Eu gostaria de saber se é proibido comer carne de porco.

Pergunta de cirliana martins, São José
Resposta de Luiz da Rosa, em 22/07/2009


Leia mais sobre Porcos

Para os cristãos não existe nenhuma lei que proibe comer carne de porco. A dúvida nasce da lei existente entre muçulmanos e judeus que proibe o uso da carne de porco (e outros animais: camelo, coelho e lebre – Veja Levíticos 11,4-7). Essa lei tem a ver com o estado de pureza. Para os judeus, só quem é puro pode se aproximar de Deus. Contudo, é importante observar que, segundo a lei de Moisés, o estado de pureza não significa necessariamente um estado moral, mas é uma situação que tem relação sobretudo com as celebrações rituais. O Corão permite, em caso de necessidade, comer carne de porco (Sura 2,173; 5,3b) e nada diz sobre carne de camelo, coelho e lebre.

Os cristãos deixaram de lado essa prática muito cedo. Há dois textos basilares que nos ajudam a compreender a visão cristã. O primeiro se encontra no evangelho de Marcos (7,14:23):
14 Em seguida, Jesus chamou de novo a multidão para perto dele e disse: «Escutem todos e compreendam: 15 o que vem de fora e entra numa pessoa, não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa é que a tornam impura. 16 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.»
17 Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18 Jesus disse: «Será que nem vocês entendem? Vocês não compreendem que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19 porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a privada?» (Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros). 20 Jesus continuou a dizer: «É o que sai da pessoa que a torna impura. 21 Pois é de dentro do coração das pessoas que saem as más intenções, como a imoralidade, roubos, 22 crimes, adultérios, ambições sem limite, maldades, malícia, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23 Todas essas coisas más saem de dentro da pessoa, e são elas que a tornam impura.»


Outro texto está em Atos dos Apóstolos 10,13-15:
No dia seguinte, enquanto eles estavam a caminho e se aproximavam da cidade, ao meio-dia Pedro subiu ao terraço para rezar. 10 Sentiu fome e quis comer; mas enquanto preparavam a comida, Pedro entrou em êxtase. 11 Viu o céu aberto e uma coisa que descia para a terra; parecia uma grande toalha sustentada pelas quatro pontas. 12 Dentro dela havia todo tipo de quadrúpedes, e também répteis da terra e aves do céu. 13 E uma voz lhe disse: «Levante-se, Pedro, mate e coma!» 14 Mas Pedro respondeu: «De modo nenhum, Senhor! Porque eu jamais comi coisa profana e impura!» 15 A voz lhe disse pela segunda vez: «Não chame de impuro o que Deus purificou.» 16 Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi recolhida ao céu.

Leia mais sobre este argumento

13310 visitas

85 comentários

Postar um comentário

  • maycon (ouro preto do oeste) - 29/10/2014

    pude perceber pelo texto e também pelos comentários que as antigas leis dadas nos livros dos pentateucos foram "abolidas". porem a bíblia diz que Deus nunca muda de ideia ou volta atrás no que diz "(Ml 3:6) Eu, o Senhor, não mudo.... ou (Nm 23:19) Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa...." então o porque das leis do antigo testamento serem criadas sera que Deus tava tirando uma com a nossa cara, não tem sentido o próprio filho do Deus vivo aboli-las se o próprio Deus a criou.

  • Gilberto Moreira (São Paulo) - 10/10/2014

    Romanos 14:17. Porque o reino de Deus não é COMIDA nem BEBIDA, mas JUSTIÇA, e PAZ e ALEGRIA no ESPÍRITO SANTO. 1 Coríntios 8:8. NÃO é a COMIDA que nos recomendará a Deus, pois NADA perderemos , se não comermos, e NADA ganharemos se comermos. Hebreus 13:20. Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com a GRAÇA e NÃO com ALIMENTOS, pois NUNCA tiveram proveito os que com isso se preocuparam. 2 Coríntios 4:18 Não atentando nós nas coisa que se veem (...

  • marcelo (rj) - 10/10/2014

    Bom a paz do Senhor a todos, muito se diz não comer carne de porco, mais comem linguiça, não comer sangue, mais amam um churrasco mal passado, não comer algo que prejudique o corpo, Templo do Espírito Santo. mais comem açúcar que é mortal. Estamos vivendo dias que precisamos é lembrar da palavra a muito esquecida. O QUE CONTAMINA O HOMEM NÃO É O QUE ENTRA E SIM O QUE SAI. COMO PODEIS JULGAR IMPURO O QUE EU PURIFIQUEI, disse o SENHOR. E ele mesmo nos orienta que não seria bom que comamos aquilo que sabemos que foi c...

  • marcelo (rj) - 10/10/2014

    Bom a paz do Senhor a todos, muito se diz não comer carne de porco, mais comem linguiça, não comer sangue, mais amam um churrasco mal passado, não comer algo que prejudique o corpo, Templo do Espírito Santo. mais comem açúcar que é mortal. Estamos vivendo dias que precisamos é lembrar da palavra a muito esquecida. O QUE CONTAMINA O HOMEM NÃO É O QUE ENTRA E SIM O QUE SAI. COMO PODEIS JULGAR IMPURO O QUE EU PURIFIQUEI, disse o SENHOR. E ele mesmo nos orienta que não seria bom que comamos aquilo que sabemos que foi c...

