Olá Osvaldina Prezilius de Londres / Inglaterra!

 

Deixo a seguir a relação da expressão “filho do homem”, na Bíblia sagrada. A relação das citações seguem a Bíblia Almeida, podendo haver alguma diferença entre uma tradução ou outra. A expressão “filho do homem” é muito importante, revestida de senso teológico, sendo encontrada tanto no Antigo Testamento, como em varias passagens do Novo Testamento. Referem-se no Novo Testamento a Jesus Cristo Filho de Deus que toma forma e dimensão humana para salvar a humanidade. Bom estudo!

 

Relação da expresão “filho do homem” na Bíblia

 

Na pesquisa de "filho do homem" na Bíblia (Almeida Corrigida e Revisada Fiel foi encontrado a expressão em 187 versículos.

 

Nm 23,19 -         Deus não é homem, para que minta; nem filho do homemfilho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

Jó 25,6 -              E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um vermezinho!

Jó 35,8 -              A tua impiedade faria mal a outro tal como tu; e a tua justiça aproveitaria ao filho do homem.

Sl 8,4 -                 Que é o homem mortal para que te lembres dele? e ofilho do homem, para que o visites?

Sl 80,17 -             Seja a tua mão sobre o homem da tua destra, sobre o filho do homem, que fortificaste para ti.

Sl 144,3 -             Senhor, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes?

Is 51,12 -             Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?

Is 56,2 -               Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.

Ez 2,1 -                E DISSE-ME, Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.

Ez 2,3 -                E disse-me, Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia.

Ez 2,6 -                E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde.

Ez 2,8 -                Mas tu, ó filho do homem, ouve o que eu te falo, não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou.

Ez 3,1 -                DEPOIS me disse, Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel.

Ez 3,3 -                E disse-me, Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.

Ez 3,4 -                E disse-me ainda, Filho do homem, vai, entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras.

Ez 3,10 -              Disse-me mais, Filho do homem, recebe no teu coração todas as minhas palavras que te hei de dizer, e ouve-as com os teus ouvidos.

Ez 3,17 -              Filho do homem, Eu te dei por atalaia sobre à casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte.

Ez 3,25 -              E quanto a ti, ó filho do homem, eis que porão cordas sobre ti, e te ligarão com elas; não sairás, pois, ao meio deles.

Ez 4,1 -                TU, pois, ó filho do homem, toma um tijolo, e pô-lo-ás diante de ti, e grava nele a cidade de Jerusalém.

Ez 4,16 -              Disse-me ainda, Filho do homem, eis que eu quebrarei o sustento de pão em Jerusalém, e comerão o pão por peso, e com ansiedade; e a água beberão por medida, e com espanto;

Ez 5,1 -                E TU, ó filho do homem, toma uma faca afiada, como navalha de barbeiro, e a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba; então tomarás uma balança de peso, e repartirás os cabelos.

Ez 6,2 -                Filho do homem, dirige o teu rosto para os montes de Israel, e profetiza contra eles.

Ez 7,2 -                E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus acerca da terra de Israel, Vem o fim, o fim vem sobre os quatro cantos da terra.

Ez 8,5 -                E disse-me, Filho do homem, levanta agora os teus olhos para o caminho do norte. E levantei os meus olhos para o caminho do norte, e eis que ao norte da porta do altar, estava esta imagem de ciúmes na entrada.

Ez 8,6 -                E disse-me, Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas ainda tornarás a ver maiores abominações.

Ez 8,8 -                E disse-me, Filho do homem, cava agora naquela parede. E cavei na parede, e eis que havia uma porta.

Ez 8,12 -              Então me disse, Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem, O Senhor não nos vê; o Senhor abandonou a terra.

Ez 8,15 -              E disse-me, Vês isto, filho do homem? Ainda tornarás a ver abominações maiores do que estas.

Ez 8,17 -              Então me disse, Vês isto, filho do homem? Há porventura coisa mais leviana para a casa de Judá, do que tais abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz.

