Lucas 23 fala da paixão de Cristo, sua morte e sepultamento. O último trecho diz que José de Arimateia toma o corpo de Jesus e o coloca em um sepulcro. As mulheres que o seguiam "prepararam aromas e perfumes. E, no sábado, observaram o repouso prescrito." (Lucas 23,56). Isso mostra - e ninguém nunca colocou isto em discussão - que Jesus e aqueles que o seguiam observavam o repouso no Sábado, seguiam a prátida judaica comum em toda a região naquela época. Eram judeus, de fé judaica.

Imagino que o contexto no qual a sua pergunta nasce é um ambiente cristão que gostaria de preservar a observância da lei judaica do Sábado. Esse grupo teoricamente encontraria nesse versículo um argumento em defesa da própria convicção.

Não pretendo incriminar tal grupo de cristãos, dizendo que eles estão errados. Todavia, para nós cristãos, o dia do Senhor é historicamente o domingo, que além de englobar os conceitos presentes no Shabat judaico acrescenta também a recordação da ressurreição de Cristo.

Já nas primeiras comunidades os cristãos começaram a celebrar o domingo, deixando de lado o Sábado, como testemuham alguns trechos dos escritos do Novo Testamento.

Em linha geral, o Novo Testamento não ordena o descanso sabático. Na verdade não estabelece nenhum dia da semana específico para a adoração e culto. Apesar disso, Jesus em várias ocasiões passou por cima da lei sabática, curando enfermos e permitindo que seus discípulos colhessem espigas para comer, no dia santo (Lc 13.14; 14.1-6; Mt 12.1,10). Interrogado por isso, Ele disse: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem por causa do sábado" (Mc 2.27). Também disse: "Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor'' (Mt 12.8).

Já tratamos aqui no site amplamente sobre a questão do sábado e aqui não quero ser repetitivo. Veja a resposta da Ombretta, uma esperta em diálogo com os judeus. Sobre o papel do domingo na vida cristã, a mesma Ombretta aborda o assunto em outra resposta muito sábia.

Veja a lista de respostas sobre o sábado já postadas aqui no site