Na Congregação Cristã no Brasil a ceia é celebrada uma vez por ano. Nas demais igrejas a ceia é celebrada uma vez por mês. Qual o livro da bíblia que fala com clareza sobre esse assunto?

Pergunta de MARTA , Recife
Resposta de Luiz da Rosa, em 27/08/2009


Leia mais sobre Eucaristia - Ceia

A ceia celebrada pelas igrejas (a missa / eucaristia na igreja católica) é memória da última ceia celebrada por Cristo, que por sua vez era memória da ceia celebrada pelo povo de Israel na noite em que foi libertado do Egito. Portanto, celebrar a ceia, a missa, é fazer memória da Páscoa.

Da Bíblia temos somente a recomendação de Jesus que diz: “fazei isso em memória de mim” (Lucas 22,19), depois de ter celebrado a última ceia com os apóstolos. Essa é a única menção sobre a ceia presente nos evangelhos.

Conforme descreve Lucas em Atos dos Apóstolos, parece que já na primeira comunidade começou a prática da oração ligada à ceia. Diz Atos 2,42: E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. A ceia, na primeira comunidade, é chamada Ágape.

Embora as orações fossem feitas todos os dias, o domingo passou a ser, logo no início da história cristã, o dia previlegiado para a celebração, para a recordação da ressurreição. Uma fonte antiga, a Didaché, escrita no início do segundo século da era cristã, descreve detalhadamente como era celebrada a Ceia do Senhor.

Hoje cada igreja tem uma prática diferente. Na igreja católica a eucaristia (ação de graças), a missa, é celebrada todos os dias, mas de forma mais solene nos domingos.

6179 visitas

42 comentários

Postar um comentário

  • Erivaldo (Salvador) - 03/09/2014

    O Salvador disse psra comer algum Pão ?? Disse mesmo. Mad Ele mesmo não é o PÃO que desceu do Céu? ??? Porque voces Religiosos Comem Pão de D. MARIA? So invés de Comer o Verdadeiro Pão? ELE É O PÃO? PORQUE VOCES NAO FAZEM COMO MANDA?? Seus Hipócritas Religiosos.

  • Erivaldo (Salvador) - 03/09/2014

    Os Religiosos continuam com práticas Pagãs. Comer bum Pedaço dr Pão e dizer que aquilo é o corpo de Um Deus? Eu também pensava assim. Mas quando Li s Escritura e a Biblia vi que era Mentira essas Práticas Religiosas. Se o Messias diz que ad palavras Dele são Espirituais? Quatenho eu de Comer LLiteralmente? É Mentira desses Lideres Religiosos. RELIGIOSOS são Pessoas que entregam a outras a responsabilidade da sua salvação.

  • Eduardo (São Paulo) - 03/09/2014

    1 CO cap.11 vers.26 nos diz: Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Deixa bem claro que não tem data especifica, é todas as vezes!!!

  • Cesar (Sorocaba) - 16/07/2014

    a) Qual é data correta para celebrar a Ceia de Cristo? Existe realmente uma data específica para a celebração da Ceia do Senhor Jesus? Esta é uma das principais questões, relacionadas na Celebração da Ceia. A Bíblia não oferece informações suficientes? - Com certeza a Bíblia fornece informações suficientes não sendo necessário recorrer a nenhum outro documento. No segundo século d.C. e posteriormente, houve considerável diversidade e debate sobre a data em que se deve ser observada a Ceia do Senhor Jesus....

  • Cesar (Sorocaba) - 16/07/2014

    a) É preciso que a Igreja de Cristo respeite a celebração da Ceia do Senhor Jesus. Jesus não deixou a nós o direito de escolher a data da celebração da Sua Ceia nem deixou uma data, como assim desejarmos. Não há uma data específica para a celebração da Ceia estabelecida no Novo Testamento. a) A Páscoa judaica era um «memorial»: O dia da Páscoa passou a ser o aniversário da redenção dos filhos de Israel da escravidão egípcia e do livramento de seus primogênitos, quando o Senhor Jeová feriu os primogênitos dos ...

  • Mário Miguel (Luanda/Angola) - 16/07/2014

    Graça e paz rendemos a Deus. Ora bem muitos de nós pensamos que conhecemos a biblia mas não à entendemos, por isso DEUS disse que as coisas espirituais discirnem -se espiritualmente. Quando a biblia fala da ceia é para lembrarmos dos ultimos momento de JESUS na terra, não importa o intervalo de tempo o que é termos Cristo em nossas vidas.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 15/07/2014

    Infelizmente a Bíblia não nos diz tudo, mas basta lermos documentos cristãos antigos, como os de Inácio de Antioquia, quase contemporâneo dos Discípulos que os olhos se abrem para jamais se fecharem.

