Uma janela sobre o mundo bíblico

Onde os discípulos de Jesus foram chamados de cristãos pela primeira vez?



  • Pergunta de Edila, Recife
  • 29953
  • 63
  • 26/01/2014
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Antioquia Discípulo


Essa informação é dada pelo livro dos Atos dos Apóstolos em 11,16: 

E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

A vida cristã deve muito à essa cidade, que pouco conhecemos. Logo no início do cristianismo, com a perseguição, muitos fugiram para Antioquia, hoje chamada de Antakya, cidade que conta com cerca de 100 mil habitantes, localizada na Turquia. Leia com atenção o Atos 11, onde a cidade é mencionada 6 vezes. No tempo do Novo Testamento, era a terceira cidade do Império Romano, depois de Roma e Alexandria, Foi um local muito importante para o desenvolvimento do cristianismo. Há 3 elementos que caracterizam essa importância.

1. Lá os seguidores de Cristo foram chamados, pela primeira vez, de "cristãos".

2. A evangelização teve um grande impulso a partir dessa cidade. O capítulo 11 dos Atos dos Apóstolos contam que alguns cristãos "começaram a falar também com os gregos" (versículo 20). Mais tarde, poderíamos inclusive dizer que dali partiu uma evangelização planificada, quando missionários partiam de Antioquia para funcar outras igrejas em outras regiões (Atos 13,2 seguintes) e, em seguida, voltavam à Antioquia (Atos 14,26). Missionários importantes que passaram pela cidade são Pedro, Barnabé, Paulo, João Marcos, tito, Agabo e, provavelmente, Lucas.

3. Foi um lugar importante para a primeira literatura cristã. Na cidade foram escritos, provavelmente o Evangelho de Mateus e a Didaqué, um escrito importante dos primeiros cristãos. Inácio de Antioquia, bispo da cidade a cerca de 100 anos da morte de Cristo, escreveu 7 cartas a comunidades cristãs da época (Éfeso, Felipe, roma...) e a pessoas (Policarpo).

Abaixo encontra um mapa com a localização da cidade de Antioquia.

29953 visitas



63 comentários

Postar um comentário

  • Eddie (Itabatan) - 18/05/2015

    ...não você Pobre Homem...Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 18/05/2015

    Uma das minha funções como Cristão está em simplesmente orar pelo meu próximo, seja ele justo ou ímpio, cristão ou não cristão, pois como manda a Palavra só quem fará juízo a todos é o nosso Senhor Jesus e somente ele separará um do outro no seu Grande Dia...Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 18/05/2015

    O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para qu... Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 18/05/2015

    Portanto Pobre Homem falando do joio e do trigo, atente-se a essa parábola, se quiser lê-la é óbvio...Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 18/05/2015

    Por isso digo que suas ideias sem noção é um meteoro em rota de colisão com os néscios na fé, trazendo não só prejuízos aos demais como a si próprio ( você também dará conta de seus ensinos ao Mestre e Juiz naquele dia) - como havia te dito antes e outras ocasiões, combatemos sim a religiosidade corrupta e hipócrita e vivamos o Evangelho da Graça e chega de ventos de doutrina como essas aí que tu pregas...Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 18/05/2015

    O seu problema está em ver o lado ruim, o joio para ser mais exato – aproveitando da situação como aqueles algozes (Judeus e Romanos) que perseguiam os eleitos a coroa de vida eterna, e hoje satanizando as instituições cristãs por alguns ensinos e posturas antibíblicas de alguns lideres. Por décadas, séculos e milênios o Inimigo tem investido de varias formas com o propósito de dividir, desorientar e contender os eleitos entre si – as suas maneiras Pobre Homem não é diferente, pois tem buscado através de algumas ve... Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 18/05/2015

    Relatos contados em registros históricos anterior a Constantino apontam sobre cristãos que na surdina realizavam suas reuniões e mesmo assim os algozes do inimigo utilizavam certa ocasião chegando acusar de Motim para com o Estado e de atos aberráveis pelo simples fato daqueles cristãos utilizarem o ósculo santo para se saudarem (homem com homem e mulher com mulher)...Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 18/05/2015

