Olá Edvaldo de Limeira / SP!

Totalmente incorreto não é. Pois a ”Shekinah”, fala da presença de Deus. Sabemos muito bem que o próprio Jesus nos ensina que quando estiverem 2 ou três reunidos em seu nome ele estará ali presente. Em um culto onde as pessoas se reúnem para orar, se encontrar com Deus, ouvir a palavra de Deus, e sua explicação,  ele estará presente.

Entretanto falar em Shekinah, como presença de Deus, é um vocábulo estranho para nós, é um termo da literatura velho testamentária. Se em um culto o Pastor fala em “Shekinah”,como presença de Deus, imaginamos que ele esteja entendendo a presente, amorosa de Deus  no nosso meio que vem em nosso socorro.

A origem e a Etimologia de “Shekinah”

A palavra “Shekhinah” em sua origem no hebraico שכינה, (Pronúncia:[ʃe̞χiˈnä]) significando literalmente: assentamento, moradia ou habitação divina, encontramos com frequência na Bíblia hebraica (conf. Êxodo 40,35):

"Moisés não pôde entrar na tenda da reunião, porque a nuvem permanecia (Shakhan) sobre ela, e a glória do Senhor enchia a habitação”.(Êxodo 40,35) Bíblia de Jerusalém.

Encontramos outras passagens em Gênesis 9,27, Gênesis 14,13, Salmos 37,3, Jeremias 33,16, bem como no ritual na bênção semanal do Shabat, recitada no Templo de Jerusalém ("Ele, que faz com que o seu nome habite (shochan) nesta Casa, para habitar no meio de vocês o amor e fraternidade, paz e amizade").

A palavra “Shekinah” tem referência à glória visível de Deus morando no meio do seu povo. No Antigo Testamento este termo designa a presença esplendorosa de Deus, como vista na coluna de fogo, no Monte Sinai, ou mesmo sobre o propiciatório entre os querubins, no Tabernáculo, no Templo, etc.

Concluindo: A presença da “Shekinah”, na Bíblia

- conduzindo o povo para fora do Egito “uma coluna de nuvem e de fogo” (conf. Ex 13,21)

- cobriu o Sinai (conf. Ex 24,16)

- Deus habitava na nuvem no meio de Israel no tabernáculo (conf. Rs 40,8-13)

- encheu o tabernáculo (conf. Ex 40,34-35)

- Cristo subiu na nuvem da glória (conf. At. 1,9)

- A glória divina está presente no templo e na cidade celestial (Ap 15,8; 21,23).

-  foi vista na transfiguração de Jesus (conf. Lc 9,32

Para completar:

Para esclarecer um pouco mais veja a resposta de “Qual o significado da palavra shekinah?”

de Gérli Nunes, Canoas / RS e resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 07/11/2012

sitio no site http://www.abiblia.org/ver.php?id=5173#.UvUwVGJdWSo