  • Anna (pirapora) - 15/07/2014

    É muito pratico, cristo morreu ressuscitou uma vez no ano,não todos os meses...kk

  • Lucia (RIO) - 25/09/2013

    Não consigo entender porque tanta discursão. A biblia é uma só e a pergunta feita também. Então respondam o que tem que ser respondido com base biblíca e acabou. Meu querido, você colocou os textos exatos que falam sobre a ceia. A biblía é clara, ela fala somente que Jesus disse para fazer em memória Dele( se unirem em comunhão e celebrar a páscoa, e o que nos lembra a páscoa? Não é a morte e ressureição de Cristo?), não falou que era semanal, mensal ou anual, o importante é lembrar do sacrifício de Cristo, no...

  • Erinaldo (Recife) - 25/09/2013

    A interpretação da ICAR é para Ela mesma: Católica, Universal. Já as dos pro-tes-tan-te é individual. Releia todos os comentários logo abaixo do meu sobre qual dia é o dia da ceia e verás que confusão de interpretação individual.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 24/09/2013

    Erinaldo vcs nunca fizeram interpretações pessoais da bíblia?Nas escrituras Maria se diz serva do Senhor,vcs veem coisas q não está escrito,mais segundo AS INTERPRETAÇÕES DA ICAR ela é MUITO MAIS,TEM PODERES iguais os DE CRISTO. A bíblia deve ser examinada,não podemos pegar pedaços e interpretá-los,devemos nos aprofundar nas escrituras e em oração.ALGUNS INTERPRETAM AS ESCRITURAS DE FORMA PESSOAL, JÁ A ICAR DIZ COISAS QUE NÃO ESTÃO NA BIBLIA, E DISTORCEM AS QUE ESTÃO.

  • Silas (Rio) - 24/09/2013

    Não adianta alerta de Pedro, de Paulo ou de quem que seja! O problema está na concepção do livro sagrado dos cristãos: não é um livro doutrinário puro. Os dogmas são apreendidos a partir de narrativas, histórias de vida, testemunhos... Ou seja, os textos demandam interpretação. Primitivamente, o papel de interprete cabia a um sacerdote; no cristianismo de hoje cada cristão pode ser seu próprio sacerdote e, em consequência, ter suas próprias interpretações. E aí, o céu não é limite... Felizmente!

  • Erinaldo (Recife) - 24/09/2013

    Resumindo todos os cometários abaixo: todos com a mesma bíblia, porem interpretações pessoal. Pedro já alertava sobre esse perigo!!!

  • Marcelo Cintra (Embu Guaçu) - 23/09/2013

    Saudações. Quantas Jesus realisou? Ele realisou apenas 1 por ano. Esta celebração foi introduzida por Jesus no dia em que morreu. Ele havia comemorado a festividade judaica da Páscoa com seus apóstolos. Aí, ele passou para eles um pouco do pão não levedado da Páscoa, dizendo: “Isto significa meu corpo que há de ser dado em vosso benefício.” A seguir, Jesus fez passar um copo de vinho, dizendo: “Este copo significa o novo pacto em virtude do meu sangue, que há de ser derramado em vosso benefício.” Ele disse t...

  • Erivaldo (Salvador) - 04/09/2013

    Jesus CELEBRA A PASCOA e a PASCOA que Jesus CELEBRA é no dia 13 de Nissan- Jesus Celebra a PASCOA e nessa CELEBRAÇÃO- QUANDO COMIA- COMIA a PASCOA então Jesus pegou o PÃO e repartiu entre os discipulos- e onde entra o suco de uva nisso- Porque ELE pegou o CÁLICE o CALICE e mandou que todos bebessem DELE- más hoje? é LITERAL? 1 Cor.10.;21- beber do CALICE do SENHOR e ser participante da MESA DO SENHOR é LITERAL? e 1 Cor.10;14-17 isto é LITERAL tambem? Mat.20;22-23, BEBER do mesmo CÁLICE de CRISTO? literal? ser BATI...