    Por sua vez como lemos, o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em nenhum momento sugeriu ou deu uma ordem expressa quanto a construção de templos ou sinagogas, mais em nenhum momento nas Escrituras ele a desqualificou. Professar a Fé em Cristo naqueles dias era punido com a morte, imagina levantar uma Casa de Oração as claras para realizar suas reuniões em particular. Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 18/05/2015

    Infelizmente não existe uma Instituição Perfeita (admitimos!), porque esta é formada por seres humanos dos quais enquanto viverem estarão propensos ao pecado - e aí que rendemos Graças a Deus que em sua misericórdia enviaste a teu Filho para a nossa Redenção, Perfeição e Salvação. Tratando sobre a Igreja Institucional esta é fruto de uma liberdade que outrora nos primórdios da era Cristã era vetada , pois professar sua fé em Cristo Jesus era proibida pela Oposição Judaica e a Legislação do Império Romano. Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 18/05/2015

    Então quer dizer que agora o Pobre Homem é o Acusador – Melhor, quem lhe deu o direito de tirar-me a Graça de Deus? Seus argumentos são pútridos, incoerentes e desvairados... Já não basta certas lideranças eclesiásticas causarem danos a Igreja de Cristo e vem você assumindo a mesma postura radical e inconsequente... Pobre Homem, continuemos a orar por essa criança...Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 17/05/2015

    Eddie contra va tua pessoa nada tenho e nem posso. Quando o Messias Xingava as PESSOAS ( JUDEUS ) RELIGIOSOS não era contra a pessoa e sim o que elas defendiam -RELIGIAO na forma da Lei. Eddie você hoje está defendendo as mesmas RELIGIOSIDADES dos Judeus e com complementos dos Romanos. Eddie você PERDEU A GRAÇA DE DEUS. E porque digo isso? ? Eddie quando você faz o uso de TODA ou QUALQUER Prática de qualquer RELIGIAO você ANULA o SACRIFICIO do Messias. Eddie o nosso SALVADOR ACABOU com aquela RELIGIAO JUDAI... Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 17/05/2015

    Eddie o meu objetivo não foi em te ofender, peço perdão. Não te chamo de Desgraça. O que eu coloca está direcionado " aos DESGRACADOS RELIGIOSOS- QUEM SÃO ESTES? ? Eddie não é você cara. Eddie você é VÍTIMA meu amado e não o ALGOZ. ESSAS DESGRACAS RELIGIOSAS não estão aqui e nem vão estar. Eddie vou te perguntar o seguinte -Para o Luciano ser Salvo é necessário ele fazer parte de qual ORGANIZACAO RELIGIOSA?? Eddie você não tem condições de responder porquê? ? Só te Ensinaram Mentiras. Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 17/05/2015

    *Relembrando seus xingamentos também a minha pessoa: sua desgraça, seu idiota, seu imbecil, seu jumento, seu babaca ou as sugestivas como Seu filho de uma (!!!)...você pode nos provar nas Escrituras que essas maneiras são dignas de um Verdadeiro e Autentico Cristão, ou Seguidor do Filho de Deus? Se for nos prove Pobre Homem...Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 17/05/2015

    Discordar de uma ideia ou opinião é normal, agora quando você utiliza palavras de baixo calão simplesmente por não ser a favor delas é anticristão é contrario as palavras do Messias, porque quem ama seu irmão não o trata de forma leviana.Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 17/05/2015

    Pobre homem, o seu problema não esta em só discordar de nossas ideias, mas nos ofender com seu vocabulário de chulidades simplesmente por não ser a favor delas – é aí que reside a discórdia, a contenda e a duvida por ver o testemunho de quem diz seguir verdadeiramente os ensinamentos do Mestre. Cristo nos ensinou a amarmos, a nos respeitarmos e não maltratarmos uns aos outros como você o faz. Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 17/05/2015

