Olá Dilson,

A sua pergunta se refere ao que está no Ap 22,1- 2: “ Ele mostrou-me um rio de água vivificante, o qual brilhava como cristal. O rio brotava do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da praça e em ambas as margens do rio cresce a árvore da vida, frutificando doze vezes por ano, produzindo a cada mês o seu fruto, e suas folhas servem para curar as nações”.

O contexto do cap. 22 do Apocalipse está na Nova Sociedade, a Nova Cidade de Jerusalém descendo do céu, que deverá ser uma cidade justa e santa, e por isso ela será a noiva, a esposa do Cordeiro, como aparece anteriormente no cap 21. Nesse capítulo é usada uma ampla simbologia para falar da importância da cidade de Jerusalém, justa e santa, para mostrar que ela terá condições de ser a noiva do Cordeiro. A partir do cap. 21, já aconteceu a vitória de Deus e do Cordeiro sobre todas as forças (o Dragão e a Besta Fera = Satanás e o Império Romano) que impediam o conhecimento e a vivência da fé em Cristo, como podemos ler no Ap 22, 3: “Já não haverá maldição alguma. Na cidade estará o trono de Deus e do Cordeiro e os seus servos poderão prestar-lhe culto”.

É na Nova Jerusalém, do trono de Deus e do Cordeiro que nasce um rio de águas vivificantes e nas margens desse rio cresce a árvore da vida, como o rio que nascia no Éden, em Gn 2,10 e a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem do mal, em Gn 2,9. O autor do livro quer dizer que na Nova Cidade de Jerusalém, justa e santa, haverá vida doada pelas águas do rio que nasce do trono de Deus e do Cordeiro e que as pessoas poderão ter acesso à árvore da vida, veja Ap 22,14: “ Felizes os que lavam suas vestes, pois assim poderão dispor da árvore da vida e entrar na cidade pelas portas”. O fruto da árvore da vida estará à disposição todos os meses, haverá vida para todos e durante todo ano. Mas no contexto em que anteriormente houve perseguição às comunidades cristãs, em que muitos foram martirizados por seguirem Jesus Cristo, há ainda muita dor e por isso as folhas da árvore da vida servem para curar, para sarar as feridas causadas pelos inimigos das comunidades cristãs.

Lembramos o que Jesus nos disse: Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância (Jo 10,10). Jesus é a fonte de água viva: “Mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna” Jo 4,14.

Que Deus nos ajude para que com a força da Palavra de Deus possamos ajudar a animar, curar e sarar as pessoas que estão se sentindo enfraquecidas, desamparadas e até esquecidas.