  • Walter Monteiro (São Paulo) - 03/10/2014

    O único ser vivo que devora o próprio corpo é o ser humano, outro é a morte portanto não vivo;Se observasse e não visse com teus próprios olhos observaria que o conselho é não coma carne do corpo, ou não destrua o templo com tagarelices e discussões infrutíferas seja ``SÁBIO´´ Realmente lhes falta discernimento e sabedoria da palavra: só para lembrar o discernimento quer dizer interesse real do conhecimento desejar de todo coração é aplicar todos recursos existente para esta realização, em Atos 10,13-15: diz ...

  • Eduardo Mollin (Porto Velho) - 03/10/2014

    Bom, conforme o comentário de algumas pessoas e também do texto descrito logo acima, que tudo que entra em nosso corpo, não faz mal, mas sim o que sai, pois é aquilo que está gravado em nossos corações e isso danifica o outro e também a mim mesmo. Posso concluir que podemos beber e comer veneno e estará tudo bem!!! Se eu estiver com cede, e tiver somente veneno em líquido, eu tendo muita fé, posso tomar este veneno e estará tudo certo...

  • Josias Lopes (BH\\MG) - 29/09/2014

    A paz do Senhor, esteja com todos Vocês. Queridos irmãos, acho que Deus nunca quis que criacemos polemicas de suas palavras, mas sim, atitudes de cada um de nós. O pentateuco, são escritas do começo, Abrão, Moises, levi, Jaco...etc. Jesus, veio para renovar estas coisas com o homem, a nova e eterna aliança. Mateus, cap. 7 v.: 1-8 deixa essa renovação clara, e é o que sabemos, hoje, o que entra na boca do homem. não faz mal, mas sim o que sai. Jesus evitou que uma mulher adultera fosse apredejada até a morte, por es...

  • DBonfim (Jaguarari) - 23/08/2014

    2. Que a preocupação não era com a saúde, basta atentar para o período geral em que o sujeito era considerado como em estado de impureza: “E quem comer do seu cadáver lavará as suas vestes, e será imundo ATÉ À TARDE; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes, e será imundo ATÉ À TARDE” (Lv 11,40). O simples tocar num animal tido como “impuro” é, para Lv, causa de impureza: “E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles estando eles mortos será imundo; seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou saco...

  • DBonfim (Jaguarari) - 23/08/2014

    1. Sr. Sidnei, não confunda as razões médicas para consumo ou não de certos alimentos, que hoje podem ter motivações higiênicas, para fins de saúde, com a real preocupação bíblica, que não era essa, mas LITÚRGICA. Pois consumir alimentos considerados “impuros” era motivo de vedação na participação das coisas sagradas (do culto), já que o puro (as coisas sagradas) não poderia ser maculado com o ingresso do que era tido como “impuro”. Tornar-se impuro, na linguagem do AT, é o mesmo que não estar apto a adentrar em re...

  • Sidinei Nascimento (Sto Antonio de Padua) - 23/08/2014

    Vejo a questão das carnes limpas e imundas da seguinte maneira: alguns animais existem na narureza mas não são próprios para consumo, são animais que pelas suas caracteristicas se alimentam de restos de alimentos para ajudar no meio ambiente, os peixes de pele se alimentam de animais mortos no mar ou nos rios, o urubu, aguia e outros animais foram criados por Deus com esse fim e ponto. Mas aí você me diz: eu não concordo isso não determina que por isso não podem ser usados como alimento e eu te pergunto o seguint...

  • heber sathler (itaperuna) - 23/07/2014

    Moisés disse: \"Não comereis porco, nem águia, nem gavião, nem corvo, nem peixe algum que não tenha escamas\". Porque ele tinha em mente três ensinamentos. Por fim, ele diz a eles no Deuteronômio: \"Exporei a esse povo as minhas decisões.\" A proibição de comer não é, portanto, mandamento de Deus, pois Moisés falava simbolicamente. Eis o significado do que ele diz sobre o \"porco\". Não te ligarás a esses homens que se assemelham aos porcos; isto é, que quando vivem na abundância, se esquecem do Senhor; mas na ne...

  • DBonfim (Jaguarari) - 10/07/2014

    2. Portanto, Gn NÃO É um livro que deu origem à fé, mas foi a fé já vivida que DEU ORIGEM a esse livro e seus relatos. De modo que outros povos não viam a questão dos animais sob uma perspectiva de “puros” ou “impuros”, simplesmente porque não eram membros da religião hebreia e nem tinham esses textos como sagrados. De modo que muitos nem tinham conhecimento dessa divisão PRÓPRIA da religião hebreia, porque não tinham contato com ela. O argumento fantasioso de que, por exemplo, a guarda do sábado passou de Adão pa...

  • DBonfim (Jaguarari) - 10/07/2014

    Todo o teu argumento se desmonta numa simples observação, que sei, o senhor não vai entender porque tua formação bíblica é literalista (mas a minha não): Gn foi escrito bem depois dos eventos que Êxodo narra. Portanto, já foi escrito no seio de uma religião. Tanto Êxodo, quanto Gênesis são leituras da história a partir da FÉ (e a fé ISRAELITA). Gn não pretende servir de informação sobre um tempo que Moisés, ou quem o escreveu não viveu. Não livros é fruto de ditado, tampouco foi escrito a partir de um telão onde p...

