Olá Arthur Medrado Rodrigues de Aparecida de Goiânia / GO

Número exato não temos, pois a cada dia surge uma nova tradução da Bíblia para as tantas línguas indígenas que ainda não possui um exemplar da palavra de Deus. Seguidamente leio em revistas ou jornais religiosos que falam de uma nova tradução. As últimas informações que obtive vindas da Sociedade Biblia é que já se atingiu a cifra de 2.539 em que a Bíblia foi traduzida para idiomas diferentes.

Assim podemos dizer que segundo um relatório Mundial de Tradução de Escrituras, publicado pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) nos demonstra que a Bíblia já foi publicada em 2.539 diferentes idiomas.

Estes dados estão guardados e expostos em exemplares das novas traduções no Museu da Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e podemos encontrar no setor de Bíblias das SBU na Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

As Sociedades Bíblicas existentes em cada país fazem pesquisas em parceria com instituições missionárias e tradutores e no final de cada ano publicam os resultados ampliando o número de idiomas em que as escrituras podem ser encontradas.

Lendo os relatórios publicados por estas instituições encontramos que:

 “Existem mais de 6,9 mil línguas no mundo e, portanto, há ainda inúmeras pessoas que não têm acesso à mensagem e aos valores bíblicos na língua que lhes fala ao coração”, (Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estatísticas publicadas pela SBB informam:

Na África, encontramos a Bíblia traduzida em 743 idiomas.

Na Ásia, encontramos a Bíblia traduzida em 619 idiomas.

Nas Américas, encontramos a Bíblia traduzida em 515 idiomas

Na Oceania  encontramos a Bíblia traduzida em 449 idiomas

Na Europa encontramos a Bíblia traduzida em 210 idiomas.

No Brasil nos últimos dois anos a bíblia foi publicada a Bíblia nos idiomas Nadëb, Parakanã e Tembé.

Existindo no Brasil a Bíblia em 185 idiomas de 200 grupos étnicos entre indígenas e descendentes de imigrantes.