Olá Ricardo de Marília / SP!

Relutei em responder a pergunta, pois é mais um pedido de ajuda, do que responder alguma pergunta, fugindo do que nos propomos. O que estás pedindo encontrarás com muita facilidade, imagino que tenhas um Bíblia, ou conseguiras emprestada de qualquer amigo. Te mostrarei um caminho para localizar os livros poéticos no Site “abiblia”.

Por motivos de direitos autorais, o site “a Bíblia.org” coloca a disposição para a pesquisa dos leitores a Bíblia versão Almeida. Na versão Almeida encontramos como livros poéticos, aqueles que estão na Biblia hebraica: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Estes livros poderás encontrar na Bíblia Almeida que está no site.

A Bíblia católica, utilizando para a tradução a chamada Bíblia septuaginta tendo os livros da Sabedoria e Eclesiástico. (Estes dois livros não estão na Bíblia utilizada pelo site, como já falei por motivos de direitos autorais e por termos adotado a Bíblia Almeida como texto.

Como poderás obter os textos destes 5 livros poéticos da Bíblia Almeida que está no site.

1. Abre o site: “abiblia.org”.

2. Aparece na primeira página: Ultimas novidades do site. (Na verdade são as perguntas já respondidas pela equipe do site.

3. Na direita da primeira página aparece uma coluna com o título Assuntos tratados e logo abaixo recursos bíblicos. Ali aparece Bíblia online versão Almeida. Podes dar um clique e abrirá a página da Biblia online.

4.- Existem varias opções: Escolha um livro da Bíblia. Poderás selecionar Salmos, depois selecione capítulo, e na mesma linha coloque o número dos versículos, onde inicia e termina. Dê um clique e aparecerá abaixo o texto. Com o capítulo e o versículo.

Poderá ler o texto no Monitor do Computador ou copiar e colar em um arquivo novo do “Word”. Poderás com mais facilidade abri-lo e ler as vezes que quiseres, ou mesmo imprimir sem necessidade de abrir o computador para ler o Salmo.

O processo é simples, não vejo a necessidade de te mandar um arquivo com os livros poéticos, penso que seja mais didático você procurar, certamente te ajudará mais, pois será uma busca que você se empenha.

Quanto ao texto Bíblico não precisas te afligir, em buscá-lo. Existem mil maneiras de você encontrar material. Inclusive em Power Point, existe o texto bíblico em letras grandes com a leitura feita pelo autor. Assim poderás ouvir e ler. Penso que a maior dificuldade é em encontrares o tempo para memorizar estes textos. Mas nada é impossível.

Desejo bom trabalho e atenciosamente.

Odalberto.