  • ad (aracruz) - 10/07/2014

    Pode comparar também o comer carne de porco com o comer da árvore do meio do jardim. Adão e Eva morreram por comer o fruto proibido? Não. Mas pecaram e perderam o direito a vida eterna. Da mesma forma, mesmo q comer carne de porco não mate imediatamente, vc está indo contra Deus, pecando, assim como quando conhece os mandamentos e deixa de guardar o sábado. Fique esperto aí sabichão....

  • ad (aracruz) - 10/07/2014

    DBomfim, independente do ano em que Genesis foi escrito, sua narração remete a criação, ou seja, muito antes mesmo do evento do monte Sinai, e ainda assim vemos que a lei de Deus, bem como os princípios alimentares, é anterior a Moisés (lembra que o maná não caía no sábado...). Isso acaba com sua teoria...

  • DBonfim (Jaguarari) - 10/07/2014

    2. Assim, ainda que o sujeito comesse, por exemplo, carne de porco, sua impureza era circunstancial, porque não tinha motivações sanitárias (ainda que essa carne, como todo alimento, possa oferecer riscos à saúde. Porém, não era essa a questão que se discutia acerca da “pureza” ou “impureza” dos animais). Ignora-se também, que esse conceito de pureza e impura foi sendo minado na comunidade cristã, especialmente porque o cristianismo passou a não conceber a pureza ou impureza como algo ritual, até porque deixou de ...

  • DBonfim (Jaguarari) - 10/07/2014

    1. Muitos leitores de Gn esquecem que a redação desse texto NÃO É ANTERIOR ao que podemos chamar “tempo de Moisés”. A tradição judaica, inclusive chega a atribuir esse livro a ele. De modo que, querendo ou não reconhecer o leitor, fato é que quando Gn assumiu a forma que hoje conhecemos, a religião hebréia já tinha fixado suas concepções sobre pureza e impureza. A classificação desses seres como “puros” ou “impuros” É ANTERIOR à redação do livro de Gn (que “nasce” no seio da religião hebréia). E nele, como em toda ...

  • eder ferreira (hortolandia) - 10/07/2014

    rom.14ver17 porque o reino de Deus não é comida nem bebida. 14ver.20 não destruas a obra de Deus por causa da comida .14ver.2 um crê que tudo pode comer ,mas o fraco na fé come legumes .

  • ad (aracruz) - 09/07/2014

    Bem lembrado José...em Genesis não existia lei de Moisés e Deus já fazia diferença entre animais limpos e imundos, portanto, sempre foi e sempre será proibido (para o cristão, claro) comer animais imundos, que inclui o porco, o rato, o camarão, etc; Ver LV 11

  • josé messias de carvalho (londrina, pr) - 08/07/2014

    em genesis 7,2 Deus da ordem para colocar na arca 7 casais de animais limpos e 1 casal de animais imundos, portanto nada tem a ver animais imundos com apenas judeus e sim com todos, para aqueles que acham que não é sete casais, como explicar em genesis 8,20 moises sacrica um de cada animal limpo, ora, ora, se fosse só um casal não haveria hoje animais limpos

  • Erivaldo (Salvador) - 23/04/2014

    JOAO OLIVEIRA NETO - cOLOCA NA TUA CABEÇA QUE O TEXTO DE Mat - diz que o MESSIAS veio CUMPRIR que LEI? A LEI QUE ESTA ESCRITO NOS PROFETAS, SALMOS E MOISES = ESSA FOI A LEI QUE ELE VEIO CUMPRIR, A LEI QUE FALA SOBRE A VINDA DO MESSIAS PARA NOS SALVAR, MESSIAS AINDA VIVO CONTINUA VALENDO A LEI PARA O POVO JUDEU-- MESSIAS DEPOIS DE RESSUSSCITADO? LEI MUDADA MEU AMIGO-- NOVO SACERDOTE? NOVO TEMPLO (( VOCE AGORA E O TEMPLO) TODO AQUELE RITUAL FEITO NO TEMPLO ACABA E AGORA? VOCE VAI AO TEMPLO-IGREJA FAZER O QUE? LEI MUD...

  • João Oliveira Neto (Boa Esperança) - 22/04/2014

    Em Mateus 5: 17, 18 e 19 diz que Cristo não veio para revogar a Lei ou os Profetas, mas veio para cumprir. Portanto, o Velho Testamento está em vigor. Comer carne de porco é pecado. O organismo do judeus e do cristão é diferente. Não. Jesus, Paulo e demais discípulos eram judeus, logo, nunca comeram carne de porco. Se você é um seguidor de Jesus deve praticar o que o mestre ensinou. João

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 22/02/2014

    Olá Cirliana Martins, a questão da "IMPUREZA" não se resume apenas "À CARNE DE PORCO", ou em alguns tipos de alimentos proibidos no A.T. mas abrangia mais que isso: A origem de toda a impureza procedeu “DO PECADO DE LÚCIFER” antes da fundação do mundo, quando “OS CÉUS” e boa parte dos “ANJOS” vieram a se tornar “IMPUROS” (Jó 15:15). A partir da criação do mundo, com o pecado de Adão e Eva, o homem e toda sua descendência também se tornaram “IMPURAS” (Isa. 64-6 -Rom. 5:12); e por consequência a terra toda tornou-se ...