Ez 11,2 -              E disse-me, Filho do homem, estes são os homens que maquinam perversidade, e dão mau conselho nesta cidade.

Ez 11,4 -              Portanto, profetiza contra eles; profetiza, ó filho do homem.

Ez 11,15 -            Filho do homem, teus irmãos, sim, teus irmãos, os homens de teu parentesco, e toda a casa de Israel, todos eles são aqueles a quem os habitantes de Jerusalém disseram, Apartai-vos para longe do Senhor; esta terra nos foi dada em possessão.

Ez 12,2 -              Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque eles são casa rebelde.

Ez 12,3 -              Tu, pois, ó filho do homem, prepara mobílias para mudares, e de dia muda aos olhos deles; e do teu lugar mudarás para outro lugar aos olhos deles; bem pode ser que reparem nisso, ainda que eles são casa rebelde.

Ez 12,9 -              Filho do homem, porventura não te disse a casa de Israel, aquela casa rebelde, Que fazes tu?

Ez 12,18 -            Filho do homem, o teu pão comerás com tremor, e a tua água beberás com estremecimento e com receio.

Ez 12,22 -            Filho do homem, que provérbio é este que vós tendes na terra de Israel, dizendo, Prolongar-se-ão os dias, e perecerá toda a visão?

Ez 12,27 -            Filho do homem, eis que os da casa de Israel dizem, A visão que este tem é para muitos dias, e ele profetiza de tempos que estão longe.

Ez 13,2 -              Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que profetizam, e dize aos que só profetizam de seu coração, Ouvi a palavra do Senhor;

Ez 13,17 -            E tu, ó filho do homem, dirige o teu rosto contra as filhas do teu povo, que profetizam de seu coração, e profetiza contra elas,

Ez 14,3 -              Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos nos seus corações, e o tropeço da sua maldade puseram diante da sua face; devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles?

Ez 14,13 -            Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, se rebelando gravemente, então estenderei a minha mão contra ela, e lhe quebrarei o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e cortarei dela homens e animais.

Ez 15,2 -              Filho do homem, que mais é a árvore da videira do que qualquer outra árvore, ou do que o sarmento que está entre as árvores do bosque?

Ez 16,2 -              Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém as suas abominações.

Ez 17,2 -              Filho do homem, propõe um enigma, e profere uma parábola para com a casa de Israel.

Ez 20,3 -              Filho do homem, fala aos anciãos de Israel, e dize-lhes, Assim diz o Senhor Deus, Viestes consultar-me? Vivo eu, que não me deixarei ser consultado por vós, diz o Senhor Deus.

Ez 20,4 -              Porventura tu os julgarias, julgarias tu, ó filho do homem? Notifica-lhes as abominações de seus pais;

Ez 20,27 -            Portanto fala à casa de Israel, ó filho do homem, e dize-lhe, Assim diz o Senhor Deus, Ainda até nisto me blasfemaram vossos pais, e que procederam traiçoeiramente contra mim.

Ez 20,46 -            Filho do homem, dirige o teu rosto para o caminho do sul, e derrama as tuas palavras contra o sul, e profetiza contra o bosque do campo do sul.

Ez 21,2 -              Filho do homem, dirige o teu rosto contra Jerusalém, e derrama as tuas palavras sobre os santuários, e profetiza sobre a terra de Israel.

Ez 21,6 -              Tu, porém, ó filho do homem, suspira; suspira aos olhos deles, com quebrantamento dos teus lombos e com amargura.

Ez 21,9 -              Filho do homem, profetiza, e dize, Assim diz o Senhor, dize, A espada, a espada está afiada e polida.

Ez 21,12 -            Grita e geme, ó filho do homem, porque ela será contra o meu povo, contra todos os príncipes de Israel. Estes, juntamente com o meu povo, estão espantados com a espada; bate, pois, na tua coxa.

Ez 21,14 -            Tu, pois, ó filho do homem, profetiza e bate com as mãos uma na outra; e dobre-se a espada até a terceira vez, a espada dos mortos; ela é a espada para a grande matança, que os traspassará até o seu interior.