  • Ejane Ferreira Texeira (Recife) - 03/09/2013

    1 Cor 11:17 - Gustavo, Paulo falava sobre a conduta dos irmãos de Corintos, leia o verso 18 " . Porque , antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós, quando vos reuni na igreja; e eu, em parte o creio" - Alguém naquela comunidade, vendo o que acontecia quando os irmãos se juntavam para ceiar, falou a Paulo, e Paulo, mandou a carta, exortando também sobre aquela situação. A verdade é que não estava havendo união, entre aqueles irmão (19), eles traziam sua comida , comiam, fartavam-se e não deixava nada ...

  • Erivaldo (Salvador) - 03/09/2013

    Meu amigo Gustavo, não há revolta com Igreja, e nem poderia, depois eu te explico essa parte- Mensageiro de Satanás? Eu vou te perguntar o que significa comer o PÃO ou comer a CARNE DE JESUS CRISTO, e quanto a beber o seu SANGUE? Leia João.6;30-52? continue- Jo.6;53-66- Meu amigo mesmo aquelees JUDEUS discipulos, andavam com Jesus, viam os milagres e tudo mais, não entendiam as palavras de Jesus- como COMER A SUA CARNE? Eles e muitos não entenderam, poucos foram os Judeus e discipulos que ficaram ainda com Cristo, ...

  • ad (aracruz) - 02/09/2013

    A ceia é um memorial. Memorial da morte de Cristo, assim como o sábado é um memorial da criação.

  • Gustavo (Rio de Janeiro) - 02/09/2013

    Falar heresias na internet é mole Erivaldo, e tantos outros que gostam de atacar a fé dos cristãos!! Quero ver ir para a Coreia do Norte e ser queimado vivo por anunciar o Evangelho. PELA INTERNET É MAMÃO COM AÇÚCAR.

  • Gustavo (Rio de Janeiro) - 02/09/2013

    Esse Erivaldo de Salvador, das duas uma: Ou é alguém revoltado com a igreja, ou um mensageiro de satanás usado para aniquilar a fé, quanto a CEIA DO SENHOR, e causar confusão. Pelo o que eu entendi dele, ele argumenta na escritura, que o tomar a CEIA DO SENHOR, não é literalmente comer e beber (pão e vinho). Vem cá!!! Então o que o Apóstolo Paulo diz em 1ºCORÍNTIOS 11:17 a 29 pode jogar fora?? Não serve pra nada?? Então arranca da Bíblia todas as cartas de Paulo e fica só com os 4 Evangelhos, as cartas de Pedro, de...

  • Erivaldo (Salvador) - 27/06/2013

    Amigo, PASCOA "libertação" Para os Judeus, é para a IGREJA de CRISTO? Jesus não nos "LIBERTA" na PASCOA (mais uma vez, pascoa é para JUDEUS), Jesus nos "liberta" ONDE? E "liberta" de QUE? Pascoa é para quem estava no EGITO como escravo, VOCE ESTAVA no EGITO? Para com isso meu AMIGO, Voce nunca foi escravo do EGITO, vai comer? CEIA DO SENHOR- é o CORPO de Jesus Cristo que devemos comer e beber, más é LITERAL? Comendo um PEDACINHO de PÃO feito por DONA MARIA? Amigo a coisa é muito seria e é ESPIRITUAL, Sabe o que di...

  • Sérgio P. Barcelos Jr (Guaraqueçaba - Pr) - 27/06/2013

    A pascoa siginifica LIBERTAÇÃO. Quando Deus mandou mosés anunciar a praga da morte dps primogênitos no Egito Ele manda matar um cordeiro e aspergir o seu sangue nos umbrais das portas da casa dos filhos de Israel e depois cozinhar (assar até queimar "pra ficar amrga") e comer a carne. No momento em que o anjo da morte viesse a noite livraria os filhos de Israel daquele flagelo. O resto vocês sabem. Pois bem isso significa LIBERTAÇÃO. Jesus nos faz lembrar, na Páscoa O sacrifício do cordeiro o amargo da carne é o so...

  • Erivaldo (Salvador) - 26/06/2013

    Não André, Jesus é JUDEU, e ELE come a PASCOA um dia ANTES da data REAL da PASCOA judaica, Porque come ANTES? Porque Jesus não poderia comer a PASCOA no dia CERTO, pois ELE iria MORRER HORA ANTES DA VERDADEIRA PASCOA JUDAICA, Por isso JESUS antecipa, e para engano de PASTORES FALSOS, saiba que JESUS come sim, AGORA É QUE; DEPOIS de COMER A PASCOA, Jesus faz a SUA CEIA do SENHOR, agora ELE é que é o CORDEIRO para ser COMIDO-então; como os JUDEUS comem a PASCOA todos os ANOS, agora JESUS diz que os seus seguidores ta...

