Olá Wellington de São José / SC!!

 Encontramos no livro dos Números 12,10  passagem que fala de Maria, irmã de Moisés e Aarão, que por motivos de desobediência a Deus, foi atacada pela lepra. Vejamos o texto do livro dos Números:

 

“9A ira de Iahweh se inflamou contra eles. E retirou-se e a Nuvem deixou a Tenda. E Maria tornou-se leprosa, branca como a neve. Aarão voltou-se para ela, e estava leprosa.” (Números 12,9-10) Bíblia de Jerusalém.

 

 

Quem foi Miriã (Maria)

 

 

Olhando o grupo das personagens femininas importantes que aparecem no Antigo Testamento, localizamos a personagem MIRIÃ – Irmã de Moisés e Aarão. Ela era a líder feminina que junto com o povo de Deus acompanhou a travessia do deserto. Moisés conduzia o povo, protegido e guiado por Deus e Miriã, sua irmã, demonstrou também forte liderança e resolveu fundar o “Movimento Feminista”, competindo com o irmão, por ser mais velha do que ele e ter ajudado a salvá-lo das águas do Rio Nilo, (conforme Êxodo 2,1-10). O versículo 4 indica: “De longe, uma irmã do menino observava o que lhe iria acontecer”.

Por esta atitude de rebeldia de Miriã contra o líder dos Israelitas, ela foi atacada de lepra, ficando branca como a neve conforme citação do texto. A lepra era um tremendo castigo e estigma afastando o que contraia do convívio da comunidade. Moisés teve compaixão da irmã e intercedeu por ela, Deus curou Miriã e ela ficou viva até quase o final da travessia. (Números 12)