    Eddie servir à Jesus como?? Indo ao Templo Religioso? ? Eddie a Igreja Católica Romana tinha essa filosofia - " FORA da IGREJA não há SALVAÇÃO "" Tá vendo o que você tá fazendo comigo? ?? Fora da CONGREGACAO não posso servir ao Jesus- você afirma que a minha fé é Isolada? ? O que é uma fé Coletiva? ?? Só quando estamos juntos? ??? Eddie vai rever p que você aprendeu dos PASTORES etc... os discípulos só possuíam fé quando se reuniam? ? Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 17/05/2015

    Eddie me fala se Toda não é Oriunda de UMA DIVISÃO? ? PRIMEIRO Constantino Funda a Religião Romana e agora Eddie? ? Essas outras partem da Onde? ? Não há uma Religião Fundada por Messias. Qual? ? Eddie me Responda quem fundou todas essas Organizações Religiosas? ?? São tantas que Ultrapassam os 30 mil e aí Eddie onde é que está essa Divisão? ?? A divisão é onde você Congrega e faz algum CULTO À SATANÁS . Porque Adora ou Cultuar ao Pai é No espírito e aí? ? VOCÊ FAZ CULTOS DE ADORAÇÃO AO SEU DEUS?? SE FAZ ... Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 17/05/2015

    Eddie discordar das tuas idéias religiosas não são ofensas pessoas. Obrigado por me chamar de "Pobre homem " já te falei que vindo de você Religioso é um enorme elogio. Agradeço. Discordo também na questão congregacional. Temos a mesma fé e essa fé é no Filho que foi enviado pelo Criador então somos já por si e tão somente CONGREGACIONADOS. O Sha'ul diz isso Eddie " ... embora ausente no corpo mas presente no Espírito " o Paulo e os verdadeiros seguidores estão CONGREGACIONADOS sim senhor nessas coisas os ... Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 17/05/2015

    Como já te disse outras vezes em outras ocasiões... Combatemos a uma religiosidade hipócrita, e chega de ventos de doutrinas como a que tu pregas, porque divisão é o que mais tem surgido desde então, sem falar de falsos mestres... Pobre Homem...Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 17/05/2015

    E depois a minha fé está em “Jesus Cristo” o Filho de Deus ao qual tanto blasfema e repudia, onde creio que não servimos ao mesmo Senhor. Pois o meu conceito cristão é coletivo, congregacional, união entre os chamados ao contrario de você que prega Isolamento, Individualidade, Grosseria, Chulidade, Hipocrisia sem falar de ensinos que beiram a mais heresias em solo Cristão...Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 17/05/2015

    O Pobre homem diz amar o seu próximo? Desconheço essa maneira desequilibrada de amar - estranho tal sentimento doentio que você possui, as vezes parece até um indivíduo que sofre de transtorno bipolar. Pois bem, discordarmos de pontos de vistas não nos da o direito de ofender, maltratar e humilhar o nosso próximo, pois quem realmente tem a Caridade não trata o seu próximo inconvenientemente ou levianamente como você o faz. Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 16/05/2015

    Eddie eu te amo cara. Você me fez o melhor elogioy da minha vida. Eddie me chamou de " pobre homem " ?? Que maravilha Eddie, obrigado cara. Seguiru ao Messias e receber um Elogio desses não é para qualquer um. Estou feliz Eddie. Me responda se a tua fé é no Messias? ? Se for então não estou isolado pois compartilhamos da mesma fé rsssssssssss.Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 16/05/2015

    Você tá correto " não existe comunidade isolada " más Rogério quem te falou de Comunidade Isolada aqui? ?? Tá mentindo Rogério? ? Falei apenas que Não havia Igrejas na forma das de hoje e que havia era Comunidades do Messias. Quem coloca Igreja e vindo com PLACAS ??? FOI CONSTANTINO. Rogério me fala o Nome de uma Igreja que o Paulo era o seu Líder? ? Não vai me responder né Rogério. rssssssssDenunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 16/05/2015