  • abimael (fortaleza) - 21/02/2014

    O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram? Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. Jesus, porém, disse: A...

  • Arnaldo (São Paulo) - 17/12/2013

    Quanto ao porco, basta lembrar do Gênesis 9, 3-6: “Tudo o que se move e possui vida vos servirá de alimento\". Agora crueldade o que o Jesus fez com a manada de porcos naquele ritual de exorcismo: vá lá que ele não gostavo de porcos, precisava afogar os bichos?

  • Arnaldo (São Paulo) - 17/12/2013

    Se quiserem acreditar nas bobagens do Levítico, então tá! Eu prefero tratar a lepra com Rifampicina, Dapsona e Clofazimina.

  • Lígia (Rio) - 17/12/2013

    Pois é o Levítico 14 também detalha a forma de purificar a lepra (hanseníase). Vocês acham que essa receita funciona? Veja: Arrume dois pássaros. Mate um. Molhe o pássaro vivo no sangue do morto. Espirre o sangue no leproso sete vezes, e então solte o pássaro vivo no campo. Depois ache dois cordeiros e mate-os. Esfregue um pouco de seu sangue na orelha direita do paciente, no dedo polegar, e no dedo polegar do pé. Espirre óleo sete vezes e esfregue um pouco do óleo na orelha direita dele, no dedo polegar e no dedo ...

  • Wiumacy Pereira (Bocaiúva-MG) - 17/12/2013

    Levítico 11, detalha o que se deve ou não comer de toda a fauna diversificada no planeta. Isaías 66; 17 ratifica, e Jesus deixou claro na pescaria,(parábola acerca do reino dos céus) aonde os peixes bons são colocados no cesto, e os ruins (imundos) são lançados fora.

  • Celso (Rio) - 16/12/2013

    Sei não... Jesus usou os porcos para exorcizar demônios. Ele podia ter despachado os demônios direto pros quintos dos infernos; mas Jesus preferiu transferir os demônios para os porcos. Depois Jesus fez com que os porcos caíssem em um despenhadeiro. Não satisfeito, Jesus ainda afogou os bichinhos. Então uma coisa é certa: Jesus, definitivamente, não gostava de porcos!

  • Erivaldo (Salvador) - 16/12/2013

    SO NAO COMO PORQUE NAO GOSTO, proibido e deixar de comer, se eu nao como vou estar cometendo algum pecado? Onde esta escrito algoo sobre isso? Para mim o PORCO e PORCO, e sua carne e PORCA.

  • thiago (juiz de fora) - 15/12/2013

    ´´eu vou pela palavra vivo pela palavra se não é permitido comer eu não como, agora tem pessoas que poe outros assuntos para querer confundir, mas se esta escrito que não é não´´.eu particulamente não como

  • Erivaldo (Salvador) - 22/11/2013

    Faz mal nao COMER. Mas comem tudo que estao colocando na mesa, por isso ficamos comentando sobre essas questoes. SAIAM DESSE ARRAIAL RELIGIOSO E VERAO QUAL CARNE DEVEMOS COMER ou voce nao conseguem ver as PALAVRAS DO SALVADOR= "COMAM A MINHA CARNE"? Isso deveriamos comer, nao como ensinam nos TEMPLOS MITRAICOS, mas esse "DISCURSO E DURO DE OUVIR" isso ja foi dito ha SECULOS, e ainda estamos comendo essas MENTIRAS.

  • Caio (São Paulo) - 22/11/2013

    Faz bem o mineiro em não rejeitar a pururuca (exceto, talvez, por recomendação médica!) Jesus não tinha os "mineiros" no seu horizonte: Ele instruiu os apóstolos sobre como deveriam levar a cabo a obra de evangelização dos judeus (Mt 10.7-15) não dos "mineiros". Estes entraram no projeto de globalização do cristianismo proposto por Paulo e executado pelo Império. Paulo tinha de conciliar mineiros e judeus, Jesus não. Por isso ele pode sacrificar os porcos daquela forma. Duvido que tivesse utilizado os suínos se e...

  • Alex (Rio) - 22/11/2013

    2. Mais um "showzinho" alegórico apenas? Creio que não: o narrador da história deve ter tido alguma intensão ao recorrer aos suínos e não aos ovinos ou aos muares... Mas daí a deixar de apreciar um leitão à pururuca por conta desse uso que Jesus fez dos porcos é uma dúvida que um bom mineiro não teria!

  • Alex (Rio) - 22/11/2013

    Talvez Jesus tenha escolhido os pobres porcos como forma de validar a lei do Deuteronômio (Paulo, talvez, não tivesse feito isso!). De qualquer forma, fazer com que os porcos se precipitassem no despenhadeiro e morressem afogados, demonstra o total desprezo de Jesus pelos suínos! Ele poderia ter despachado os demônios diretamente para os quintos dos infernos, sem ter de recorrer ao sacrifício dos porcos. Mais um "showzinho" alegórico...