Ez 21,19 -            Tu, pois, ó filho do homem, propõe dois caminhos, por onde venha a espada do rei de Babilônia. Ambos procederão de uma mesma terra, e escolhe um lugar; escolhe-o no cimo do caminho da cidade.

Ez 21,28 -            E tu, ó filho do homem, profetiza, e dize, Assim diz o Senhor Deus acerca dos filhos de Amom, e acerca do seu opróbrio; dize pois, A espada, a espada está desembainhada, polida para a matança, para consumir, por estar reluzente;

Ez 22,2 -              Tu, pois, ó filho do homem, porventura julgarás, julgarás a cidade sanguinária? Faze-lhe conhecer, pois, todas as suas abominações.

Ez 22,18 -            Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escórias; todos eles são bronze, e estanho, e ferro, e chumbo no meio do forno; em escórias de prata se tornaram.

Ez 22,24 -            Filho do homem, dize-lhe, Tu és uma terra que não está purificada; e que não tem chuva no dia da indignação.

Ez 23,2 -              Filho do homem, houve duas mulheres, filhas de uma mesma mãe.

Ez 23,36 -            Disse-me ainda o Senhor, Filho do homem, porventura julgarás tu a Oolá e a Oolibá? Mostra-lhes, pois, as suas abominações.

Ez 24,2 -              Filho do homem, escreve o nome deste dia, deste mesmo dia; porque o rei de Babilônia se pôs contra Jerusalém neste mesmo dia.

Ez 24,16 -            Filho do homem, eis que, de um golpe tirarei de ti o desejo dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas.

Ez 24,25 -            E quanto a ti, filho do homem, não sucederá que no dia que eu lhes tirar a sua força, a alegria da sua glória, o desejo dos seus olhos, e o anelo de suas almas, com seus filhos e suas filhas,

Ez 25,2 -              Filho do homem, dirige o teu rosto contra os filhos de Amom, e profetiza contra eles.

Ez 26,2 -              Filho do homem, visto que Tiro disse contra Jerusalém, Ah! está quebrada a porta dos povos; virou-se para mim; eu me encherei, agora que ela está assolada;

Ez 27,2 -              Tu pois, ó filho do homem, levanta uma lamentação sobre Tiro.

Ez 28,2 -              Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro, Assim diz o Senhor Deus, Porquanto o teu coração se elevou e disseste, Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus;

Ez 28,12 -            Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe, Assim diz o Senhor Deus, Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

Ez 28,21 -            Filho do homem, dirige o teu rosto contra Sidom, e profetiza contra ela,

Ez 29,2 -              Filho do homem, dirige o teu rosto contra Faraó, rei do Egito, e profetiza contra ele e contra todo o Egito.

Ez 29,18 -            Filho do homem, Nabucodonosor, rei de Babilônia, fez com que o seu exército prestasse um grande serviço contra Tiro; toda a cabeça se tornou calva, e todo o ombro se pelou; e não houve paga de Tiro para ele, nem para o seu exército, pelo serviço que prestou contra ela.

Ez 30,2 -              Filho do homem, profetiza, e dize, Assim diz o Senhor Deus, Gemei, Ah! Aquele dia!

Ez 30,21 -            Filho do homem, eu quebrei o braço de Faraó, rei do Egito, e eis que não foi atado para se lhe aplicar remédios, nem lhe colocarão ligaduras para o atar, a fim de torná-lo forte, para pegar na espada.

Ez 31,2 -              Filho do homem, dize a Faraó, rei do Egito, e à sua multidão, A quem és semelhante na tua grandeza?

Ez 32,2 -              Filho do homem, levanta uma lamentação sobre Faraó, rei do Egito, e dize-lhe, Eras semelhante a um filho do leão entre as nações, mas tu és como uma baleia nos mares, e rompias os teus rios, e turbavas as águas com os teus pés, e pisavas os teus rios.

