A dracma é uma moeda e a imagem da dracma perdida é uma imagem que aparece no contexto das parábolas de Jesus, em Lucas 15,8-10:

Qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Uma parábola de Jesus

Uma parábola é uma historinha inventada, através da qual Jesus transmite a sua mensagem. A dracma é uma moeda. E a história de Jesus conta que uma mulher tinha 10 moedas; era tudo o que possuía. Perder 10% daquilo que havia seria muito grave. Por isso busca com afinco o que perdeu. E quando encontra, se enche de alegria, condividindo-a com as pessoas que conhece.

Parábola da misericódia

Essa parábola da dracma perdida é contada junto com outras duas: a ovelha perdida e o filho pródigo, sempre em Lucas 15. As três parábolas são definidas como "parábolas da misericórdia", pois o tema central delas é a misericórdia de Deus em relação ao pecador que se arrepende e volta à casa.

A dracma perdida é um pecador, que representa muito para Deus. Deus o busca, o procura, querendo acolhê-lho novamente no seu meio. Mesmo o pecador faz parte do tesouro de Deus, e enquanto há pecadores, Deus não se conforma, não está contente. Espera, com ânsia a sua volta.

Sobretudo na parábola do Filho Pródigo, aparece evidente que tudo depende da contrição e conversão do pecador. Deus espera de braços abertos, mas é o pecador que precisa ser protagonista.

O apelo de Cristo é que não sejamos moedas perdidas, mas que façamos parte do tesouro de Deus.