Olá Fernando Belo Horizonte / MG!

 

Já respondemos pergunta semelhante sobre a Assunção de Maria. Junto a esta pergunta tem outra que pedes por documentos que falam da Assunção de Maria. O assunto é controverso, os protestantes, contestam o fato da Assunção de Maria, pois não existe provas bíblicas. Quanto a esta argumentação não resta dúvidas, ninguém pode contestar, o texto bíblico não trás nenhuma informação. Quanto a documentos, existem os da Igreja católica, os da Igreja ortodoxas, parte da Igreja Anglicana, que acreditam na Assunção de Maria. Os documentos publicados por estas Igrejas tentam argumentar o porquê que Maria subiu aos céus em corpo e alma.

Respondendo pela argumentação bíblica, parte da resposta esta nesta pergunta dirigida ao site:

“Na Bíblia tem a Assunção de Nossa Senhora aos ceus?” Pergunta de Felipe Ferreira de Souza, São João da Ponte / MG resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 06/09/2013

Assim foi respondida a pergunta em forma resumida. “É mais uma pergunta bíblica que não temos uma resposta direta. A Igreja Católica dá uma explicação para este acontecimento com respeito à Maria mãe de Jesus.

O que nos diz a Bíblia?

A Bíblia não dá uma resposta direta deste acontecimento, a Bíblia silencia sobre a Assunção de Maria. A Palavra de Deus, que encontramos na Bíblia poucos dados nos mostra para uma biografia da pessoa de Maria, simplesmente encontramos algumas passagens, que narram fatos de sua vida e não entra em pormenores sobre o final de sua existência, nem o local, nem o que aconteceu depois da morte, onde foi sepultada. Há, entretanto, algumas passagens bíblicas que, embora não sejam referências diretas, a este acontecimento a Assunção de Maria, são interpretados pela Tradição da Igreja como referentes à sua glorificação após a morte.” Para ampliar a resposta podes acessar em

Fonte: http://www.abiblia.org/ver.php?id=6924

 

Quanto a documentos que falam do dogma da Assunção (proclamado pela Igreja católica) encontramos muitos estudos teológicos de Mariologia. Esta é uma cadeira ministrada nos Institutos de Teologia. Cito alguns documentos que podemos consultar:

Testemunhos dos Santos Padres em seus sermões sobre a Assunção de Maria: Santo Ambrósio, Santo Epifânio e Timóteo de Jerusalém. São Germano de Constantinopla (733) coloca nos lábios de Jesus Cristo, que Se prepara para levar a Sua Mãe para o céu, estas palavras: “É preciso que onde estou Eu, também tu estejas, Mãe inseparável de teu Filho…” Documento: (HomiL 3 in Dormitionem, PG 98, 360).

A doutrina do dogma da Assunção de Maria foi definida pelo papa Pio XII em 1 de novembro de 1950 na constituição apostólica Munificentissimus Deus (Documento da Igreja Católica).

No século V temos documentos da festa da Assunçãoconsiderado o dia 15 de agosto.Esta festa  vem enumerada junto com as festas Marianas do Natal, da Apresentação, da Anunciação e da Purificação de Maria (Todas tem citações no Novo Testamento). Por ocasião destas festas que os Santos Padres pronunciavam suas homilias marianas, fixando assim, através dos séculos, uma doutrina teológica que, seguramente, foi sustentada, alimentada e celebrada pela piedade popular. Estas homilias marianas, passam a ser considerados documentos marianos importantes, que enaltecem a figura de Maria dentro da obra da salvação de Jesus Cristo.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Casa de Maria em Éfeso - Turquia - considerado o lugar da Assunção pelos gregos ortodoxos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pintura: Assunção de Maria

1616 - Rubens