Ez 32,18 -            Filho do homem, pranteia sobre a multidão do Egito, e faze-a descer, a ela e às filhas das nações magníficas, às partes mais baixas da terra, juntamente com os que descem à cova.

Ez 33,2 -              Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes, Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia;

Ez 33,7 -              A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.

Ez 33,10 -            Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel, Assim falais vós, dizendo, Visto que as nossas transgressões e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como viveremos então?

Ez 33,12 -            Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo, A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e, quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar.

Ez 33,24 -            Filho do homem, os moradores destes lugares desertos da terra de Israel falam, dizendo, Abraão era um só, e possuiu esta terra; mas nós somos muitos, esta terra nos foi dada em possessão.

Ez 33,30 -            Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto às paredes e nas portas das casas; e fala um com o outro, cada um a seu irmão, dizendo, Vinde, peço-vos, e ouvi qual seja a palavra que procede do Senhor.

Ez 34,2 -              Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores, Assim diz o Senhor Deus, Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?

Ez 35,2 -              Filho do homem, dirige o teu rosto contra o monte Seir, e profetiza contra ele.

Ez 36,1 -              E TU, ó filho do homem, profetiza aos montes de Israel, e dize, Montes de Israel, ouvi a palavra do Senhor.

Ez 36,17 -            Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, então a contaminaram com os seus caminhos e com as suas ações. Como a imundícia de uma mulher em sua separação, tal era o seu caminho perante o meu rosto.

Ez 37,3 -              E me disse, Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse, Senhor Deus, tu o sabes.

Ez 37,9 -              E ele me disse, Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito, Assim diz o Senhor Deus, Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

Ez 37,11 -            Então me disse, Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem, Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.

Ez 37,16 -            Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele, Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele, Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros.

Ez 38,2 -              Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele.

Ez 38,14 -            Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue, Assim diz o Senhor Deus, Porventura não o saberás naquele dia, quando o meu povo Israel habitar em segurança?

Ez 39,1 -              TU, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra Gogue, e dize, Assim diz o Senhor Deus, Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal.

Ez 39,17 -            Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus, dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo, Ajuntai-vos e vinde, congregai-vos de toda parte para o meu sacrifício, que eu ofereci por vós, um sacrifício grande, nos montes de Israel, e comei carne e bebei sangue.

Ez 40,4 -              E disse-me o homem, Filho do homem, vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, e põe no teu coração tudo quanto eu te fizer ver; porque para to mostrar foste tu aqui trazido; anuncia, pois, à casa de Israel tudo quanto vires.

Ez 43,7 -              E disse-me, Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e os da casa de Israel não contaminarão mais o meu nome santo, nem eles nem os seus reis, com suas prostituições e com os cadáveres dos seus reis, nos seus altos,

Ez 43,10 -            Tu, pois, ó filho do homem, mostra à casa de Israel esta casa, para que se envergonhe das suas maldades, e meça o modelo.

Ez 43,18 -            E disse-me, Filho do homem, assim diz o Senhor Deus, Estes são os estatutos do altar, no dia em que o fizerem, para oferecerem sobre ele holocausto e para aspergirem sobre ele sangue.

Ez 44,5 -              E disse-me o Senhor, Filho do homem, pondera no teu coração, e vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, tudo quanto eu te disser de todos os estatutos da casa do Senhor, e de todas as suas leis; e considera no teu coração a entrada da casa, com todas as saídas do santuário.

Pesquisa de "filho do homem" na Bíblia (Almeida Corrigida e Revisada Fiel). Exibindo 101 - 150 de 187 versículos encontrados,

Ez 47,6 -              E disse-me, Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a Margem do rio.

Dan 7,13 -           Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.

Dan 8,17 -           E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse, Entende, filho do homem, porque esta visão acontecerá no fim do tempo.

Mt 8,20 -             E disse Jesus, As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Mt 9,6 -               Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico), Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

Mt 10,23 -           Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.

Mt 11,19 -           Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem, Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.

Mt 12,8 -             Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.