  • Sara (Rio) - 20/11/2013

    É, claro, Alex, que na questão dos porcos o próprio Jesus contribuiu com a "porcaria": lembra daquele episódio do exorcismo (acho que narrado em Marcos). Pois é, Jesus transfere o espírito impuro para quem? Pros porcos! Acho Jesus bastante VT! Paulo, ao contrário, constrói o Cristo do NT... Por isso perguntei à Gabriela se quem revogou o VT foi Jesus ou Paulo. De qualquer forma, apesar de hilário, é compreensível que um cristão, passados 2000 de teologia cristã, tenha dúvidas sobre se pode ou não comer porcos! E a ...

  • Alex (São Paulo) - 19/11/2013

    Convencer alguém de algo que está no livro sagrado pode, hoje, não nos dizer nada mais, traz dois problemas: primeiro, o da legitimidade do sacerdote que definirá o que vale e o que não vale. Segundo, o risco latente de assumir que o livro sagrado tem conteúdos com prazo de validade. Quem pode dizer o quê do Velho Testamento já caducou? Se o Velho, que nem sempre foi "velho", caducou (mesmo que parcialmente), até quando o Novo Testamento será "novo"?

  • Sara (Rio) - 19/11/2013

    Na verdade, DBonfim, gostaria de ouvir a opinião de Gabriela até para entender como ela racionaliza (?) a complexidade teológica que envolve a questão. Complexidade, aliás irredutível, posto que resultante da tentativa mal sucedida, a meu ver, de sobrepor uma tradição cultural consolidada com uma nova tradição, mas mantendo-se os registros escritos antigos (integrais) lado a lado com os novos!!! Interpretar o VT à luz do NT, à moda de Paulo? Não é funcional: os cristãos, hoje, não têm qualquer controle sobre as rei...

  • DBonfim (Jaguarari) - 19/11/2013

    2. E sobre a vigência ou revogabilidade do AT, é evidente que sob o ponto de vista teológico não se revoga conteúdo sagrado. Porém, o conjunto de normas de caráter litúrgico, civil e até penal não necessariamente se mantêm só pelo fato de haver algum registro que lhe faça menção, sobretudo porque muitas dessas normas refletem questões do tempo em que surgiram, e que hoje pode não nos dizer nada mais (como, por exemplo, a lei do cunhado, constante de Dt 25, ou a pena de morte para infração da lei...

  • DBonfim (Jaguarari) - 19/11/2013

    1. Sara, não querendo responder por Gabriela, mas tecendo algumas observações, digo que a vigência ou revogabilidade do AT é uma questão muito mais complexa do que o radicalismo de quem o rejeita por completo ou de quem quer assumir o que lhe convém supõem. Isso porque, o AT não se reduz a um conjunto de normas válidas ou não para nosso tempo, pois que seu conjunto com normas de valor até hoje, bem como de normas que não têm o menor sentido e aplicabilidade no mundo de hoje, são apenas parte de ...

  • Sara (Rio) - 19/11/2013

    Gabriela, a pergunta é: em algum lugar, no NT, está escrito: "Revoguem-se dispositivos em contrário? ou "As escrituras hebraicas estão invalidadas"? Ou seja, há, explicitamente, a declaração de revogação feita por Jesus, ou a convicção de que o VT foi revogado é apenas uma interpretação das opiniões do Paulo?

  • DBonfim (Jaguarari) - 19/11/2013

    2.

    Como nota o leitor atento, a questão envolve aptidão para o culto, não a saúde física. Tanto é verdade, que caso alguém descumprisse a regra, como se destaca em alguns casos, ao longo daquele capitulo, sua impureza cessava no final da tarde, isto é, no dia seguinte, o sujeito era considerado puro novamente.

    Que a questão era ritual, isso fica evidente quando diz-se que até mesmo os animais aceitos como puros, tendo morrido de maneira não provocada, o simples toqu...

  • DBonfim (Jaguarari) - 19/11/2013

    1. É fato que o consumo de alguns alimentos oferecem mais riscos do que outros. Mas, o que boa parte dos defensores de um cardápio mais “bíblico” ignora é que as restrições alimentares (como bem destacou Luiz da Rosa) tinham razões rituais: não ingerir qualquer alimento que julgava-se inadequado para a oferta, pois que sua ingestão, segundo a religião israelita, colocava o individuo em estado de impureza ritual, a qual geralmente cessava no final do dia.

    Não há ne...

  • DBonfim (Jaguarari) - 19/11/2013

    É fato que o consumo de alguns alimentos oferecem mais riscos do que outros. Mas, o que boa parte dos defensores de um cardápio mais “bíblico” ignora é que as restrições alimentares (como bem destacou Luiz da Rosa) tinham razões rituais. Isso persistia em não ingerir qualquer alimento que julgava-se inadequado para a oferta, pois que sua ingestão, segundo as diretrizes da religião israelita, colocava o indivíduo em estado de impureza ritual, a qual - quando era contraída pelo consumo de ...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 19/11/2013

    Sara se o V.T está em vigor então NÃO EXISTIRIA o porque do N.T. existir,mais Jesus veio:E por isso É MEDIADOR de UM NOVO TESTAMENTO,para que, INTERVINDO a morte para remissão das transgressões que HAVIA debaixo do PRIMEIRO TESTAMENTO,os chamados recebam a promessa da herança eterna.Hb 9:15-Não aniquilo a graça de Deus;porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.Gálatas 2:21-Se vivéssemos na lei,se fóssemos justificados pelas leis do V.T.,então Cristo teria morrido por nada,de graça,sem p...

