu, era já desenvolvido, vestido e falando bendizia ao Senhor. Havia já os vestidos do sacerdócio. 40 dias após seu nascimento o arcangelo Gabriel o leva até o Jardim do �?dem, sendo salvo do dilúvio, sem ter que ir para a Arca de Noé. Talvez a frase em Hebreus 7,3 tenha esse backgroud: Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem começo nem fim de vida como o Filho de Deus, Melquisedec permanece sacerdote para sempre.

Também em Qumran, na gruta 11, foi encontrado um texto que fala de Melquisede (1Q13 - 11QMelch). Neste texto ele é visto como um ser divino a quem é dato também o títolo de Elohim. Segundo esse texto será ele que proclamará o dia da expiação e julgará os povos.

O significado do nome é muito discutido. Hebreus 7,1 diz que Melquisedec significa rei de justiça; além disso, ele é rei de Salém, isto é, «rei de paz» (o mesmo significado presente em Philo e Josefo). Em hebraico o nome é dito com duas palavras ("malki zedek"). A LXX, em grego, traz Melchisedek e a Vulgata, em latim, Melchisedeh. O significado normalmente é baseado na palavra hebraica �??melek�?�, que significa �??rei�?� e �??tzedek�?� (�??justo�?�). Essa interpretação poderia ser comprovada pelo uso em Qumran de �??Melqui-resha�?�, que significa �??rei do mal�?�, em oposição ao �??rei justo�?�. Todavia em �??Melki�?�, além do substantivo �??rei�?� existe o pronome possessivo �??meu�?�, que causa algum problema. Literalmente o significado é �??meu rei�?�. Por causa disso há alguns espertos que defendem que o significado original seria �??(o deus) Sedeq é meu rei�?�. De fato no mundo cananeu e fenício existe o deus Suduk ou Sudek.
Gênesis diz que Melquisedec era rei de Salém, que normalmente é tido como um sinônimo para Jerusalém. Contudo também aqui nem todo mundo concorda. Albright, por exemplo, diz que Salém é uma corrupção de outro original que seria �??shelomo�?� (literalmente: �??de sua paz�?�) e em palavras nossas significaria semplismente �??rei aliado�?� e o texto invés daquilo que temos (Melquisedec, rei de Salém) seria: Melquisedec, rei aliado.

Outro apelativo que dá Gênesis a Melquisedec é Sacerdote de El Elion (traduzido na citação acima, da Bíblia Pastoral (também a Almeida!), como �??sacerdote do Deus Altíssimo�?�). Em outras passagens esse título é dado a YHWH. Provavelmente, com base também numa inscrição em aramaico do oitavo século antes de Cristo, Elion era um Deus diverso da YHWH e as duas divindades foram unidas só mais tarde, pelos redatores do texto bíblico (como é o caso do deus El).