Mt 12,32 -           E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

Mt 12,40 -           Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

Mt 13,37 -           E ele, respondendo, disse-lhes, O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;

Mt 13,41 -           Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade.

Mt 16,13 -           E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo, Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

Mt 16,27 -           Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.

Mt 16,28 -           Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

Mt 17,9 -             E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo, A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.

Mt 17,12 -           Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.

Mt 17,22 -           Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus, O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens;

Mt 18,11 -           Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.

Mt 19,28 -           E Jesus disse-lhes, Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Mt 20,18 -           Eis que vamos para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e condená-lo-ão à morte.

Mt 20,28 -           Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Mt 24,27 -           Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.

Mt 24,30 -           Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

Mt 24,37 -           E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.

Mt 24,39 -           E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.

Mt 24,44 -           Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.

Mt 25,13 -           Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Mt 25,31 -           E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;

Mt 26,2 -             Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado.

Mt 26,24 -           Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.

Mt 26,45 -           Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes, Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores.

Mt 26,64 -           Disse-lhe Jesus, Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.

Mc 2,10 -            Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),

Mc 2,28 -            Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.

Mc 8,31 -            E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria.

Mc 8,38 -            Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

Mc 9,9 -               E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dentre os mortos.

Mc 9,12 -            E, respondendo ele, disse-lhes, Em verdade Elias virá primeiro, e todas as coisas restaurará; e, como está escrito do Filho do homem, que ele deva padecer muito e ser aviltado.

Mc 9,31 -            Porque ensinava os seus discípulos, e lhes dizia, O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e, morto ele, ressuscitará ao terceiro dia.

Mc 10,33 -          Dizendo, Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios.

Mc 10,45 -          Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

Mc 13,26 -          E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.

Mc 14,21 -          Na verdade o Filho do homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido.

Mc 14,41 -          E voltou terceira vez, e disse-lhes, Dormi agora, e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores.

Mc 14,62 -          E Jesus disse-lhe, Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu.

Lc 5,24 -              Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo, Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

Lc 6,5 -                E dizia-lhes, O Filho do homem é Senhor até do sábado.

Lc 6,22 -              Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem.

Lc 7,34 -              Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis, Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores.

Lc 9,22 -              Dizendo, É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.

Lc 9,26 -              Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.

Lc 9,44 -              Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens.

Lc 9,56 -              Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.

Lc 9,58 -              E disse-lhe Jesus, As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Lc 11,30 -            Porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração.

Lc 12,8 -              E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

Lc 12,10 -            E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado.

Lc 12,40 -            Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.

Lc 17,22 -            E disse aos discípulos, Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis.

Lc 17,24 -            Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.

Lc 17,26 -            E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.

Lc 17,30 -            Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.

Lc 18,8 -              Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?

Lc 18,31 -            E, tomando consigo os doze, disse-lhes, Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito;

Lc 19,10 -            Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Lc 21,27 -            E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.

Lc 21,36 -            Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.

Lc 22,22 -            E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído!

Lc 22,48 -            E Jesus lhe disse, Judas, com um beijo trais o Filho do homem?

Lc 22,69 -            Desde agora o Filho do homem se assentará à direita do poder de Deus.

Lc 24,7 -              Dizendo, Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite.

Jo 1,51 -              E disse-lhe, Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

Jo 3,13 -              Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

Jo 3,14 -              E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;

Jo 5,27 -              E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.

Jo 6,27 -              Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.

Jo 6,53 -              Jesus, pois, lhes disse, Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.

Jo 6,62 -              Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?

Jo 8,28 -              Disse-lhes, pois, Jesus, Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou.

Jo 12,23 -            E Jesus lhes respondeu, dizendo, É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado.

Jo 12,34 -            Respondeu-lhe a multidão, Nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu que convém que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem?

Jo 13,31 -            Tendo ele, pois, saído, disse Jesus, Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele.

Ato7,56 -             E disse, Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.

Hb 2,6 -               Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo,Que é o homem, para que dele te lembres?Ou o filho do homem, para que o visites?

Ap 1,13 -             E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.

Ap 14,14 -           E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda.