Maycon, a sua interrogação tem sido muito discutida aqui no site. Temos sublinhando como a formação que recebemos, que deriva da história da interpretação bíblica, nos influenciou de tal modo que nos fechamos à verdadeira interpretação do texto dos primeiros capítulos da Bíblia. Sinteticamente, procuramos repetir, infinita vezes, que os 11 primeiros capítulos da Bíblia não são textos históricos, no sentido de fatos acontecidos, mas leitura a posteriori da história. O povo de Israel, com o conhecimento e a fé que tem em um determinado período - provovalmente por volta do ano 500 antes de Cristo - tenta responder a questões essenciais da vida humana: 

Quem é o criador do ser humano e das coisas? Todos os seres são bons? Qual é a origem e o sentido da maldade, da doença e da morte? Qual é o destino que Deus deseja para a humanidade?

Tendo como base essa premissa, toda interrogação histórica - no sentido hodierno de história - sobre os 'fatos' narrados nos primeiros capítulos da Bíblia incorre num erro fundamental: busca-se algo que não existe! Não é correto perguntar "quantos anos tinha Adão..." Adão e Eva não são personagens históricos, mas criação literária, mitológica que transmite um ensinamento religioso que está à base da fé judaica e cristã: tudo o que existe, com o ser humano ao centro, foi criado por Deus, que fez boas todas as coisas.

Sei que não é fácil renunciar a todo o nosso background religioso, mas adquirir essa visão é uma necessidade, pois enriquece a nossa fé e nos amadurece no relacionamento com Deus. Na fé, não podemos permanecer sempre como crianças.