  • Sara (Rio) - 19/11/2013

    "Gálatas, Efésios, Hebreus..." Ah, quer dizer então que é apenas a opinião do autointitulado apóstolo Paulo! Nenhuma recomendação de Jesus a esse respeito? Algum lugar, no NT, está escrito: "Revoguem-se dispositivos em contrário? ou "As escrituras hebraicas estão invalidadas"?

  • Cesar (Sorocaba) - 19/11/2013

    Não Sara, leia Gálatas, Efésios, Hebreus, ou um Testamento ou outro...

  • Sara (Rio) - 19/11/2013

    Onde está escrito que o Novo invalidou o Velho? O Velho, sendo INVÁLIDO, não tem NENHUM valor? NADA se aproveita dele?

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 18/11/2013

    Comer carne de porco está junto com leis e ordenanças do V.T, hj vivemos no N.T., quando o Novo veio o Velho invalidou-se,ou seja,vivemos uma Nova Aliança que Jesus estabeleceu na cruz...Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.Hb 7:18-19- Jesus é esta esperança melhor!Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.Hb 7:12 - Jesus e...

  • Silvia Freitas (Rio de Janeiro) - 18/11/2013

    Amigos, quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja, o mundo já é do maligno, se hoje na mídia não passa toda a verdade para nós, vcs acham que os que trazem a palavra do SENHOS DEUS até nós, passaram toda a verdade? Eles nos esconderam tudo que puderam e nos passam a palavra do SENHOR DEUS tudo pela metade do jeito deles, pos isso que existe essas más interpretações. Por que não colocaram os livros apócrifos também? Por que não deixam os JUDEUS nos ensinar a palavra de DEUS, pois as LEIS DE DEUS foram ...

  • Mário (São Paulo) - 28/05/2013

    Claro que o Levítico 11 faz parte da Bíblia, assim como várias outras contradições. Aqui, diz que tudo servirá de mantimento, ali, muda de ideia e impõe restrições alimentares... Acho que a galera tava engordando muito!

  • ad (aracruz) - 28/05/2013

    e Levíticos 11 não faz parte da Bìblia?

  • Mario (São Paulo) - 28/05/2013

    É isso aí: se a Bíblia afirma, por que discordar?

  • Maria Antônia (SP) - 28/05/2013

    Inclusive os humanos, ad espertalhão. Veja alguns exemplos: DEUTERONÔMIO 28:53 E comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der o SENHOR teu Deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão. EZEQUIEL 5:8-10 Como punição, o Senhor fará com que as pessoas comam a carne de seus próprios filhos, filhas, pais e amigos.

  • Mário (São Paulo) - 28/05/2013

    Todos os animais e todas as ervas, inclusive as venenosas. É o que está escrito: "Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado.” (Gen. 9:3). Ou não é isso que Deus disse?

  • ad (aracruz) - 28/05/2013

    uma ser humano se move e vive. vá e coma um ser humano espertão...

  • Maria Antônia (SP) - 28/05/2013

    Deus disse: "Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado.” (Gen. 9:3). Porco se move e vive? Então lhes serve de mantimento! Qual é a dúvida?

  • Leonidas Pereira Gomes (Anápolis-GO) - 28/05/2013

    A questão era lavar ou não lavar as mãos antes de comer.não era comer ou não comer carnes imundas, e tem mais, ele considerou todos os ALIMENTOS puros,leiam Levíticos 11 e comprovem que porco não e alimento

  • Luis (Macapá) - 16/04/2013

    Bem lembrado, Bel: Deus era vegetariano!

  • Bel (Brasilia) - 16/04/2013

    A rigor, não devias comer carne alguma: Gênesis 1:29 "Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento." Nada de bicho para servir de alimento!

  • Thiago (orlando) - 15/04/2013

    Jesus diz que nao contamina o que entra mais sim o que sai. Tudo e valido pel fé!

  • Julierson (Dicipulo) (Cuiabá) - 02/04/2013

    Somos impuros por comer carne de "Porco"? Pobre coitado animal jugados pelos impuros homem sem entendimentos. Drogas, Cigarros,Bebidas doenças venerais não são coisas que saiu do Próprio homem? Pelo que sei Jesus Cristo e muito menos Deus não nos ensinou a produzir isso... Só vou citar uma frase bem clara que Jesus falou - "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.". Não deixe a as doutrinas tampar suas visões e deixa-los mudos... Seja Gentio de bom de coração e viva em Paz. NÃO DE OUVIDOS AS COISAS DE FORA. Confie no ...

  • Jarlan Reis (Salvador) - 30/03/2013

    Olá, fiquei realmente confuso com tamanha declaração dos textos bíblicos de maneira tão clara, para um bom entendedor, serem colocados tão "fora do contexto" a que se referem. Já dizia o ditado: "Um texto fora do contexto, vira um pretexto". Acredito que provavelmente muitos acharam certo, outros errado, a vida é assim, estava assistindo dois vídeos sobre o assunto e acredito serem bem mais COERENTES com as VERDADES BÍBLICAS, Natan L.T, se quiser assistir, estão aí, é só copiar e colar no navegador, abraço: http...

