Olá Walyson de Souza de Belo Horizonte / MG!

 

Muito já foi escrito sobre esta personagem feminina que aparece no Antigo Testamento. Mas nada de bom foi escrito, sabemos seu fim trágico sendo jogada das muralhas da cidade e devorada pelos cães. Sem dúvida foi uma figura de má índole, afastada de Deus. Dos escritos que encontramos resumimos algumas características mais importantes desta personagem.

 

Quem é Jezabel?

 

Jezabel é tida como a pior figura de mulher no Antigo Testamento. Era esposa do rei Acabe. Era de origem Siro-Fenícia, nascida na cidade de Tiro/Sidom, trouxe pra Israel praticas pagãs que desagradaram a Deus.

 

Eis aqui algumas características.

 

As pessoas fortemente influenciadas pelo espírito de Jezabel apresentarão muitas destas características, num momento ou outro, sem obedecer a ordem descrita. Aparecendo uma característica não indica que alguém tenha o espírito de Jezabel. Pode significar apenas que a pessoa é emocional e espiritualmente imatura.

 

1- Indivíduos ameaçados pelos profetas tentam controlar os que se movem na esfera profética.

 

2- Aproximam-se dos responsáveis da igreja descobrindo seus pontos fracos a fim de dominá-los. Seu objetivo final é governar toda igreja.

 

3- Querem o reconhecimento do responsável pela Igreja formando associações estratégicas com pessoas que são reconhecidas como espirituais e têm influência na Igreja.

 

4- Com aparência espiritual, manipulam as coisas e buscando tirar vantagem. Tem sonhos e visões provenientes de sua própria imaginação.

 

5- Recebendo reconhecimento responde com falsa humildade.

 

6- No confronto, de ideias se colocam na defensiva. Justificam-se dizendo: "Estou obedecendo a Deus".

 

7- Recebendo revelações espirituais sobre o governo da igreja, não buscam as autoridades. Sua opinião pessoal muitas vezes se torna a "última palavra” se sentem superiores aos responsáveis pela igreja.

 

8- Aproximam-se de outros parecendo fazer "discípulos" precisando afirmação de seus seguidores.

 

9- Preferem orar pelas pessoas em particular para que suas revelações e falsas "profecias" não sejam questionadas.

 

10- Buscando o controle, ele reúne as pessoas e procuram ensiná-las apresentando "doutrinas" que não possuem fundamentos na palavra de Deus.

 

11- Enganando os outros com profecias carnais e falando só aquilo que as pessoas gostam de ouvir, querem ter credibilidade perante todos.

 

12 Cultivam a imposição de mãos como um princípio bíblico.

No entanto, seu toque transmite maldição. Em vez de uma benção santa.

 

13- Desejam serem vistos como as pessoas mais espirituais da igreja. Podem ser os primeiros a chorar, clamar, etc, afirmando estarem recebendo uma carga de Deus.

 

14 Tem vida familiar turbulenta. Tem tendência de dominar todos os membros de sua casa.

 

Fonte:

JACKSON, JOHN PAUL, "Desmascarando o espírito de JEZABEL, Como evitar divisão em sua igreja", editora Danprewan, 2003.