    Rogério se havia uma organização Religiosa como as de hoje então você vai me falar agora qual era o Nome dessa Organização Religiosa? ?? Rogério se era para fazer Cultos a Deus então me responda Rogerio o seguinte : onde está Escrito que o Pedro ia Cultuar a Deus no Templo ?? Onde esta escrito que o Jesus OROU ao Pai dentro do Templo??Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 16/05/2015

    Flávio você esqueceu de um Patio e esse era sagrado e nem os Discípulos entram nele. O Pátio dos Sacerdotes e que dava acesso ao Santuário. Flávio se eu estiver errado me corrija - Pátio dos Sacerdotes e nesse Pátio o Messias também não Entrou. Flávio Jesus não passou daquele Pátio comum aos Judeus. Pátios Sagrados é o dos Sacerdotes. Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 16/05/2015

    Eddie a tua fé é no Messias? A minha também. Se a tua fé é em uma pessoa então eu te pergunto o seguinte: para que te serve outro SACERDOTE na figura de um pastor ou Líder Religioso? ? Tua fé é no Messias? ? Ele é o nosso Sumo Sacerdote e você é sacerdote de si mesmo pois foi o que o Pedro disse - \" vois sóis sacerdocio santo, pedras vivas\". Sacerdote de outro homem ??? Isso é contra o Salvador pous ele há dois mil anos acabou com essa forma de se chegar a Deus \"Denunciar comentário ofensivo

  • Eddie (Itabatan) - 16/05/2015

    Rogério Dias - Petrolina. Graça e Paz. Partilho das mesmas palavras suas irmão, para com o pobre homem que se identifica como Luciano que outrora é Erivaldo, outra Geraldo e etc, etc e etc... Essa de viver uma FÉ ISOLADA envolta de um Evangelho LEVIANO - é só mais um vento de doutrina propagado por esses FALSOS MESTRES. Uma arma na mão do INIMIGO para com os néscios na fé... MISERICÓRDIA...Denunciar comentário ofensivo

  • Rogério Dias (Petrolina) - 16/05/2015

    Você se concentrou na palavra BISPO só pra não argumentar sobre os outros versos que postei. Pegue a sua bílblia que não tem a palavra "bispo" (isso não importa, a questão não é esta) e tente explicar os outros versos que postei. Também não importa se é templo, ou se é pátio, ou se é debaixo da árvore, ou na casa dos irmãos, ou no cenáculo, O QUE IMPORTA, A QUESTÃO é que se reunião, eram uma comunidade. E não existe "comunidade de pessoas isoladas entre si".Denunciar comentário ofensivo

  • Rogério Dias (Petrolina) - 16/05/2015

    Tanto faz, cara, BISPOS OU ANCIÃOS, não importa o termo que você use, não importa a tradução ou texto da sua bíblia em particular. Mais uma vez, como sempre, você se ocupou mais em OFENDER com essa língua suja e essa atitude grosseira do que explicar e esclarecer seu ponto de vista. O fato é que não viviam como indivíduos dispersos, eram organizados e tinham líderes que cuidavam destes grupos. Cristo disse que "quem comigo NÃO AJUNTA, ESPALHA." e é exatamente isso que você está propondo, a dispersão, e o isolamento... Denunciar comentário ofensivo

  • Flavio (Rio de Janeiro) - 16/05/2015

    Queridos, percebo uma discussão acirrada acerca de uma dúvida: templo ou pátio? Alguns apresentam versões diferentes e defendem templo. Outros apresentam a palavra pátio. Percebo alguns defensores do templo, da religiosidade, como se o templo fosse insubstituível. Atos 2:46 indica onde os cristãos da IGREJA PRIMITIVA se reuniam. E o pátio não era independente do templo. Ele fazia parte do templo. Veremos versões citando que Jesus saiu do templo, mas é bem provável que saiu do pátio, pois no pátio do templo é que en... Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 12/05/2015