  • Erivaldo (Salvador) - 26/06/2013

    Meu amigo André de Menezes, amigo, nós não tomamos a SANTA CEIA, pois o que tomamos é; CEIA DO SENHOR, prezado André, quando se fala é CEIA DO SENHOR; Porque? É a CARNE de Jesus Cristo, e o sangue de JESUS que iremos comer, más isso o PROPRIO JESUS falou e não foi entendido naquela epoca, como tambem os PSEUDOS-PASTORES não entendem o que significa COMER e BEBER a CEIA DO SENHOR, todos a fazem LITERALMENTE, comendo um pedacinho de PÃO e um copinho de SUCO de UVA? E chamam isso de CEIA? Jesus explica que devemos com...

  • andré de menezes (joão pessoa) - 25/06/2013

    nós tomamos a santa ceia ,para relembrar a morte de Jesus e o seu sacrificio por nos ,Depois que Jesus comeu do Pão e do vinho el disse que so comeriamos do fruto da vide com ele nos céus ,o fruto da vide é a páscoa ,e no ,e apáscolugar da páscoa ele instruiu a santa ceia ,como Paulo fala em suas epístolas e a páscoa era celebrada anualmente ,assim como a santa ceia deve ser celebrada algumas igrejas tomam santa ceia uma vez por mês ,porque se as pessoas nao pagarem o dizimo nao tomam ,e outras levam a santa ceia...

  • Erivsldo (Salvador) - 22/03/2013

    O pior é que, comem PÃO e bebem suco de uva dizendo que é o corpo de Jesus, fazem isso semanalmente, por quinzenas ou todos os meses, não entendem que essa data foi determinada por JESUS? Porque Jesus escolheu justamente essa data par comemorar a PASCOA? Porque come um dia antes? Não sabem? Isso tudo não e simbolismo, é muito espiritual, mas não entendem porque? 1 Cor.1;11 Não é para comer? ou João.6;49-52-59 Jesus falou literalmente? Alguns não compreenderam, más os verdadeiros discipulos enten deram que as palavr...

  • Erivsldo (Salvador) - 22/03/2013

    Prestem atenção ao comentario de JULIO de 2012; Está correto, e dio mais que. tudo o que entra pela BOCA vai para o VENTRE e termina no VASO SOLITÁRIO, eu não vou colocar, nem mesmo simbolicamente o corpo de risto num vaso, PORQUE? O CORPO E O SANGUE que eu vou COMER VERDADEIAMENTE vai ficar é DENTRO DO MEU CORAÇÃO e não no banheiro. Pesquisem e estudem, não é o PÃO LITERAL, não é o vinho LITERAL ou MATERIAL, Pelo Amor a CRISTO essas palavras de JESUS são espirituais E ATÉ AGORA só JULIO as COMPREENDE?

  • adriana (USA) - 21/03/2013

    Infelizmente as pessoas que respondem as duvidas sinceras dos leitores nao tem muita base biblica e por isso os leitores ficam mais confusos ainda ou aprendem errado. Que Deus de graca ao povo dele, porque como diz em Oseias 4.6: "O meu povo foi destruido porque lhe faltou conhecimento", assim esta o povo hoje.

  • Deseree Silva Carneiro (Boa vista-RR) - 21/03/2013

    Penso q quem acredita realmente em Deus não é a quantidade de ceias q se faz; basta olharmos ao nosso redor Ele esta em td e em todas as coisas, o importante é q lembremos sempre dEle e em todos os momentos. Q a Paz esteja convosco.

  • Ariston Magalhães Santos Junior (São Sebastião - DF) - 29/09/2012

    14 de Abib ou Nisã, Seia completa tem que ser na mesa, com pão sem fermendo, vinho e lava pés, se tirar algum elemento não ta completa.

  • Julio (Ijuí) - 21/09/2012

    "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito Santo, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido." I Cor. 2:14, 15. Entendo que a Ceia da qual nos foi ensinada é um principio de compartilhar algo com alguem, ou seja, o PÃO VIVO! Não algo fisico, mas sim espiritual! “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a ...

  • jairo maximo de souza (ji parana) - 09/09/2012

    quando um filho da gente morre lembramos dele quase que todos os dia porque que jesus devemos ser diferente se ele falou em (lucas 22.19)fazei isso em memoria de min porque noa devemos lembrar dele

  • Adriano (Imbituba) - 19/06/2012

    Jesus não disse especificamente com que freqüência deveria ser celebrada. Disse simplesmente: “Persisti em fazer isso em memória de mim.” (Lucas 22:19) Paulo disse: “Pois, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este copo, estais proclamando a morte do Senhor, até que ele chegue.” (1ª Coríntios 11:26) “Todas as vezes” não significa forçosamente muitas vezes por ano; pode significar anualmente por um período de muitos anos. Se alguém fosse comemorar um evento importante, como um aniversário de casamento, ou ...