  • Th! (São Paulo) - 03/03/2013

    Engraçado, carne de porco era proibido restritamente aos judeus, hj em dia ñ é mais. Isso só demonstra o quanto os religiosos levam em consideração o q é proibido ou não o que melhor lhes convém né. Tanta coisa cruel inventada e alterada várias vezes pelo homem, mas q os religiosos ignoram e relembram quando acham melhor pra vida deles, e pra julgar os outros q tem a vida diferente a deles...

  • Erivaldo (Salvador - ba) - 27/12/2012

    Bom dia, será que voce está cego, não vê que voce, nós que somos de fora de Israel, somos estrangeiros, somos gentios, amigo, enquanto voce não entender que voce não é Israelita, voce JAMAIS vai interpretar as ESCRITURAS corretas, voce NUNCA será Cristão pensando que é Israelita. Porque O CRISTÃO não pertence a nação da Terra e sim do ceu, voce sabe disso, voce é inteligente, Atos 15;19,20, diz que voce é um pertubardo se voce querer que nós GENTIOS obedeça os mandamentos para Israel, Ezequias fala de comer carne d...

  • Renato (Apiai) - 27/12/2012

    Caro amigo não tire texto fora do contexto para arrumar um pretexto de comer a carne de porco,você sabe bem que o assunto ali corresponde a uma tradição que os anciões tinham, pois não comiam nada sem lavar as mãos como o próprio capitulo 7 de Marcos versos 1ao 5 diz,e tambem mateus 15 do 1 ao 20 traz o mesmo assunto e no verso 20 jesus deixa tão claro quando diz (mas o comer sem lavar as mãos não contamina o homem) pois o homem ja está contaminado pelo pecado desde o jardim do Èden,pois Deus disse se comesse do f...

  • Luan Sansão (Porto Velho) - 22/12/2012

    Caso queiram saber mais, oriento a quem quiser assistir um vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xiJ1G84NiWQ Graça e paz para todos e aqueles que buscam a verdade com todo o coração, Deus não vos deixará sem resposta. Abraços!

  • Luan Sansão (Porto Velho) - 22/12/2012

    Boa tarde! Para se chegar a um assunto determinado da bíblia e chegar numa conclusão concisa, faz-se necessário entender como estudar a bíblia para poder entender o que ela tem a nos dizer. II Timoteo 3:16 "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;" Ou seja, TODA A BÍBLIA é inspirada por Deus e não somente o novo ou antigo testamento;

  • renan L.T. (sol) - 19/01/2012

    Terapeuta Teodomiro Marinho...paz e saúde,eu gostaria se possivel,poder ler seu comentário sobre este tema acima..na certeza de que serei atendido: Renan....

  • Terapeuta Teodomiro Marinho (FEIRA DE SANTANA) - 19/01/2012

    Todo erro não intencional, parte da ignorancia de alguém querer emitir opinião sem o devido conhecimento. Veja Mateus 22.29 "errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus", palavras de jesus Cristo. E eu dou mais um conselho: se não sabe sobre o que deseja falar, não emita sua opinião. Informse-se.

  • renan L.T. (sol) - 05/10/2011

    Kátia eu concordo com voçê,pois Pedro achava que o evangelho era apenas para os Judeus e não para os Gentios... o que Deus queria mostra a Pedro naquela visão? Enquanto Pedro estava ainda refletin¬do na visão e tentando encontrar-lhe uma interpretação apropriada, a delegação de Cornélio chegou. No meio de sua ansie¬dade, uma revelação lhe veio, pelo Espí¬rito, para descer e acompanhar aqueles homens sem discriminação.Deus estava quebrando a barreira de todo o tipo de discriminação..ou seja: A SALVAÇÃO É PARA TODOS ...

  • Cesar (São Leopoldo(RS)) - 05/10/2011

    Katia, se vc ser atentamente verá que Pedro, apóstolo de Jesus, também disse, bem depois da morte de Jesus: "...JAMAIS comi coisa alguma comum e imunda." Atos 10:14 ; Sabe porque Pedro, Jesus, os Apóstolos e todos os demais seguidores de Jesus não comiam coisas imundas? Leia Levítico 11.

  • katia araujo (JACUTINGA) - 05/10/2011

    eu acho o seguinte vcs sao costumados a ler pela metade pois se lessem desde o inicio veriam que quando essa visao aparece a pedro diz respeito a pregar a palavra a todos que na epoca nao se podia pois eram consideradas pessoas impuras deus tava querendo dizer a pedro para pregar a palavra a todos nao a respeito de comer ou nao a carne de porco pois pelo que ja pesquisei na biblia nao a parte alguma que diz nao ser pecado

  • ad (colatina) - 05/08/2011

    continuem então a ser rebelde as orientação de Deus...só não digam que não foram avisados.E triste vcs que comem alimentos imundos e não cuidam da alimentação certamente morrerão cedo, ao 60, 70 anos, e cheios de problemas digestivos ou cardíacos...pq?? Lembrem dos porquinhos quanto estiverem morrendo por dentro...E o princípio é o mesmo da árvore do conhecimento do bem e do mal...Deus disse que morreria...mas a mulher comeu e não morreu...e aí?Só pq não morre na hora significa que a lei não tem valor?Então não tev...