    Roger Dias- Atos 20:28-29??? - e o versículo 29?? - " Sei que depois da minha partida Lobos cruéis surgirão do meio de vocês e eles não pouparão o rebanho "???? Rogério Ninguém quer ser o Lobo mau?? Vai te ferrar abestalhado. Na biblia que tenho em mãos não há a palavra " BISPO" e aí? ?? É você que vai falar que esta Bíblia está Errada? ? Cara vai PUXAR O SACO DO SATANÁS QUE É MAIS VANTAGEM PRA VOCÊ. "Denunciar comentário ofensivo

  • Rogério Dias (Petrolina - PE) - 12/05/2015

    3. E ainda, o que eram os BISPOS? -- (ATOS 20:28) "Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue." ---(FILIPENSES 01:1) "Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:" ---(I TIMÓTEO 03:2) "É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, ap... Denunciar comentário ofensivo

  • Rogério Dias (Petrolina - PE) - 12/05/2015

    2. E o que faziam os DIÁCONOS: (FILIPENSES 01:1) "Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos": ---(I TIMÓTEO 03:8 Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,...12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas....13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé... Denunciar comentário ofensivo

  • Rogério Dias (Petrolina - PE) - 12/05/2015

    1. Luciano, então o que eram os PREBÍTEROS ou ANCIÃOS na época: (I Pedro 5:1-4) "1 Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade;3 nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho." ----(I Timóteo 5:17,18) "17... Denunciar comentário ofensivo

  • Adailton (São José) - 12/05/2015

    Luciano (Natal), conforme o Evangelho segundo Mateus, texto grego de Wescott- Hort, 'και εισηλθεν ιησους εις το ιερον και εξεβαλεν παντας τους πωλουντας και αγοραζοντα&#... Denunciar comentário ofensivo

  • Oliveira (beja) - 12/05/2015

    Boa tarde, só uma ajuda para quem estava a procurar como eu: o correto é Atos 11:26 e nao Atos 11:16.Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 09/04/2015

    Adailton só se foi no Teu Templo -Igreja ou na Bíblia que você usa porque na Bíblia Está Colocado que o Messias entrou foi no " PÁTIO do Templo "" . No texto diz " patio" Denunciar comentário ofensivo

  • Adailton (São José) - 09/04/2015

    carla (lichinga), você está certa, ele entrou no Templo aos 12 anos, e quando expulsou os vendedores, o fez por que eles estavam no Templo, do contrário não teria ficado tão indignado, a ponto de citar Is 56,7. Também entrou no Templo em outras oportunidades.Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 09/04/2015

    Vejo aqui um monte de DOUTORES falando um Monte de Merdas que viram de outros Merdas. Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 09/04/2015

    CRISTAO SALVO - O CRIADOR NUNCA MANDOU SALOMAO CONSTRUIR TEMPLO NENHUM. ESTÊVÃO MORREU POR FALAR CONTRA A RELIGIÃO E CONTRA O TEMPLO. VAI TER VERGONHA E PARAR DE MENTIR. Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 09/04/2015

    Carla o Messias NUNCA entrou naquele TEMPLO. O MÁXIMO QUE ELE ENTRAVA ERA NO "" PATIO DO TEMPLO. ONDE É QUE SE VENDE ANIMAIS???? Só se for na tua CASA. mas sim é o que está Escrito no Texto Bíblico- PATIO do Templo. Lá só tinha os " Ladrões Assassinos"" ANAS e CAIFAS. O VERDADEIRO SACERDOTE ERA O JOÃO O BATISTA. FILHO DE ZACARIAS E LINHAGEM DE ARAO POR PARTE DE MÃE- vai estudar e aprender Carla.Denunciar comentário ofensivo