  • Sergio Adriano Heib (São Paulo-SP) - 04/04/2010

    Gostaria de saudar a todos os irmãos, independentemente das denominações em que congregam; quanto ao assunto, gostaria de lembrar a todos que dissenções à respeito da doutrina só leva a mais dissoluções, e isso é que o inimigo das nossas almas quer.Lembrai-vos dos ensinamentos do Nosso Senhor Jesus Cristo, "àquele que Comigo não ajunta, espalha" e "quem não é contra nós, é por nós".Irmãos nos apartemos das teorias humanas e das ciladas de satanás; esqueçamos as vaidades da carne e clamemos a Deus para viver em paz ...

  • CLAUDIA FERNANDES (TABAPORA .MT ) - 29/03/2010

    SOMENTE QUEM E BATIZADOS QUE PODE TOMAR A SANTA CEIA.

  • JESSICA FERNANDA (TABAPORA .MT) - 29/03/2010

    QUANDO SOMOS BATIZADOS PELAS AGUAS DO SANTO BASTIMO NOS NASCEMOS NOVAMENTE, E A CEIA AJUDA NOS DA CONTINUIDADE A ESSA VIDA...

  • Rubens Colli (Jandira - São Paulo) - 04/03/2010

    Sobre a celebração da Ceia do Senhor. Em 1ª Coríntios cap. 11 e os versos 23 a 25, fala sobre a Ceia do Senhor, é importante observar que é o próprio Jesus que está falando: “Vazeis isto todas as vezes que beberdes em memória de mim”. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.(verso 26). Portanto todas as vezes que participamos da Ceia do Senhor estamos fazendo duas proclamações que é a Morte do Senhor e a sua volta eminente. Dessa forma penso qu...

  • Ricardo Azevedo (Santo André) - 15/01/2010

    O sr. Ocimar Lucato, sem conhecimento, disse "Não acho correto dar a ceia apenas na pascoa, como pratica a congreção cristã. A ceia é um ato que deve ser praticado por todos e a qualquer momento". Procure saber sobre a liturgia da CCB. Temos o direito de participar da Santa Ceia uma vez do ano, porém não é somente na Páscoa. Há uma relação de datas que geralmente começam em março e vai até agosto. Para os que não puderam participar da Santa Ceia na sua comum-congregação, pode-se tomar em outra CCB ou nas Santas Ce...

  • kedma (Manaus) - 24/12/2009

    Quando somos batizado nas aguas nascemos de novo e quando tomamos a ceia damos continuidade a essa nova vida, quando paramos de ceiar eu saio da vida nova ok.

  • ismael (lourdes) - 05/12/2009

    a graça de jesus é que todas penssoas intenda que a biblia o que esta escrito nao sao palavraS VASIAS, JESUS NA ULTIMA CEIA ELE DISSE: FAÇA ISTO EM MEMÓRIA DE MIM, MAS ELE MORREU UMA SÓ VEZ NO ANO, COMO PODEMOS SIBOLIZAR UMA COISA QUE ACONTECEU UMA VEZ TODAS SEMANA? PORQUE QUEM TEM ELE NO CORAÇAO JA ANDA COM ELE TODOS OS MOMENTOS...

  • guimaraes (brusque) - 10/10/2009

    ooooomeu irmão a ceia ela nos da força para caminhar, cada vez que participamos do pão e do vinho, estamos renovando nossas forças,isso é quando participamos dignamente sem pecado,porque se tens pecado não participa,a ceia é muito inportante para o crente em deus,paz do senhor.ipda

  • Ocimar Lucato (São Paulo) - 28/09/2009

    Não acho correto dar a ceia apenas na pascoa, como pratica a congreção cristã. A ceia é um ato que deve ser praticado por todos e a qualquer momento, pois Jesus disse em João 6:35 - Eu sou o pão da vida, aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Ele afirma que aquele que o busca e crê Nele nunda terá fomo ou sede. Sendo assim, não podemos ceiar com Jesus somente na Pascoa. Deus abençoe a todos. A Paz do Senhor. Igreja Pentecostal Jesus Vem e Vencemos Pela Fé