O vocábulo �??Evangelho�?� é uma palavra que deriva do grego (euangelion) e literalmente significa �??boa notícia�?�. Várias vezes no Novo Testamento à palavra �??evangelho�?� se acrescenta outro substantivo que caracteriza e determina o termo �??evangelho�?�. �??Do Reino�?� é um desses substantivos. Outras vezes encontramos �??Evangelho de Jesus Cristo�?�, �??Evangelho da graça de Deus�?�, �??Evangelho de Deus�?�, �??Evangelho de seu filho�?� , �??Evangelho de Cristo�?�, �??Evangelho de paz�?�, �??Evangelho da glória de Cristo�?�, etc. Na maioria das vezes se encontra o termo Evangelho sozinho.

Para esclarecer o que se pretende dizer com �??evangelho do reino�?�, vamos tomar algumas passagens onde aparece essa frase.

Mateus 4,23: E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Mateus 9,35: E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Mateus 24,14: E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Marcos 1,14: E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,

Lucas 4,43: Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado.

Lucas 8,1: E ACONTECEU, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele.

Tomando em consideração os textos citados vemos claramente que a expressãodo Reino acrescentada à palavra �??evangelho�?� não nos permite falar de um evangelho especial, que será anunciado num tempo futuro. Trata-se sempre do mesmo evangelho, caracterizado em diferentes modos pelos autores sagrados. �? o evangelho, a boa notícia, trazida por Cristo, anunciada por ele mesmo. Tal tarefa é passada a nós todos, que temos a missão de transmitir essa notícia, a mensagem de Cristo.

Talvez aquilo que pode nos perturbar e a frase em Mateus 24,14 que diz ... e então virá o fim. Gosto de pensar o �??fim�?� como uma meta, um objetivo, uma finalidade e não como uma tragédia e muito menos como fim do mundo. O grego ajuda a sustentar essa minha idéia. De fato o termo usado por Mateus nesse versículo é telos, palavra muito bem conhecida por alguém que estudou um pouco de grego. O seu sentido é �??meta�?�, �??conclusão�?�, �??objetivo�?�, �??realização�?� e não tem nada a ver com �??fim do mundo�?�. Portanto, com a frase ... e então virá o fim o evangelista quer dizer que então, quando o Evangelho, a mensagem de Cristo, for anunciada em todo o mundo a missão está concluída, se realizou o objetivo, a missão está cumprida.

O Evangelho é sempre o mesmo, a boa nova de Cristo, em todos os tempos.