  • carla (lichinga) - 09/04/2015

    procurei aprofundar um pouco mais e vi que de facto Jesus entrou no temple sim, quando tinha 12 anos e quando expulsou os vendedores la, veja ops REZENDE E OS DEMAIS, nos livros dos evangelhos de sao Mateus 21 ver 12, Lucas 2 ver 46, Lucas 19 ver 45 e Joao 2 ver 14. que Deus nos perdoe das nossas fraquezas.Denunciar comentário ofensivo

  • carla (lichinga) - 09/04/2015

    eeh amigos, eu sou nova nessa area, mas que jesus entrou no temple isso sim, onde e que ele expulsou os vendedores, nao foi no temple, entao ele esteve deb for a, leia toda biblia nos evangelhos. que Deus tenha misericordia de nosDenunciar comentário ofensivo

  • Denis (Santos) - 04/04/2015

    Irmão, o versículo citado acima é o 26 e não 16, Deus abençoe.Denunciar comentário ofensivo

  • CRISTÃO SALVO PELA GRAÇA (MUTUM) - 08/03/2015

    É ATÉ INTERESSANTE LER COMENTÁRIOS DE PESSOAS QUE NÃO TEM CONHECIMENTO DE CAUSA... SERIA COMO EU FALAR SOBRE NATAÇÃO (NÃO TENHO COMPETÊNCIA PRA ISSO), BASTA TER O MÍNIMO DE CONHECIMENTO BÍBLICO PARA E CONTEXTUAL DE ÉPOCA DOS ESCRITOS BÍBLICOS PARA SABERMOS QUE OS CRENTES SE REUNIAM, E TEM QUE SER SIMPLISTA PARA QUERER NECESSARIAMENTE ENCONTRAR A PALAVRA TEMPLO NO NOVO TESTAMENTO, EMBORA O PRÓPRIO DEUS TIVESSE DADO UMA ORDEM EXPRESSA A ISRAEL (NAÇÃO) PARA QUE SE CONSTRUÍSSE UM (QUE FORA CONSTRUÍDO POR SALOMÃO)... UM... Denunciar comentário ofensivo

  • Ubiratan Rosa Passos (Castelo) - 28/08/2014

    É Atos 11:26, e não 11:16. Paz.Denunciar comentário ofensivo

  • Adailton (São José) - 17/02/2014

    Há vasta documentação atestando as viajens apostólicas de Paulo, Barnabé, Lucas e outros. Algunas Epístolas tem sua autoria questionada, pois estudo recentes indicam que foram escritas após a morte de Paulo, mas sugerem que foram escritos por seus discípulos, possivelmente com "anotações" de Paulo.Denunciar comentário ofensivo

  • Carlos (Palhoça) - 17/02/2014

    A existência de Paulo nunca foi colocada em dúvida. Primeira vez que ouço isso. Você queria encontrar um osso dele, fazer a pesquisa do DNA, encontrar os seus parentes? Você acha que a tradição não tem nenhum valor? Por acaso viu seu tataravô? Não escutou falar dele? Não tem fotos ou escritos dele? Isso não basta para acreditar na sua existência? A fé é particular porque é distinta da ciência. Ninguém é obrigado a ter fé, mas a grandeza das pessoas está no fato de reconhecer que há pessoas diferentes, que não pens... Denunciar comentário ofensivo

  • John (Ipatinga) - 17/02/2014

    A e tb lembrando, q ñ existe esse nome biblia na biblia, a ñ ser na capa. E q nunca foi comprovado q essas cartas foram escritas por paulo, nem mesmo se esse personagem existiu. Se ouver alguma comprovação arqueologica por favor me mandem o link. Ñ estou dizendo q ele ñ existiu, so estou dizendo q ñ tem nada q comprove a autenticidade dessas cartas, a ñ ser dedução de teologos querendo defender o q acredita, e os bobo indo atraz Sem questionar. So defendo o q de fato for comprovado com a arquelogia. Pq fé ñ s... Denunciar comentário ofensivo