  • Marcos Morales (Taquara-RS) - 19/07/2011

    "Estendi as mãos todo dia a um povo REBELDE, que anda por caminhos QUE NÃO É BOM, seguindo os SEUS PRÓPRIOS PENSAMENTOS; povo que de contínuo me irrita ABERTAMENTE, sacrificando em jardins e quimando incenso sobre altares de tijolos; que mora entre as sepulturas e passa as noites em lugares misteriosos; COME CARNE DE PORCO e TEM NO SEU PRATO ENSOPADO DE CARNE ABOMINÁVEL;"

  • ana (rgt) - 30/01/2011

    Pecado é o q sai da boca ....não o q entra!!

  • Antonio (Londrina) - 30/08/2010

    Diego. O fim da Lei é Cristo. Será que você quiz dizer que a lei foi abolida? FIM, neste texto no original grego é "TÉLOS", e telos quer dizer OBJETIVO, ou seja, "o objetivo da lei é Cristo".Rom 10:04.... Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.Rom 07:07... E se na lei que Romanos fala, existe não cobiçarás, deve ser os 10 mandamentos e nos dez mandamentos de Paulo também tinha o qu...

  • leila (pari) - 27/08/2010

    Não é pecado comer carne suina.Pecado é:julgar os outros,como muitos fazem,deixar de ajudar o proximo,deixar de pagar o que deve,achar que é melhor do os outros,ir em alguma igreja só pra mostrar para os outros como muitos fazem,achar que esta certo e os outros estão errados.E ai por diante.

  • Gustavo (São Paulo) - 13/08/2010

    Sim e pecado..muitos desinformados dizem q ñ mais é... lê atos 10:17,28.Tbm IICorintios 6:17/Isaias 35-8 (Se DEUS não nos receber por comer carne imunda e errado né).E pra qm fala q e so para os judeus leiam GÁLATAS 3:26-39...

  • Diego (Santos) - 04/08/2010

    Olá irmãos. Como já foram citadas inúmeras passagens bíblicas tornando claro que o "comer carne de porco" NÃO é pecado, quero apenas citar alguns breves pensamentos. Primeiro, a questão nao é a carne de porco, e sim, toda a Lei! Aquele que orgulha-se por não comer carne de porco, deve orgulhar-se também de ser circuncidado, guardar o sábado e observar todo o kolsher (dieta judaica) incluindo carne de camelo, coelho e outros. Coisas que claramente devemos entender que são sinais entre Deus e ISRAEL, e não entre Deus...

  • Antonio (Londrina) - 17/07/2010

    A meu ver, o texto de I Coríntios 10:25, está sendo dirigido ao povo de Corinto que eram judeus e todos sabemos que eles abominavam esta iguaria, ou seja, os produtos suínos. O assunto em debate era a respeito de comidas sacrificadas a ídolos, por isso eram orientados a comprar carnes de animais que eram acostumados, sem questionar quanto a sua origem e não quanto sua qualidade. Se acatarmos esta orientação, estamos liberado a fazer uso inclusive de sangue (chouriço) que vende no açougue e Paulo condenaMarcos 7:...

  • - 02/07/2010

    Será que é tão complicado assim entender que NADA É IMPURO PARA O HOME COMER. Quentas passagens precisaremos citar para que as pessoas compreendam que comer PORCO NÃO É PECADO? vamos lá: Temos essa aí em cima de Mc 7:15-21 / "Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência." 1 Coríntios 10:25 / "O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem." Mateus 15:11 / "E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus...

  • Antonio - 21/04/2010

    Como cada um tem seu parecer em determinados assuntos. Quanto ao porco acredito que a biblia diz que ele é imundo e pontofinal. Ele sempre foi um animal criado para fazer a limpeza da terra e é um animal necrófagos, como também é o urubu que se alimenta de carniça. Quanto ao texto dito pelo apóstolo Paulo: ""Comam tudo que vende no açougue"" Lendo todo o contexto podemos perceber que Paulo não está falando sobre carne de porco e sim de animais oferecidos a idolos. NINGUEM FALA EM 1º CORINTIOS 10 SOBRE PORCO. Perce...

  • Rubens Colli (Jandira - São Paulo) - 04/03/2010

    Sobre os alimentos para consumo. Romanos. capitulo 14. Verso 14: “Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda”. Verso 20: “Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo”. Verso 23: “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo que não é de fé é pecado”. 1ª Coríntios. Capitulo 10 Verso 25: “...

  • Ricardo Victal de Lima (Rio de Janeiro - RJ) - 23/09/2009

    Queridos irmãos, quando Jesus disse que o que sai da boca é o que o que contamina o homem e não o que entra; O querido mestre estava se referindo às centenas de leis rabínicas judaicas e não a a limentação em si ou ao que comemos. Por quê? Porque se entendermos literalmente as palavras de Jesus, como alguns irmãos, até bem intencionados, tem feito, haverá muitos problemas que contradizem até a Bíblia. E todos sabemos que a Bíblia não se contradiz. Imagina alguém desvirtuando as palavras de Jesus; comece a fumar...