  • John (Ipatinga) - 17/02/2014

    Só dando uma idéia aqui. Deem uma pesquisada com mais caltela, e vcs vão ver q esse texto, foram chamos de Cristão pela primerira vz em Antioquia, q esta em Atos 11 Foi acrescentado pela igreja catolica. Assim como varios outros textos nesse ajuntamento de livros e cartas q os religiosos chamam de biblia. Pesquisem!Denunciar comentário ofensivo

  • Rezende (Rio) - 27/01/2014

    Mentiu ou não mentiu? Ele diz que Jesus saiu do templo. Para ter saído é necessário que tenha entrado. Logo... entrou ou não entrou?Denunciar comentário ofensivo

  • Erivaldo (Salvador) - 27/01/2014

    Rezende, isso nao e falta de INTELIGENCIA, isso e uma TREMENDA IDIOTICE sua, SE VOCE QUER sacanear, EU TE DIGO QUE CONTINUA, e so isso que voce sabe fazer, sua mente de BOLHA nao consegue levar coisas referentes a que sao proposta neste BLOG, continua "e Mateus esta mentindo"? continua com suas cimenbobagens e idiotices, aqui se desfila esse tipo de pessoas que estao comen tando somente para satisfazer suas mentes doentias, ao inves de serem honesto nos seus comentarios, ficam com idiotices e bobagens, nao chegam a... Denunciar comentário ofensivo

  • Rezende (Rio) - 27/01/2014

    Entāo Mateus mentiu: Jesus não saiu do templo porque nunca entrou em um. Que coisa!Denunciar comentário ofensivo

  • Erivaldo (Salvador) - 27/01/2014

    Alexandre, seja SINCERO, e me diga que o que se pratica nessas IGREJAS vem do SALVADOR? ELE MANDOU ADORA-LO EM ALGUM TEMPLO? ELE MANDOU VOCE FREQUENTAR ALGUM TEMPLO? ELE MANDOU VOCE FAZER PARTE DE ALGUMA IGREJA? VOCE SABE QUE TUDO ISSO SAO MENTIRAS, ENTAO O QUE TEM DE RAIVOSO NISSO? VEAS PESSOAS A CHAM DE DEUS A VOCE FREQUENTAR ALGUM TEMPLO QUE ESSAS PESSOAS A CHAMAM DE "CASA DO SENHOR"? VEM DE DEUS ESSAS COISAS? O SALVADOR MANDOU VOCE OU EU OU ALGUM OUTRO SER ALGUM SACERDOTE SOBRE A SUA VERDADEIRA "casa e TEMPLO ... Denunciar comentário ofensivo

  • Erivaldo (Salvador) - 27/01/2014

    Voce tem razao ALEXANDRE reconhecer o CRIADOR e tambem AMAR AO PROXIMO DA MESMA FORMA QUE NOS AMAMOS- isso seria uma CARACTERISTICA DE UM SEGUIDOR DO SALVADOR? Alexandre se ao comentarmos de forma diferente da que voce esta acostumado seria porque alguem esta RAIVOSO? ALEXANDRE voce esta ILUDIDO COM O QUE TE ENSINARAM, E POR ISSO SEMPRE SAIRA EM DEFESA DESSES PILANTRAS, (PASTORES etc) ALEXANDRE siga o que o SALVADOR TE FALA, esqueça os ENSINAMENTOS DESSES CARAS, va para as ESCRITURAS pois voce nao e BURRO E PODE PE... Denunciar comentário ofensivo

  • Alexandre Nunes (São Luis-MA) - 27/01/2014

    muito importante e louvável compartilhar da palavra de Deus, agora tem alguns que se mostram muito enraivecidos com alguns comentários postados, acredito que isso não vem de Deus, que diz na sua palavra que uma das características cristãs é a mansidão. Denunciar comentário ofensivo

  • Erivaldo (Salvador) - 27/01/2014

    Que BIBLIA diz? amigo voce ja entendeu algo a respeito de TEMPLO? voce ja nao entende que AQUELE TEMPLO nao e o TEMPLO DE SALOMAO? rapaz, porque voce se faz de idiota? voce entende que nos textos quando fala em relaçao ao SALVADOR E AOS SEUS SEGUIDORES, a maioria das vezes que vao ao TEMPLO eles sao expulsos e presos? voce acha que se eles fosse a FAVOR DO TEMPLO estariam passando por essa situaçao? AMIGO nao se faça de TOLO, coisa que voce nao e. TEMPLO? QUAL TEMPLO? o MESSIAS e apresengtado ao PAI FORA DO TEMPLO... Denunciar comentário ofensivo

  • Rezende (Campinas) - 27/01/2014

    Mas, na bíblia diz que Jesus saiu do templo! Isso então é mentira?Denunciar comentário ofensivo

  • Erivaldo (Salvador) - 27/01/2014

    REZENDE, quando se diz TEMPLO dentro do TEMPLO- voce foi ensinado para se entender que seria DENTRO DO LOCAL ONDE SE REALIZAVA OS CULTOS DE ADORAÇAO etc. REZENDE talvez voce saiba que o SALVADOR NUNCA ENTROU NO TEMPLO NESSE LOCAL, ELE ESTAVA SEMPRE NO PATIO, NA AREA EXTERNA DO TEMPLO, POREM DENTRO DOS PORTICOS e o DE SALOMAO ERA MUITO FREQUENTADO POR TODOS, SE REUNIAM NAQUELE LOCAL, E ESSE LOCAL QUE ESSAS PESSOAS REUNIAM NAO ERA DENTRO DO TEMPLO PROPRIAMENTE DITO, FORA DO TEMPLO MAS DENTRO DESSES PORTICOS, as PESSO... Denunciar comentário ofensivo

  • Erivaldo (Salvador) - 27/01/2014

    Eu te entendo REZENDE, o SISTEMA RELIGIOSO te deixou enganado todo esse TEMPO, amigo, o SALVADOR nunca entrou no TEMPLO, para voce entender porque ELE nunca ENTROU voce precisa conhecer uma parte dessa HISTORIA, voce sabe que o SALVADOR era o CORDEIRO QUE TIRARIA O PECADO DO MUNDO, isso voce sabe, MAS EU TE PERGUNTO; QUAL DAQUELES SACERDOTES QUE APRESENTARIA ESTE CORDEIRO PARA O CRIADOR, PARA O SACRIFICIO? SERIA AQUELES DO TEMPLO? O ANAS ou o CAIFAS? TALVEZ VOCE AINDA NAO ENTENDEU QUE AQUELE TEMPLO NAO ERA O TEMPL... Denunciar comentário ofensivo

  • Rezende (Campinas) - 27/01/2014

    Mateus 24, 1 "Ora, Jesus, tendo saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos, para lhe mostrarem os edifícios do templo." Erivaldo, como Jesus pode ter saído do templo se ele, segundo você, nunca lá entrou?Denunciar comentário ofensivo

  • Erivaldo (Salvador) - 27/01/2014

    Na BIBLIA do GABRIEL, NA BIBLIA do ERIVALDO, meu amigo Gabriel, que IDIOTICE, voce ocupar este espaço para colocar ASNEIRA? Rapaz, ao inves de voce comentar sobre os topicos aqui referidos, voce fica com suas IDIOTICES, eu estou te dizendo que o SALVADOR nunca entrou no TEMPLO, esses que sao CHAMADOS de CRISTAO TAMBEM NUNCA ENTRAM NO TEMPLO, agora se voce com sua mente INSANA nao consegue entender, e muito menos tentar saber se estou falando a verdade ou nao, ai fica com BOBAGENS DE BIBLIA DO ERIVALDO, isso e de um... Denunciar comentário ofensivo

  • Gabriel (Rio) - 26/01/2014

    Bíblia do Erivaldo: "E sucedeu que todo um ano se reuniram NO PÁTIO daquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos." (Atos dos Apóstolos em 11,16:)Denunciar comentário ofensivo